Olá,
desculpem mas não se percebe nos posts, quer do henrpinto quer do oompawampa, onde terminam as linhas da vossa configuração grub.
Por favor da próxima vez usem o botão 'Code' para mostrar código e atenção às quebras de linha.
Isso é fundamental, no grub.conf. deve ser:
Code: Select all
kernel /kernel-genkernel-x86-2.6.11-gentoo-r11 root=/dev/sda2
e não:
kernel /kernel-genkernel-x86-2.6.11-gentoo-r11
root=/dev/sda2
o handbook aconselha usar o nano com a flag -w
Esta é a primeira coisa a verificar.
Quanto à linha real_boot, não sei o que isso faz. Serve para alguma coisa específica? Eu não tenho sata, é algo relacionado com isso? Se não que tal evitar?...
Se não for de nada disso, talvez, repetir a instalação (não o emerge) do grub. Se possível sem usar o grub-install, para se ter a certeza do que se está a fazer:
entrar na linha de comando:
depois no comando grub:
grub> root (hd0,1)
grub> setup (hd0)
grub> quit
talvez tenha falhado a primeira linha que especifica ao Grub qual a partição para a boot, deverá ser (hd0,X) com X=número de partição-1, ou seja, root (hd0,1) para a partição /dev/sda2.
@henrpinto
sim, esse erro é ainda do grub, este não sabe onde procurar o núcleo (kernel). A expressão root para o grub quer dizer caminho para /boot não para a root / do linux. A root do linux é especificada com a parte root=/dev/sda3 mas deve estar na linha iniciada pela palavra kernel.
a parte
splashimage = (hd0,0) /grub/splash.xpm.gz
também está errada, pois está a indicar que a imagem a usar como fundo do menu do grub está na 1ª partição que deverá ser o windows, segundo a tabela do seu 1º post. Embora este erro não seja fatal, o grub simplesmente ignorará o path errado e correrá sem imagem de fundo.
Quando estiver no linux em princípio não precisa mais do livecd. Aliás este não estará montado a menos que o especifique. Pode fazer todas as alterações, para o bem ou para o mal. Criar uma conta como utilizador sem permissões é absolutamente fundamental. Dessa conta pode correr comando como root (administrador) usando o comando su ou o sudo.
boa sorte.