estou com um pequeno mistério pra resolver.
Recentemente adquiri um novo disco Seagate Barracuda LT 2TB. De cara ele não teve um desempenho aceitável (250kB/s) e usei isto como desculpa para fazer uma nova instalação do gentoo para substituir a minha velha de alguns anos, com vários problemas acumulados não resolvidos.
O hd de 2TB eu formatei usando dm-crypt +luks, que com o cd de instalação tinha um desempenho de 20MB/s, usando rsync, onde o gargalo é o dm-crypt e o rsync. O disco do sistema, um outro sata Barracuda de 250GB, com ext4 puro apresenta uma transferência de 40MB/s, o que me deixou satisfeito. Os resultados do hdparm foram bons, mas eu não consigo atingi-los no uso real, então vou mostrá-los, mas não vou usá-los mais como referência:
Code: Select all
gentoo_64 ~ # hdparm -tT /dev/sda
/dev/sda:
Timing cached reads: 1262 MB in 2.00 seconds = 630.58 MB/sec
Timing buffered disk reads: 230 MB in 3.01 seconds = 76.47 MB/sec
gentoo_64 ~ # hdparm -tT /dev/sdb
/dev/sdb:
Timing cached reads: 1320 MB in 2.00 seconds = 660.05 MB/sec
Timing buffered disk reads: 304 MB in 3.01 seconds = 101.10 MB/sec
gentoo_64 ~ # Instalei o sistema, compilei o kernel, rebootei e refiz os teste e obtive o mesmo resultado que com o cd de instalação. Satisfeito prosegui com a instalação do ambiente gráfico. Fazendo um novo teste após a instalação da tranquerada, fiz um novo teste e a velocidade do de 2TB caio para 2.5MB/s!!!, mas apenas na escrita!??????, pois na leitura a performance permanece a mesma (20MB/s).
Bootei o cd de instalação pra verificar possível problema de hardware e obtive o mesmo resultado de antes, ou seja 20MB/s leitura e escrita.
Eu desabilitei alguns serviços que foram adicionados durante o boot (não todos porque ainda estou meio incerto de por onde concentrar minhas forças) mas o "defeito de escrita" continua.
O que noto é que para a escrita o wa do top, que diz quanto o sistema está esperando pela desocupação do hardware, fica alto durante a escrita, 70-80%, o que antes não acontecia.
Eu compilei um kernel com o config.gz do proc do kernel do cd de boot, mas o problema persiste.
Eu não sei mais por onde procurar. Alguma sugestão?
Minha máquina:AMD Athlon(tm) 64 Processor 3000+ com asus nforce3 + 1GB ram.
Kernel: gentoo_64 2.6.34-gentoo-r1
Qualquer sugestão é realmente bem vinda. Se quiser mais informações sobre o sistema ou a máquina, basta perguntar.
Obrigado desde já,
Eduardo.