Forums

Skip to content

Advanced search
  • Quick links
    • Unanswered topics
    • Active topics
    • Search
  • FAQ
  • Login
  • Register
  • Board index International Gentoo Users Portuguese
  • Search

Há interesse em uma versão pt_BR dos fórums?

Forum para os utilizadores de Gentoo que falam Português.
Locked
Advanced search
32 posts
  • 1
  • 2
  • Next

Sim e eu uso o pt_BR
76
58%
Não e eu uso o pt_BR
10
8%
Eu uso o pt de Portugal mesmo
45
34%

Total votes: 131
Your vote has been cast.

Author
Bodhisattva
Bodhisattva

Post by pilla » Fri Apr 07, 2006 6:19 pm

Oi pessoal,

Começamos um esforço de adequação das traduções dos componentes dos fórums para diversas línguas, dentre elas o português. No entanto, há uma grande diferença entre o português no Brasil e em Portugal. Desta forma, gostaria de medir qual o interesse do pessoal em ter uma tradução pt_BR para os fórums.

Notem que a opção do pt_BR não prejudicaria o uso do pt de Portugal, pois não há intenção de suprimirmos essa opção. O pt_BR seria uma opção extra.
"I'm just very selective about the reality I choose to accept." -- Calvin
Supermouse
n00b
n00b

Post by Supermouse » Fri May 05, 2006 1:23 am

eu nao entendi... me explique um pouco melhor...

vc quer dizer criar um fórum Pt_Br? nesse caso, eu acho q nao é salutar, pq divide os usuarios...

agora, se for outra coisa q eu nao entendi...
pilla
Bodhisattva
Bodhisattva

Post by pilla » Fri May 05, 2006 3:15 am

Não é para criarmos um novo fórum, apenas para fazer uma tradução mais adequada dos menus do Gentoo Forums em geral.
"I'm just very selective about the reality I choose to accept." -- Calvin
viniciusferrao
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

Post by viniciusferrao » Fri May 05, 2006 9:33 pm

Opa, apoio o pt_BR \o/
phil_mws
n00b
n00b

Post by phil_mws » Mon May 15, 2006 9:27 pm

todo apoio tb...
Felipe Souza Melo (Phil)
Martins WebSoftware
Supermouse
n00b
n00b

Post by Supermouse » Mon May 15, 2006 11:47 pm

ah, bom, se é assim tudo bem, apóio.
alexandre_parente
n00b
n00b

Post by alexandre_parente » Sat Jun 10, 2006 8:54 pm

Sou brasileiro e nao tenho dificuldade para entender o portugues (pt). Ha diferencas entre o pt e o pt_BR em alguns termos, mas nada critico. Quem eh brasileiro sabe que mesmo no brasil ha variacoes e termos regionais, mas isso nao eh motivo para termos um potugues pt_BR_NE, pt_BR_S, pt_BR_SE, pt_BR_N ou pt_BR_CO (nordeste,sul,sudeste,sul,centro-oeste)

Acho um desnecessario o uso de pt e pt_BR no forum
jmbsvicetto
Bodhisattva
Bodhisattva

Post by jmbsvicetto » Sun Jun 11, 2006 3:16 am

pilla,

estás só a falar da criação do locale PT_BR para a tradução dos ficheiros do phpBB? Se assim for e houver interesse nisso, não vejo porque não. Se estás a falar na separação do forum internacional em Português (PT) e Português (BR) não me parece boa ideia.
Já agora o resultado da poll interessa-me, porque fiz a tradução dos ficheiros das extensões dos forums do Gentoo e estou-me a preparar psicologicamente para olhar para os ficheiros do phpBB (são um tudo ou nada maiores :wink: ).
Jorge.

Your twisted, but hopefully friendly daemon.
AMD64 / x86 / Sparc Gentoo
Help answer || emwrap.sh
renrutal
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

Post by renrutal » Thu Jun 22, 2006 8:24 pm

alexandre_parente wrote:Sou brasileiro e nao tenho dificuldade para entender o portugues (pt). Ha diferencas entre o pt e o pt_BR em alguns termos, mas nada critico. Quem eh brasileiro sabe que mesmo no brasil ha variacoes e termos regionais, mas isso nao eh motivo para termos um potugues pt_BR_NE, pt_BR_S, pt_BR_SE, pt_BR_N ou pt_BR_CO (nordeste,sul,sudeste,sul,centro-oeste)

Acho um desnecessario o uso de pt e pt_BR no forum
Português formal, aquele utilizado em documentos e ensinado na escola, é o mesmo em todo o território nacional. A questão aqui é que o português formal do Brasil e o português formal de Portugal(e também outros países) são diferentes.

Em minha opinião, eles são diferentes o bastante para receberem localizações distintas, como já acontece em diversos softwares. Pelo menos há a vantagem que, pelo menos no phpBB, é preciso poucas alterações para realizar toda a tarefa.
Alan Silva Freitas
n00b
n00b

Post by Alan Silva Freitas » Wed Jul 05, 2006 4:51 am

Eu creio que trabalhar apenas na tradução para o pt puro seria mais vantajoso, trabalhando apenas nesta lingua as traduções iriam sair mais rápido.
HellHunter
Quando não existir mais florestas, animais, rios, vocês vão descobrir que dinheiro não se come.
Ditado de um velho índio que não lembro o nome.
Nattie
n00b
n00b
Contact Nattie
Website

Post by Nattie » Sun Jul 16, 2006 12:52 pm

Bem, eu quase nunca posto (embora seja uma lurker frequente), não sei se minha opinião vale alguma coisa ;)

O português de portugal não é assim tãão diferente, e, pra falar a verdade, eu uso o Forum em inglês (bem como todo o meu sistema aqui, questão de hábito). Estou muito acostumada a ler o que os amigos d'além-mar escrevem e não me causa nenhum desconforto ler em pt_PT. Mas, se alguém realmente fizer questão de traduzir algo pra pt_BR, então tá, né? Pra mim não vai fazer a menor diferença - eu vou continuar lendo o Forum em inglês.
njsg
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

Post by njsg » Thu Jul 27, 2006 5:49 pm

Na minha opinião, no que respeita a criar dois fóruns distintos, ou a traduzir os artigos para os dois idiomas, isso seria trabalho desnecessário - que permaneça tudo como está - como já foi registado por várias pessoas não há dificuldades que impeçam a um brasileiro ler um texto em português europeu e vice versa.
sowersofhope
n00b
n00b

Post by sowersofhope » Mon Aug 14, 2006 12:08 pm

Seria Muito Interessante

spam removed and user banned as he posted random crap messages to multiple threads
amne
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva
Contact MetalGod
Website

Post by MetalGod » Mon Aug 14, 2006 12:56 pm

sowersofhope wrote:Seria Muito Interessante
Se seria interessante podem começar a trabalhar e a aprensentar resultados.
Ao que parece tudo concorda em avançar com as coisas mas depois para trabalhar é mais complicado :wink:
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
To
Veteran
Veteran
Contact To
Website

Post by To » Mon Aug 14, 2006 11:57 pm

Estás a falar em mais uma lingua a ser utilizada no phpBB, pt_BR que poderia ser escolhida no profile de cada user, ou a bifulcação do forum em duas partes distintas?

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
sowers
n00b
n00b
Contact sowers
Website

Post by sowers » Tue Aug 15, 2006 11:11 am

Interesse sempre tem, o que falta é alguém pra fazer
www.speiron.net
joaoemanuel1981
n00b
n00b

Post by joaoemanuel1981 » Wed Sep 06, 2006 6:03 pm

Olha, se separar a galera vai começar a se dividir, é melhor como está hoje, pois todo mundo está unido.
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva
Contact MetalGod
Website

Post by MetalGod » Wed Sep 06, 2006 8:50 pm

Está tudo unido ? Não me parece que seja uma questao de diferença entre pt_PT e pt_BR mas sim de empenho e trabalho. O jmbvicetto e o pilla foram as unica s pessoas a traduzir alguma coisa aqui. Anda tudo a dizer que faz que faz e que faz... o resultado está ha vista. Basta ver o subforum de documentação que todos eram a favor mas so la estao 3 threads.

Daqui pra frente façam-me um favor. Senao querem trabalhar digam que nao querem e nao andem a enganar quem trabalha. :lol:

O Joaomanuel1981 parece que esta com vontade de trabalhar (e pelos vistos e' hoje que quer começar). Joao es muito bem vindo e podes começar por onde quiseres. Quando tiveres alguma coisa podes perguntar ou enviar para nos. O teu trabalho sera muito bem vindo.
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
renrutal
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

Post by renrutal » Sun Sep 10, 2006 7:35 am

Interesse há, mas ninguém fala sobre como começar o serviço... então:

Aonde os arquivos de tradução do fórum podem ser encontrados?
atf
n00b
n00b

Post by atf » Sun Sep 10, 2006 8:57 pm

Meus amigos. Essa dúvida teria algum sentido se não falássemos, todos, a "última flor do lácio". Francamente, não vejo nenhum problema em ler "ecran" ou "tela". Pelo contrário, apenas enriquece nosso vocabulário, o mais extenso e belo desse planeta.
atf
LinuxUser#142898
joaoemanuel1981
n00b
n00b

Ajuda

Post by joaoemanuel1981 » Mon Sep 25, 2006 6:34 pm

MetalGod, o que vocês estão precisando de ajuda? E poderia também colocar um tópico explicando como ajudar, facilitaria para as pessoas que querem ajudar, mas não sabem como.
hidrogen
n00b
n00b

Post by hidrogen » Thu Mar 08, 2007 10:42 am

Ola a todos.

Se calhar poderia-se fazer uma lista de prós e contras para ver qual a melhor opção.

Eu pessoalmente estou dividido entre as duas opções.

Contra a divisão:
- evita-se que o Português de Portugal seja cada vez mais diferente do Português do Brasil (ou Brazil) porque assim as pessoas tentam encontrar termos que possam ser usados em ambos os PT.
- ao dividir, alguns Brasileiros deixariam de responder nas threads Portuguesas e vice-versa, porque "frequentariam" menos os "forúns" uns dos outros.

A favor da divisão

- por vezes é mesmo dificil (ou impossivel) compreender as coisas escritas em Português do Brasil porque usam termos ou palavras que nunca vi na vida. Outras vezes, as palavras usadas "atrapalham" a leitura (exemplo: gestão e gerenciamento, não me ocorreu um exemplo melhor). Outro problema é o calão usado por alguns que também complica a compreensão das coisas. Também quando uso tradutores inglês-português surgem-me dificuldades porque traduzem as frases/palavras para PT_BR e por vezes não têm qualquer sentido para um Português.

Já que as entidades Portuguesas e Brasileiras responsáveis pela lingua Portuguesa não têm feito um bom trabalho para homogenizar os termos (em particular, os termos ligados à informática), acho que as comunidades deviam-se juntar para tentar encontrar termos que sejam comuns ao PT_PT e ao PT_BR e para os tentar implementar no dia-a-dia deste forum e dos sites.

Não sei se já existe um site que tenha as traduções das principais palavras de inglês para PT_PT e PT_BR, mas seriam bom criar um. Depois nesse site se faria a tal tentativa de homogenizar os termos.
jmbsvicetto
Bodhisattva
Bodhisattva

Post by jmbsvicetto » Thu Mar 08, 2007 5:11 pm

Boas hidrogen.

O que estava a ser discutido nesta thread era somente a criação de um language pack para o phpBB de pt_BR. Não se estava a propor a divisão do forum ou dos utilizadores.
Para aqueles interessados na tradução do phpBB para pt_BR e disponíveis para esse trabalho, aconselho a leitura desta thread - a thread está em inglês, mas a tradução também terá que ser feita a partir do inglês.
Jorge.

Your twisted, but hopefully friendly daemon.
AMD64 / x86 / Sparc Gentoo
Help answer || emwrap.sh
juanpaul
n00b
n00b

Post by juanpaul » Mon Jun 25, 2007 2:14 am

Também sou a favor de ter uma tradução para o pt-BR do phpBB, pois, da maneira como está (pt), eu prefiro usar o fórum em Inglês.

Pode se manter os fóruns juntos, mas, no caso de how-to e documentos, sou a favor de termos as duas versões (pt e pt-BR), o que nós podemos fazer (tanto usuários pt quanto pt-BR) é fazer a tradução de documentos que depois "ajustados" para outra língua, por exemplo, temos dois documentos em inglês para serem traduzidos, então uma pessoa/equipe traduz o primeiro documento para português (pt) enquanto o outro documento é traduzido por pessoa/equipe para português do Brasil (pt-BR), terminado o processo de tradução é só fazer a troca dos documentos e, fazer os ajustes necessários para as línguas de destino. Ao final, teremos quatro traduções, os dois documentos em pt e pt-BR.

Sou novo por aqui, mas, estou à disposição no que puder ajudar.

Nesse endereço parece ter um add-on para traduzir o phpBB para pt-BR (no fórum Tradução do phpBB (Português Brasil) > Tradução do phpBB 2.0.X):
http://www.suportephpbb.org/forum/
edusodeboa
n00b
n00b

Post by edusodeboa » Sat Nov 03, 2007 3:31 am

E ae galera...,
Sou novo por essas bandas, mas..., msm assim lá vai minha opnião:

Pelo q percebi, o forum como um todo só tem a ganhar com essa tradução, uma vez q será apenas mais uma opção aos usuários, sem divisão do site, apenas a add de um pach no pt_BR para os que preferirem, mas os que quizerem usa-lo em inglês ou no próprio pt_PT ñ teram dano nem exclusão alguma, afinal, como já disse, se trata apenas de uma opção a mais dentro do msm site.

Pra mim parace algo simples e q só faz esse fórum crescer pois satisfaz uma margem maior de usuários.

E qt a colaboração, precisando pode chamar! (apesar q confesso q ando muito enrolado com meu time.)

Flw galera.

Um abração e espero q minha opnião venha a ser util de alguma forma.

Fiquem com Deus e...

Innnté. 8)
Locked

32 posts
  • 1
  • 2
  • Next

Return to “Portuguese”

Jump to
  • Assistance
  • ↳   News & Announcements
  • ↳   Frequently Asked Questions
  • ↳   Installing Gentoo
  • ↳   Multimedia
  • ↳   Desktop Environments
  • ↳   Networking & Security
  • ↳   Kernel & Hardware
  • ↳   Portage & Programming
  • ↳   Gamers & Players
  • ↳   Other Things Gentoo
  • ↳   Unsupported Software
  • Discussion & Documentation
  • ↳   Documentation, Tips & Tricks
  • ↳   Gentoo Chat
  • ↳   Gentoo Forums Feedback
  • ↳   Duplicate Threads
  • International Gentoo Users
  • ↳   中文 (Chinese)
  • ↳   Dutch
  • ↳   Finnish
  • ↳   French
  • ↳   Deutsches Forum (German)
  • ↳   Diskussionsforum
  • ↳   Deutsche Dokumentation
  • ↳   Greek
  • ↳   Forum italiano (Italian)
  • ↳   Forum di discussione italiano
  • ↳   Risorse italiane (documentazione e tools)
  • ↳   Polskie forum (Polish)
  • ↳   Instalacja i sprzęt
  • ↳   Polish OTW
  • ↳   Portuguese
  • ↳   Documentação, Ferramentas e Dicas
  • ↳   Russian
  • ↳   Scandinavian
  • ↳   Spanish
  • ↳   Other Languages
  • Architectures & Platforms
  • ↳   Gentoo on ARM
  • ↳   Gentoo on PPC
  • ↳   Gentoo on Sparc
  • ↳   Gentoo on Alternative Architectures
  • ↳   Gentoo on AMD64
  • ↳   Gentoo for Mac OS X (Portage for Mac OS X)
  • Board index
  • All times are UTC
  • Delete cookies

© 2001–2026 Gentoo Foundation, Inc.