Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Diversos aspectos de linguagem
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
ddiall
n00b
n00b

PostPosted: Sun Oct 17, 2004 9:22 pm    Post subject: Diversos aspectos de linguagem Reply with quote

Oi pessoal:

Gostava de saber se me podem dar uma ajuda para pôr o meu sistema a reconhecer melhor a linguagem portuguesa.

Problemas:
1) Os nomes de alguns ficheiros copiados de um volume FAT (Windows XP) não aparecem correctamente (tanto na consola como no X) - no lugar dos caracteres acentuados aparece um ponto de interrogação. Isso nas listagens, porque por exemplo se eu tentar completar o nome na shell (TAB) os caracteres acentuados aparecem bem na consola mas não no X. Tenho os módulos nls_iso8859_15 e nls_cp860 carregados automaticamente.

2) Na consola tenho as fontes adequadas e o teclado (CONSOLEFONT="lat9w-16" e KEYMAP="pt-latin9" no /etc/rc.conf) ao português (c/ euro - ¤), mas não consigo inserir caracteres acentuados - os acentos aparecem logo, i.e. 'no deadkeys'. No X, usando 'setxkbmap pt' funciona bem (como se pode ver neste post), contudo por exemplo no terminal do Gnome os caracteres aparecem sem os acentos (depois do acento, é preciso carregar na letra duas vezes), mas no xterm já aparecem.

3) Acho que queria dizer/perguntar mais qualquer coisa mas não me ocorre agora ;-)

Obrigado.
ddiall
n00b
n00b

PostPosted: Sun Oct 17, 2004 10:08 pm    Post subject: Reply with quote

Ah... Lembrei-me!!

O conteúdo de ficheiros de texto com caracteres acentuados também não aparece correctamente tanto na consola como no X/xterm (usando comandos tipo cat, more). Tudo parece depender um pouco da aplicação que cria o ficheiro...

Já faz tanto tempo que não lido com estes aspectos desde a minha última instalação permanente de desktop Linux, que não me lembro de tudo o que era preciso fazer e não tenho acesso fácil às minhas configurações antigas... De qualquer modo, hoje em dia já é muito mais fácil do que noutros tempos.

Obrigado novamente.
iTT
n00b
n00b

PostPosted: Sun Oct 17, 2004 10:12 pm    Post subject: Reply with quote

Ja tentas te ver isto?
https://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=3116
Back to top
View user's profile Send private message
ddiall
n00b
n00b

PostPosted: Sun Oct 17, 2004 10:34 pm    Post subject: Reply with quote

Pois, outra coisa que esqueci de mencionar é que já dei uma vista de olhos no forum...

Voltei para confirmar se me tinha escapado alguma coisa e parece-me que não: a conversa nesse thread gira muito em torno das variáveis LC_* e LANG*. Já fiz algumas experiências com isso, mas não parece que seja disso.

Obrigado de qualquer modo.
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Sun Oct 17, 2004 10:52 pm    Post subject: Reply with quote

O default para partições do Windows XP é NTFS, e não FAT32, mas tavez você tenha selecionado FAT32 na instalação, como eu fiz, porque na época NTFS era só read only.

Nesse caso, você tem que ter o codepage correto no kernel. Se não me engano, português é ou 860 ou 437. Ele tem que ser o padrão, ou senão ser determinado na hora da montagem.
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Mon Oct 18, 2004 2:14 am    Post subject: Reply with quote

Eu tinha esse problema dos acentos em duas partições que eu tinha(ntfs e fat), resolvi adicionando iocharset=iso8859-1 nas opções de montagem de tais partições no fstab.
Back to top
View user's profile Send private message
ddiall
n00b
n00b

PostPosted: Thu Oct 21, 2004 1:27 am    Post subject: Reply with quote

Olá, obrigado pelas dicas... Mas não funcionou!!

Como disse no primeiro post, tenho os módulos NLS relevantes compilados e carregados:

Code:

$ lsmod |grep nls
nls_iso8859_1           3776  1
nls_cp860               5120  1

Tentei montar a partição (FAT32) com as opções 'codepage=860' e 'iocharset=iso8859-1' separadamente e em conjunto (bem como algumas outras variantes, tipo cp850...), sem sucesso.

Outras sugestões??

Seria uma grande ajuda (para todos, penso eu) se alguém cujo sistema esteja complemetamente (ou quase :-)) operacional nas funcionalidades necessárias para o português (e outras línguas com acentos e isso tudo) pudesse publicar aqui as partes relevantes dos seus ficheiros de configuração.

Ok, obrigado uma vez mais e aguardo mais feedback vosso.
ddiall
n00b
n00b

PostPosted: Sun Oct 31, 2004 8:03 am    Post subject: Reply with quote

Oi, está todo mundo vivo ainda?

Bem, não sei como me escapou isso antes, mas activando LC_CTYPE=pt_PT já dá para ver os nomes dos ficheiros com caracteres acentuados em condições - tanto na consola como no X. Mais concretamente, no X funciona nos terminais, file managers, etc, mas não em algumas aplicações (tipo eog) e, por exemplo, no consigo abrir um ficheiro .doc a partir do OpenOffice, mas não a partir do Nautilus (o OO queixa-se que o ficheiro - com uns caracteres "estranhos" - não existe).

Nestas condições nem preciso de montar com opções especiais (charset e codepage), porque estão definidos como default na configuração do kernel.

Em relação à ideia que lancei no último post, mantenho que seria interessante que alguém com um sistema GNU/Linux 100% operacional em línguas com caracteres acentuados (eg. português) publicasse os seus ficheiros de configuração relevantes.

Aquele abraço,
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum