View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
viniciusxp n00b

|
Posted: Sun Dec 21, 2003 8:19 pm Post subject: Transferindo o Gentoo de um HD para outro |
|
|
Olá pessoal!
Tenho instalado Gentoo em um HD de 80GB, vivendo harmoniosamente com o RH 9 e o WinXp. Um amigo me deu um HD de 20GB e eu gostaria de instalar Gentoo neste HD, mantendo-o separado do HD de 80 GB. Decidi também apagar o RH, e o espaço que me sobrará pretendo criar um grande partição FAT32 onde deixar meus arquivos MP3 e Filmes, para que eu possa acessá-los com facilidade dos 2 sistemas operacionais(XP e Gentoo).
Gostaria de saber qual a melhor maneira de migrar...Eu não gostaria de ter que reinstalar tudo de novo, pois demoro dois dias só para compilar o X... Imaginem o sistema todo...
Obrigado,
viniciusxp |
|
Back to top |
|
 |
AngusYoung Retired Dev

|
Posted: Sun Dec 21, 2003 10:09 pm Post subject: |
|
|
2 dias só para compilar o X???? Meu deus, que máquina você tem?
Eu faria essa tarefa da seguinte maneira:
1. Editaria os arquivos com referências diretas ao HD. Isso inclui:
/boot/grub/grub.conf (se vc usa grub)
/etc/lilo.conf (se vc usa lilo)
/etc/fstab
2. Faria um tar.bz2 do conteúdo do HD com Gentoo ... e o descompactaria no novo HD.
É, acho que só isso já daria certo ... _________________ My blog
Twitter |
|
Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

Joined: 20 Nov 2003 Posts: 1396 Location: Sao Paulo, Brazil
|
Posted: Sun Dec 21, 2003 11:20 pm Post subject: |
|
|
Eu acho mais fácil construir pacotes à partir dos já instalados. Por exemplo:
Code: | quickpkg xfree kde gnome gentoo-dev-sources |
Ele vai criar pacotes binários, prontos pra serem instalados no outro sistema. Os pacotes binários vão ficar na pasta que a variável PKG_DIR apontar.
Passe esses arquivos para um CD, por exemplo. Então você pode instalar o outro sistema normalmente, à partir do stage 3, é bem rápido. Na hora de compilar o kernel, copie o seu antigo .config pra pasta do kernel. Acho que se você fez um pacote binário do seu kernel também não é necessário copiar o .config; ele já vai estar lá. Agora aponte a variável PKG_DIR pro CD e use "emerge -K xfree kde gnome..." (note o "K" maiúsculo).
Não sei se o quickpkg calcula dependências, acho que não. Nesse caso, determine os pacotes que você quer emergir usando "etcat -d xfree" para ver as dependências do xfree e incluí-las na lista de pacotes binários à serem feitos. Faça isso com todos os outros.
Dê preferência aos programas maiores (xfree, kde, gnome). Os outros compilam bem rápido.
Angus Young wrote: | 2. Faria um tar.bz2 do conteúdo do HD com Gentoo ... e o descompactaria no novo HD. |
Eu acho que iria demorar muito fazer um tar.bz2. Ainda mais um tar.bz2 de no mínimo 1,2GB . Se for seguir esse caminho, usar somente tar, sem compressão, deve ir bem mais rápido, mas você vai gastar mais CD's (ou seja qual for o meio de transmissão). |
|
Back to top |
|
 |
To Veteran

Joined: 12 Apr 2003 Posts: 1145 Location: Coimbra, Portugal
|
Posted: Mon Dec 22, 2003 12:26 pm Post subject: |
|
|
Se não tiveres espaço em disco para fazeres uma tarball das partições um cp -pR também pode ser uma ajuda.
Quote: | -p, --preserve
Preserve the original files' owner, group, permissions, and timestamps.
-R, --recursive
Copy directories recursively, preserving non-directories. |
Tó _________________
------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------ |
|
Back to top |
|
 |
trbecker Tux's lil' helper

Joined: 19 Sep 2003 Posts: 136 Location: Novo Hamburgo, RS, Brazil
|
Posted: Mon Dec 22, 2003 12:49 pm Post subject: |
|
|
me diz uma coisa:
um
Code: | mount /dev/hdb1 /mnt/hdb
mv / /mnt/hdb
|
não resolveria os problemas?
ou ia criar um erro recursivo ao tentar copiar /mnt/hdb para /mnt/hdb/mnt/hdb? |
|
Back to top |
|
 |
AngusYoung Retired Dev

|
Posted: Mon Dec 22, 2003 6:25 pm Post subject: |
|
|
sasquati wrote: | me diz uma coisa:
um
Code: | mount /dev/hdb1 /mnt/hdb
mv / /mnt/hdb
|
não resolveria os problemas?
ou ia criar um erro recursivo ao tentar copiar /mnt/hdb para /mnt/hdb/mnt/hdb? |
Iria dar erro sobre a recursividade ... Ae viniciusxp, depois que você fizer isso, poderia postar aqui no tópico se deu certo? Valeu. _________________ My blog
Twitter |
|
Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

|
Posted: Mon Dec 22, 2003 6:42 pm Post subject: |
|
|
AngusYoung wrote: | Iria dar erro sobre a recursividade ... |
Então, ao invés de copiar todo o diretório /, ele poderia copiar pasta por pasta. Ex:
Code: | mkdir /mnt/hdb/bin/
cp /usr/* /mnt/hdb/bin/* |
Eu aconselho usar o cp, e não o mv, pelo menos na pasta /bin, porque isso iria deletar alguns programas bastante importantes. |
|
Back to top |
|
 |
feiteira n00b

|
Posted: Tue Dec 23, 2003 3:03 am Post subject: |
|
|
Não sei se percebi bem o problema, mas tenta:
dd if=/dev/hda of=/dev/hdb
onde X é o nº da partição de raiz, isto so funciona se o tamanho desta partição for menor ou igual ao do disco hdb.
isto vai copiar uma imagem do filesistyem da raiz para o outro disco.
mesmo assim podes ter problemas com a mbr, mas nesse caso podes tentar arrancar c\ o knoppix (por exemplo) e reinstalar o lilo no hdb
cumprimentos  |
|
Back to top |
|
 |
NatuNobilis Tux's lil' helper

Joined: 25 Feb 2003 Posts: 88 Location: Rio de Janeiro, Brazil
|
Posted: Tue Dec 23, 2003 7:29 pm Post subject: |
|
|
Acho que eu faria em 2 etapas:
1º, copiaria todo o conteúdo do HD "origem" para o HD "destino". Pra isso, eu iniciaria o sistema com o LiveCD do Gentoo (um Kurumin, Knoppix ou qualquer LiveCD é suficiente), particionaria e formataria o HD de destino, e depois copiaria com o comando tar, preservando todas as permissões dos arquivos (dica do Alan Cox)
Code: | # (cd /source/directory && tar cf - . ) | (cd /dest/directory && tar xvfp -) |
2º, eu adicionaria ao lilo.conf/grub.conf a linha referente ao kernel do novo HD.
3º, eu reiniciaria o sistema e esperaria que funcionasse
Abraço, e depois conta como foi, ok?
NatuNobilis |
|
Back to top |
|
 |
juliancoccia Tux's lil' helper

|
Posted: Mon Jan 12, 2004 6:48 pm Post subject: |
|
|
Eu teve o mesmo problema. A instalacao (stages) demoro 4 dias no meu IBM Thinkpad Celeron 550Mhz 128Mb RAM.
No meio da instalacao fiquei sem espaco no HD, entao teve que mudar o HD para poder continuar a instalacao.
Fiz o seguinte:
rsync -v -a -e ssh / root@192.168.0.50:/gentoo
(sendo 192.168.0.50 um outro computador rodando linux e sshd)
Troquei o HD e fiz liguei o thinkpad com o CD gentoo.
Criei as particoes (boot, swap e /)
Montei as duas particoes do novo hd (mount)
fiz o chroot e rodei lilo (com isso fica o lilo instalado no MBR com a mesma configuracao do disco anterior. e muito importante fazer o chroot antes de lilo)
Fiz un reboot a tudo voltou a normalidade no novo disco.
De qualquer jeito, e bom fazer backups (eu uso rsync sob ssh) do sistema. Come vc falou, leva muito tempo a compilaca com micros velinhos come o meu.
[ ]s
Julian _________________ http://julian.coccia.com
http://www.linuxespanol.com |
|
Back to top |
|
 |
nafre Guru

|
Posted: Tue Jan 13, 2004 1:03 pm Post subject: |
|
|
aproveitando o tópico tem como eu criar uma imagem de instalação do meu sistema, para ser gravado em um CD, ou seja para que o meu Gentoo com os pacotes que eu instalei fique disponivel para ser instalado em outra máquina minha também  _________________ Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
Salvador - Bahia - Brasil |
|
Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

|
Posted: Tue Jan 13, 2004 1:15 pm Post subject: |
|
|
Tem. Se eu não me engano, o emerge tem uma opção chamada --buildpackage. Ela constroi pacotes binários para serem instalados. Só que você tem que prestar muita atenção com a compatibilidade das máquinas. As flags de C e C++, além das USE flags, devem ser setadas de acordo com a máquina alvo. |
|
Back to top |
|
 |
nafre Guru

|
Posted: Tue Jan 13, 2004 1:32 pm Post subject: |
|
|
fernandotcl wrote: | Tem. Se eu não me engano, o emerge tem uma opção chamada --buildpackage. Ela constroi pacotes binários para serem instalados. Só que você tem que prestar muita atenção com a compatibilidade das máquinas. As flags de C e C++, além das USE flags, devem ser setadas de acordo com a máquina alvo. |
caso eu queir criar para sistemas x86 é possivel e qual flag eu uso? _________________ Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
|
Back to top |
|
 |
trbecker Tux's lil' helper

Joined: 19 Sep 2003 Posts: 136 Location: Novo Hamburgo, RS, Brazil
|
Posted: Tue Jan 13, 2004 4:58 pm Post subject: |
|
|
CFLAG="-0x -pipe" constroi um sistema x86 generico.
fechando mais, minhas cflags para um athlon xp incluem -fomit-frame-pointer. não esqueça de substituir o x acima pelo grau de otimização que você deseja no sistema. e de uma olhada no CFLAGS central.
Já a variável USE deve3 ser setada de acordo com os softwares que você deseja instalar. Se vai usar a kernel 2.6, eu aconselho usar "alsa -oss". se vai usar gnome, defina "gtk2 gnome -qt -kde" (ou inverta se for usar kde; eu sou apenas um gnome addict). Mais USE flags podem ser obtidas na documentação do site. _________________ If you see any violations to the Guidelines, please report it. |
|
Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

|
Posted: Tue Jan 13, 2004 7:11 pm Post subject: |
|
|
Eu aconselho sempre usar a flag <i>--fomit-frame-pointer</i>, já que geralmente não estamos fazendo debug nos programas que instalamos. |
|
Back to top |
|
 |
nafre Guru

|
Posted: Sun Sep 26, 2004 12:56 am Post subject: |
|
|
Code: |
CFLAGS="-march=i686 -O3 -pipe -fforce-addr -fomit-frame-pointer -funroll-loops -frerun-loop-opt -frerun-cse-after-loop -falign-functions=4"
|
Opa o que acharam destas otimizações alguma modificação? _________________ Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
|
Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

|
Posted: Sun Sep 26, 2004 1:48 am Post subject: |
|
|
Eu pessoalmente prefiro "-O2", porque o cache do meu processador é relativamente pequeno. Além disso, flags agressivas são muitas vezes não só perigosas, mas também ineficazes. "-fomit-frame-pointer" parece ser a única que realmente dá resultados. |
|
Back to top |
|
 |
Demoniac_LL n00b

|
Posted: Sun Sep 26, 2004 8:13 am Post subject: |
|
|
Epah eu compilo o X em 1h
Mais uma vez mete o gentoo como realmente gostares e dps faz uma IMG com o Norton Ghost assim nunca mais terás que fazer tudo de novo _________________ "Of all the things I've lost I miss my mind the most" - Ozzy Osbourne |
|
Back to top |
|
 |
xef Guru

|
Posted: Mon Sep 27, 2004 12:11 pm Post subject: |
|
|
To wrote: | Se não tiveres espaço em disco para fazeres uma tarball das partições um cp -pR também pode ser uma ajuda.
Quote: | -p, --preserve
Preserve the original files' owner, group, permissions, and timestamps.
-R, --recursive
Copy directories recursively, preserving non-directories. |
Tó |
Concordo, mas adicionaria aí um parametro
cp - Rdp
-d, --no-dereference
Copy symbolic links as symbolic links rather than copying the
files that they point to, and preserve hard links between source
files in the copies.
Isto é importante, já tive uma experiencia a fazer copias de uma partição para outra e sem o -d simplesmente era colocado uma copia do ficheiro no local de um link simbólico. |
|
Back to top |
|
 |
Mythos l33t

|
Posted: Tue Sep 28, 2004 11:50 am Post subject: |
|
|
e fazer rsync, já alguém fez com sucesso ? _________________ Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux |
|
Back to top |
|
 |
|