Maquiavel wrote:vlw a ajuda thiago
o complicado é q não manjo de linux, sou usuário do windows, porém quero liberdade, meu amigo indicou o gentoo e adorei a liberdade de instalar oq vc q do seu jeito, mas isso pra um novato como eu é meio duro de pegar. como eu checo o handbook instalando o gentoo?
Ih cara, pegar o gentoo de primeiro é algo que eu não recomendo. O gentoo exige que o usuário tenha um certo domínio de navegação de diretórios e edição de arquivos por linha de comando com sistemas GNU/Linux. Se vôce ainda não tem essa experiência eu acho que o gentoo só vai te atrapalhar e dificultar as coisas por enquanto.
O gentoo é uma distribuição que tem por objetivo ensinar o usuário a fazer as coisas, ao invés de fazer pra ele, e esse é o grande diferencial do gentoo. Porém nem todo mundo acha isso legal e não está a fim de aprender como o sistema funciona, apenas quer que ele funcione.
Por isso eu recomendo que você use um sistema gnu/linux pronto que te livra do trabalho que é fazer todo o seu hardware funcionar adequadamente, ele faz isso pra você (ou tenta). Distribuições como kurumin, ubuntu ou opensuse são ideais para isso.
Mas, como vejo que seu interesse é aprender, recomendo o gentoo porque ele é uma distribuição excelente pra isso. No entando você ainda precisa adquirir outros conhecimentos.
Então agora instale alguma dessas distribuições que eu sitei ou outra que você prefira e depois leia o guia foca GNU/Linux, ele vai lhe ensinar esse básico que você precisa. Aqui ele:
www.guiafoca.org. Leia preferencialmente tudo, com calma, e releia se achar necessessário. Coloque o gentoo como meta para quando acabar o guia foca, isso vai levar um tempinho ainda.
A propósito, devo adverti-lo que não use o instalador do livecd do gentoo pois ele não é recomendado para iniciantes, todo usuário de gentoo tem que saber instalar seguindo o handbook senão não saberá executar tarefas básicas do sistema. E use as documentações em inglês mesmo porque as traduções pra português do brasil estão desatualizadas. (só estou falando das taduções do gentoo, o resto por aí eu não sei)
Bom e é isso.
Boa sorte em sua empreitada e qualquer coisa sintasse a vontade para perguntar aqui no fórum do gentoo mesmo.