Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Programa para CyberCafé e Lan-House
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Animal-X®
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Tue Sep 23, 2003 4:22 pm    Post subject: Programa para CyberCafé e Lan-House Reply with quote

Galera, seguinte:

Estou começando a dar uma olhada com mais carinho em programas desse tipo e vejo que existe uma grande deficiência destes de programas para o linux. :roll:
Pretendendo desenvolver algo do gênero para suprir muitas Lan-Houses e CyberCafés que estão adotando o pinguim como sistema operacional padrão.
Estava pensando em começar a desenvolver algo em Apache + PHP + MySQL, alguns cadastros e algumas rotinas de atendimento automatizados.
Gostaria que vcs dessem opniões sobre o assunto, sobre a linguagem mais indicada para se desenvolver, que caminho devo tomar e se o projeto tem futuro.
Sou analista programador a mais de 8 anos, com muita experiência no comércio e automação, habilidade em lógica de programação e conhecimento em diversas linguagens.
Poderemos montar uma equipe de desenvolvimento para estes tipos de programas, com código fonte aberto e tudo mais, alguém topa :?: :?: :?: :?:
Linux User #305281
Back to top
View user's profile Send private message
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev

PostPosted: Tue Sep 23, 2003 8:37 pm    Post subject: Reply with quote

Bom, eu sou só um estudante ainda ... 8) mas vou dar minha opinião mesmo assim.
A sua idéia é bastante interessante ... Segundo o que conversei com um amigo que estava para montar uma lan house essa área é realmente fraca em linux. Você tá pensando em desenvolver especificamente o que? Apenas um software para ficar no balcão e controlar horários, clientes, etc ou um programa capaz de interarir com as máquinas clientes (que geralmente rodam windows)?
Um software interessante seria um que fosse capaz de interagir com as máquinas da lan house (controlando usuários, utilização, etc), multiplataforma tanto no cliente quanto no servidor, etc ... mas aí já não sei se seria vantajoso fazer em PHP/MYSQL/Apache ...
Eu não tenho conhecimento suficiente para participar no projeto, mas certamente isto deve interessar a varias pessoas ...
Pearl
n00b
n00b

PostPosted: Tue Sep 23, 2003 9:27 pm    Post subject: Reply with quote

Já pensei uma vez em fazer um programa para contar o tempo dos clientes, e "cortar" a conexão deles quando o tempo esgotasse....

mas fiquei só no pensamento... pois ainda sei pouco sobre redes...

pensei em algo simples como quando passar o tempo, o servidor bloquear todo o trráfego do IP do cliente, mas isso só seria possivel se todo o trafego passasse por este servidor antes de chegar a qualquer cliente, o que não sei como fazer, e nem se é possivel, e tb o q dedixaria a rede mais lenta, jah q tudo ia passar por um únicom comp.

A outra ideia q tive era mais simples, um programa que ficava nos comps. dos clientes (q geralmente são win32) e se comunicava com o servidor por uma porta X, dai qdo o tempo esgotasse, o servidor enviava uma msg ao prog. no cliente, e o cliente bloqueava todas as portas do comp. onde ele esta, menos a que ele utiliza para se comunicar com o server (claro).

Só que não tenho a minima idedia de como bloquear uma porta em win32, e se eh possivel bloquear uma porta com ela sendo usada....

Ah, e botava para o servidor detectar qdo algum mala fechar o prog. cliente na máquina dele (detecvava pela perda de conexão =P)

minhas idedias giraram em torno disso...
Animal-X®
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Wed Sep 24, 2003 11:24 am    Post subject: Reply with quote

AngusYoung wrote:
Bom, eu sou só um estudante ainda ... 8) mas vou dar minha opinião mesmo assim.
A sua idéia é bastante interessante ... Segundo o que conversei com um amigo que estava para montar uma lan house essa área é realmente fraca em linux. Você tá pensando em desenvolver especificamente o que? Apenas um software para ficar no balcão e controlar horários, clientes, etc ou um programa capaz de interarir com as máquinas clientes (que geralmente rodam windows)?
Um software interessante seria um que fosse capaz de interagir com as máquinas da lan house (controlando usuários, utilização, etc), multiplataforma tanto no cliente quanto no servidor, etc ... mas aí já não sei se seria vantajoso fazer em PHP/MYSQL/Apache ...
Eu não tenho conhecimento suficiente para participar no projeto, mas certamente isto deve interessar a varias pessoas ...

Estou pensando em desenvolver algo que controla-se as máquinas e também o balcão de atendimento, mas não sei ao certo se as estações serão Windows ou Linux, mais para o linux rodando WineX com alguns jogos e o restante nativo do linux mesmo, com isso acho que o conjunto Apache/MySQL/PHP não daria certo mesmo, teria que desenvolver algo em C/C++ com rotinas voltadas a rede e ao bando de dados, podendo ser MySQL, Postgress ou até mesmo o FireBird.
Estou analizandoi esse programa: RCMS, ele é 100% windows, estava pensando em fazer algo parecido para linux.
Aqui perto de casa tem uma lan-house que usa um software interessante, ele consegue capturar a pontuação do jogador do CS e armazenar em um banco de dados, toso os programas são para Windows, mas não descobri como fazer isso, seria interessante para campionatos entre os usuários.
Bom, isso tudo ainda só está na idéia, preciso estudar um pouco mais sobre tudo isso antes de sair metendo a mão na massa e depois descobrir que não rolou...
Mesmo assim valeu pela força carinha !!!!
Linux User #305281
Back to top
Animal-X®
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Wed Sep 24, 2003 11:40 am    Post subject: Reply with quote

Pearl wrote:
Já pensei uma vez em fazer um programa para contar o tempo dos clientes, e "cortar" a conexão deles quando o tempo esgotasse....

mas fiquei só no pensamento... pois ainda sei pouco sobre redes...

pensei em algo simples como quando passar o tempo, o servidor bloquear todo o trráfego do IP do cliente, mas isso só seria possivel se todo o trafego passasse por este servidor antes de chegar a qualquer cliente, o que não sei como fazer, e nem se é possivel, e tb o q dedixaria a rede mais lenta, jah q tudo ia passar por um únicom comp.

A outra ideia q tive era mais simples, um programa que ficava nos comps. dos clientes (q geralmente são win32) e se comunicava com o servidor por uma porta X, dai qdo o tempo esgotasse, o servidor enviava uma msg ao prog. no cliente, e o cliente bloqueava todas as portas do comp. onde ele esta, menos a que ele utiliza para se comunicar com o server (claro).

Só que não tenho a minima idedia de como bloquear uma porta em win32, e se eh possivel bloquear uma porta com ela sendo usada....

Ah, e botava para o servidor detectar qdo algum mala fechar o prog. cliente na máquina dele (detecvava pela perda de conexão =P)

minhas idedias giraram em torno disso...

Seria interessante ter um programinha client nas máquinas, sendo Windows ou Linux, se comunicando com o computador central que teria um server desse programa de controle, os jogos e compartilhamento com a Internet poderiam estar em outros servidores.
Vou dar uma olhada em SOCKETS pois na faculdade tivemos alguma coisa sobre isso, possivelmente qq linguagem tem suporte para tal e acho que o caminho é esse.
O certo seria esse programa client receber uma msg do programa server e cortar a conexão ou fazer com que ele dê um logout do usuário como já vi em várias lan-houses. Esse client seria algo que o usuário nem teria como fechar, senão ele não faria mais nada além de ficar olhando pra tela de login.

Para linux já achei alguma coisas: Introduction to Socket Programming

Valeu pela força !!!
Linux User #305281
Back to top
Animal-X®
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Wed Sep 24, 2003 11:44 am    Post subject: Sockets em C++ no Linux Reply with quote

Outro link bom sobre o assunto:
Linux Socket Programming In C++
Linux User #305281
Back to top
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev

PostPosted: Wed Sep 24, 2003 12:11 pm    Post subject: Re: Sockets em C++ no Linux Reply with quote

Animal-X® wrote:

Bom, vou deixar minha dica de livro sobre programação usando sockets ...
Eu tenho aqui um livro, chama-se Linux Socket Programming: By Example. É muito interessante .. além de ensinar boas técnicas de programação com sockets ainda aborda alguns conceitos básicos de programação "segura".
Animal-X®
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Wed Sep 24, 2003 3:47 pm    Post subject: Re: Sockets em C++ no Linux Reply with quote

AngusYoung wrote:
Animal-X® wrote:

Bom, vou deixar minha dica de livro sobre programação usando sockets ...
Eu tenho aqui um livro, chama-se Linux Socket Programming: By Example. É muito interessante .. além de ensinar boas técnicas de programação com sockets ainda aborda alguns conceitos básicos de programação "segura".

Legal, vou ver se acho esse livro, deve ter algum PDF desse danado em algum lugar pra puxar :!: :!: :!: :!:
Valeu...
Linux User #305281
Back to top
Ederson L. Corrêa
n00b
n00b

PostPosted: Thu Sep 25, 2003 2:27 am    Post subject: Re: Sockets em C++ no Linux Reply with quote

Animal-X® wrote:
Legal, vou ver se acho esse livro, deve ter algum PDF desse danado em algum lugar pra puxar :!: :!: :!: :!:
Valeu...

Blz??
Ow, se achar esse PDF passa pra nóis ... valeu !?
Outra coisa, na lista linux-br, mantida pela conectiva, teve um carinha um tempo atrás q postou exatamente isso q vc ta querendo fazer e ele e um amigo já estavam bem adiantados e queriam mais ajuda, vou ver se acho a mensagem no histórico e volto a postar aqui ...
[]'s

Ederson.
Linuxer #311031
"Eu inventei o CRTL+ALT+DEL, mas foi o Bill Gates que o tornou famoso."
- David Bradley, criador do PC IBM

[img:f7678994c2]http://www.elcorrea.hpg.com.br/biohazard.gif[/img:f7678994c2]
Back to top
Animal-X®
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Thu Sep 25, 2003 11:50 am    Post subject: Re: Sockets em C++ no Linux Reply with quote

Ederson L. Corrêa wrote:
Animal-X® wrote:
Valeu...

Blz??
Ow, se achar esse PDF passa pra nóis ... valeu !?
Outra coisa, na lista linux-br, mantida pela conectiva, teve um carinha um tempo atrás q postou exatamente isso q vc ta querendo fazer e ele e um amigo já estavam bem adiantados e queriam mais ajuda, vou ver se acho a mensagem no histórico e volto a postar aqui ...
[]'s

Ederson.

Blz, pode deixar que hora que achar o PDF eu indico onde achar....
Eu já fazia parte dessa lista mas me entupia a caixa postal de tantas msg que acabei cancelando, se vc puder me passar ao menos os contatos com esse pessoal já me quebrava um grande galho...
Valeu....
Linux User #305281
Back to top
Ederson L. Corrêa
n00b
n00b

PostPosted: Thu Sep 25, 2003 10:32 pm    Post subject: Reply with quote

Ae cara, achei esse mail no meu backup:

Code:
Eu tenho um software que desenvolvi para controle de lan-houses e
cyber-cafés.
Ele controla entradas, saídas, cálculo de permanência, consumo, caixa, etc.
Hoje ele está em uso em 3 lan-houses e 1 cyber-café no interior de SP.

Ele é desenvolvido em FlagShip, e roda nativamente em ambiente Linux (modo
texto).

Para maiores informações, mail-me em pvt.

Plinio Cesar Pavin
Consultoria e Desenvolvimento em Linux
pcpavin@terra.com.br

Eu sei q alguém enviou outro mail, só não sei se foi ele ... dá uma pesquisada no histórico da lista pra ver se acha ... to meio sem tempo agora.
[]'s

Ederson.
Linuxer #311031
"Eu inventei o CRTL+ALT+DEL, mas foi o Bill Gates que o tornou famoso."
- David Bradley, criador do PC IBM

[img:f7678994c2]http://www.elcorrea.hpg.com.br/biohazard.gif[/img:f7678994c2]
Back to top
Animal-X®
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Fri Sep 26, 2003 5:17 am    Post subject: Reply with quote

XXXX

Last edited by Animal-X® on Fri Sep 26, 2003 5:31 am; edited 1 time in total
Back to top
Animal-X®
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Fri Sep 26, 2003 5:20 am    Post subject: Reply with quote

Ederson L. Corrêa wrote:
Ae cara, achei esse mail no meu backup:

Code:
Eu tenho um software que desenvolvi para controle de lan-houses e
cyber-cafés.
Ele controla entradas, saídas, cálculo de permanência, consumo, caixa, etc.
Hoje ele está em uso em 3 lan-houses e 1 cyber-café no interior de SP.

Ele é desenvolvido em FlagShip, e roda nativamente em ambiente Linux (modo
texto).

Para maiores informações, mail-me em pvt.

Plinio Cesar Pavin
Consultoria e Desenvolvimento em Linux
pcpavin@terra.com.br

Eu sei q alguém enviou outro mail, só não sei se foi ele ... dá uma pesquisada no histórico da lista pra ver se acha ... to meio sem tempo agora.
[]'s

Ederson.

Blz, sem problemas....
Mas se o cara desenvolveu em FlagShip, diria que é algo adaptado do Clipper !!! Do tipo acoxambrado mesmo....
Não quero isso, quero fazer algo decente em C/C++ !!
Já achei alguns exemplos aqui para ir brincando...
Mesmo assim valeu pela dica....
Linux User #305281
Back to top
Pearl
n00b
n00b

PostPosted: Sun Oct 12, 2003 4:23 pm    Post subject: Reply with quote

Da para fazer o cliente (daquela minha ideia mirabolante) em C++ multiplataforma usando sockets, sockets em win e linux é identico, só muda no hora de iniciar e finalizar o WinSock....

e sobre o cara fechar o cliente no comp. onde ta jogando, é simples, o servidor central que ficava no balcão iria detectar quando a conexão entre o cliente e o servidor fosse finalizada.

O único prob. que não sei se é possivel é fazer com que este cliente bloqueie todas as portas (com exeção da que ele esta usando) da máquina onde ele esta sendo executado quando receber esta ordem do servidor (ou seja, qdo o tempo esgotar), e isso muito provavelmente ia depender da plataforma...
revertex_dot_net
n00b
n00b

PostPosted: Mon Nov 03, 2003 3:59 pm    Post subject: Reply with quote

interessante sua idéia, quanto ao controle das máquinas clientes, se elas rodarem windows, creio que nada mais apropriado que escrever um trojan... :wink:
quando se tratar de jogos, acho que controlar o aplicativo pode ser mais simples do que controlar a conecção, desconectar o cliente do servidor não é mais fácil do que bloquear a conecção?
a maioria dos jogos possui uma interface do lado servidor para controlar os clientes, acho que pode ser interessante para você dar uma olhada.
Back to top
GotTLoS
n00b
n00b

PostPosted: Mon Nov 03, 2003 9:51 pm    Post subject: Reply with quote

boas.

Ja' que existe a possibilidade de haver maquinas linux e windows porque nao fazer as aplicacoes em java ou python ou qq linguagem nao dependente da plataforma?

e' so' uma ideia.

manuais de sockets em C este, na minha opiniao, e' o melhor http://www.ecst.csuchico.edu/~beej/guide/net/
em portugues : http://mega.ist.utl.pt/~ic-rc1/docs/sockets.pdf

inte'
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum