Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Gentoo em notebook antigo - Extensa 610
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
bkm_br
n00b
n00b


Joined: 04 Sep 2003
Posts: 6
Location: Uberlândia - MG - Brasil

PostPosted: Thu Sep 04, 2003 4:14 am    Post subject: Gentoo em notebook antigo - Extensa 610 Reply with quote

Olá a todos.
Bom essa é minha primeira postagem aqui porque estava querendo começar a aprender a usar o gentoo. Hoje em dia eu uso no meu desktop o Kurumin 2.02 instalado no HD e o W$98SE.
Comprei esses dias um notebook antiguinho ( Acer Extensa 610 ) que é um P150 com 32 de ram e hd de 1.3gb ( atualmente com 500mb ocupados ). Ele não tem nada nele a não ser um drive de disquete. Consegui também uma placa PCMCIA de rede surecom que me deixa ligar na internet pelo notebook. Ele veio com Win98+Office97 e queria colocar linux nele até para mostrar para os outros que mesmo um micro antigo é bem "utilizavel". A minha intenção é usar ele pra levar para a faculdade para digitar as coisas que os professores passam em vez de usar cadernos.. 8)
Minha intenção era deixar nesse notebook somente o linux. Como o sistema não é nenhum topo de performe tinha pensado em deixar com poucos programas. Minha ideia seria assim.
Kernel 2.4
XFCE 4 de interface grafica
Abiword
MP3blaster + algumas poucas mp3
Links Hacker ou então o Dillo ( vou usar pra procurar partes de codigos de lei que vou puxar do site do senado e salvar no hd )
Sylpheed
emelFM de "File Manager"
Como o notebook não tem cd não sei como faria para poder instalar o gentoo nele. A rede não é problema que posso conectar o notebook em uma conexão adsl e por isso mesmo sem modem o computador podia entrar na net. O programa é como iniciar a instalação. :P Alguem poderia me sugerir alguma coisa ??? :?:
_________________
Bruno Kussler Marques
bkm_br@yahoo.com
UIN: 9108681
-------------
AMD Duron 1.3Ghz 128 ram 20gb
Extensa 610 Intel Pentium 150mhz 32 ram 1.3gb ( devagar e sempre )
Back to top
View user's profile Send private message
humpback
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 19 Oct 2002
Posts: 394
Location: Coimbra - Portugal

PostPosted: Thu Sep 04, 2003 11:39 am    Post subject: Reply with quote

Talvez aqui http://www.gentoo.org/doc/en/altinstall.xml encontre ideias sobre como conseguir instalar.
_________________
Gustavo Felisberto
Humpback @ #gentoo-pt
------------
It's most certainly GNU/Linux, not Linux. Read more at
http://www.gnu.org/gnu/why-gnu-linux.html .
-------------
Back to top
View user's profile Send private message
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 20 Dec 2002
Posts: 473
Location: Czech Republic

PostPosted: Thu Sep 04, 2003 3:44 pm    Post subject: Reply with quote

Apenas complementando o que o Humpback disse, eu acho que você ainda tem as opções de efetuar boot por um disquete (que seja capaz de detectar todo seu hardware), e a partir disso copiar o que for preciso a partir de um drive NFS.
Uma dica é usar o seu PORTAGE_TMPDIR(geralmente é /var/tmp/portage, e pode ser configurado através da opçãode mesmo nome no /etc/make.conf) também em um drive NFS ...
Também tome cuidado com o tamanho da pasta Distfiles (/usr/portage/distfiles, por padrão) ... lá são armazenados os arquivos baixados (*.tar.gz, *.tar.bz2, etc) ...

No mais é isso ... boa sorte 8)
_________________
My blog
Twitter
Back to top
View user's profile Send private message
bkm_br
n00b
n00b


Joined: 04 Sep 2003
Posts: 6
Location: Uberlândia - MG - Brasil

PostPosted: Thu Sep 04, 2003 9:00 pm    Post subject: Reply with quote

Mas você tem ideia de onde posso conseguir uma imagem de disquete para gravar ? O meu é que a placa de rede é uma placa PCMCIA e ainda não sei como ela vai responder no linux ( como uma placa PCMCIA ou então PCI como o W$ fala que ela é ). Queria poder colocar um disquete que desse o boot e que reconheceria a placa PCMCIA em seguinda apontando talvez para o drive de cd rom de um computador externo ( um desktop por exemplo ) dando prosseguimento a instalação como se fosse o drive do desktop um drive do notebook mas ligado por rede ou algo semelhante rodando os arquivos no outro micro.
O mais interessante seria eu tentar fazer por uma instalação Diskless mas acho que a plaquinha aguente PXE pra poder bootar, então tinha que ter uma imagem que puxasse a placa pra funcionar. :(
O que talvez desse certo seria uma instalação via FTP talvez, mas não sei como fazer isso :/
_________________
Bruno Kussler Marques
bkm_br@yahoo.com
UIN: 9108681
-------------
AMD Duron 1.3Ghz 128 ram 20gb
Extensa 610 Intel Pentium 150mhz 32 ram 1.3gb ( devagar e sempre )
Back to top
View user's profile Send private message
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 20 Dec 2002
Posts: 473
Location: Czech Republic

PostPosted: Fri Sep 05, 2003 5:14 am    Post subject: Reply with quote

bkm_br wrote:
Mas você tem ideia de onde posso conseguir uma imagem de disquete para gravar ? O meu é que a placa de rede é uma placa PCMCIA e ainda não sei como ela vai responder no linux ( como uma placa PCMCIA ou então PCI como o W$ fala que ela é ). Queria poder colocar um disquete que desse o boot e que reconheceria a placa PCMCIA em seguinda apontando talvez para o drive de cd rom de um computador externo ( um desktop por exemplo ) dando prosseguimento a instalação como se fosse o drive do desktop um drive do notebook mas ligado por rede ou algo semelhante rodando os arquivos no outro micro.
O mais interessante seria eu tentar fazer por uma instalação Diskless mas acho que a plaquinha aguente PXE pra poder bootar, então tinha que ter uma imagem que puxasse a placa pra funcionar. :(
O que talvez desse certo seria uma instalação via FTP talvez, mas não sei como fazer isso :/


Bom, de começo você pode tentar usar a tomsrtbt ou vir aqui e dar uma procurada pelas distros "minimalist". Em um caso (bem) mais extremo pode ser que seja preciso você fazer o seu próprio disco ...
O link que o Humpback passou tem algumas informações interessantes, relacionadas a instalações via net/ftp ...

Boa sorte.
_________________
My blog
Twitter
Back to top
View user's profile Send private message
bkm_br
n00b
n00b


Joined: 04 Sep 2003
Posts: 6
Location: Uberlândia - MG - Brasil

PostPosted: Sat Sep 06, 2003 4:23 am    Post subject: Reply with quote

Mas o meu problema é que eu tentei usar o tomsrtbt mas ele não reconhece a placa de rede pcmcia e não tenho nem ideia de como fazer pra funcionar !
8O 8O 8O 8O
Alguma sugestão, porque estou com o notebook parado sem SO nele e queria ver se conseguia colocar ele pra funcionar de sabado pra domingo :roll:
_________________
Bruno Kussler Marques
bkm_br@yahoo.com
UIN: 9108681
-------------
AMD Duron 1.3Ghz 128 ram 20gb
Extensa 610 Intel Pentium 150mhz 32 ram 1.3gb ( devagar e sempre )
Back to top
View user's profile Send private message
humpback
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 19 Oct 2002
Posts: 394
Location: Coimbra - Portugal

PostPosted: Sat Sep 06, 2003 12:18 pm    Post subject: Reply with quote

Uma solução mais complicada envolve abrir o portatil, sacar o disco duro, usar um adaptador +ara discos de portateis e ligar o disco no PC de secretária. Instalar lá (visto ter cdrom) e depois colocar o disco no laptop.
_________________
Gustavo Felisberto
Humpback @ #gentoo-pt
------------
It's most certainly GNU/Linux, not Linux. Read more at
http://www.gnu.org/gnu/why-gnu-linux.html .
-------------
Back to top
View user's profile Send private message
bkm_br
n00b
n00b


Joined: 04 Sep 2003
Posts: 6
Location: Uberlândia - MG - Brasil

PostPosted: Sat Sep 06, 2003 6:00 pm    Post subject: Reply with quote

humpback wrote:
Uma solução mais complicada envolve abrir o portatil, sacar o disco duro, usar um adaptador +ara discos de portateis e ligar o disco no PC de secretária. Instalar lá (visto ter cdrom) e depois colocar o disco no laptop.


Foi o que eu imaginei fazer já mas não sei onde conseguir um adptador desses. Segunda feira vou tentar correr atrás de um mas não tenho nem ideia por onde começar. :x
_________________
Bruno Kussler Marques
bkm_br@yahoo.com
UIN: 9108681
-------------
AMD Duron 1.3Ghz 128 ram 20gb
Extensa 610 Intel Pentium 150mhz 32 ram 1.3gb ( devagar e sempre )
Back to top
View user's profile Send private message
humpback
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 19 Oct 2002
Posts: 394
Location: Coimbra - Portugal

PostPosted: Sun Sep 07, 2003 1:38 pm    Post subject: Reply with quote

Em portugal algumas lojas de informatica costuman ter (as pequenas, as grandes superficies não).
_________________
Gustavo Felisberto
Humpback @ #gentoo-pt
------------
It's most certainly GNU/Linux, not Linux. Read more at
http://www.gnu.org/gnu/why-gnu-linux.html .
-------------
Back to top
View user's profile Send private message
pilla
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 07 Aug 2002
Posts: 7729
Location: Underworld

PostPosted: Sun Sep 07, 2003 2:16 pm    Post subject: Reply with quote

aqui no Brasil eh mais dificil, ja que nao tem tanto notebook por ai (a nao ser em Sao Paulo, talvez).
_________________
"I'm just very selective about the reality I choose to accept." -- Calvin
Back to top
View user's profile Send private message
bkm_br
n00b
n00b


Joined: 04 Sep 2003
Posts: 6
Location: Uberlândia - MG - Brasil

PostPosted: Sun Sep 07, 2003 4:31 pm    Post subject: Reply with quote

pilla wrote:
aqui no Brasil eh mais dificil, ja que nao tem tanto notebook por ai (a nao ser em Sao Paulo, talvez).


Nem fala, que estou até com medo de saber quanto morreria nessa brincadeira.... Não queria ficar usando Windows mas se for que nem eu já olhei por ai uns cento e poucos é quase o preço que paguei no notebook, sem condições.
_________________
Bruno Kussler Marques
bkm_br@yahoo.com
UIN: 9108681
-------------
AMD Duron 1.3Ghz 128 ram 20gb
Extensa 610 Intel Pentium 150mhz 32 ram 1.3gb ( devagar e sempre )
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 12 Jun 2002
Posts: 490
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Tue Sep 09, 2003 12:01 am    Post subject: Reply with quote

Então e se te emprestassem uma placa de rede que funcione em linux? aí era só arrancar com a diskette e pronto, tinhas o problema resolvido. Se aí os adaptadores são caros, se calhar uma placa de rede é mais barata. ou tenta o ebay, os portes empre são mais baratos para o brasil que para o velho continente =)
Back to top
View user's profile Send private message
bkm_br
n00b
n00b


Joined: 04 Sep 2003
Posts: 6
Location: Uberlândia - MG - Brasil

PostPosted: Tue Sep 09, 2003 10:11 am    Post subject: Reply with quote

É um notebook, tudo mais caro e complicado mesmo que seja uma maquina antiga como é meu caso.
O meu problema é o suporte as placas PCMCIA que não consigo em lugar nenhum fazer funcionar direito, todas as distros que eu testei só o mdk funcionou mais ou menos.
Que canseira.... Mas melhor do que deixar windoze na maquina...
_________________
Bruno Kussler Marques
bkm_br@yahoo.com
UIN: 9108681
-------------
AMD Duron 1.3Ghz 128 ram 20gb
Extensa 610 Intel Pentium 150mhz 32 ram 1.3gb ( devagar e sempre )
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 12 Jun 2002
Posts: 490
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Tue Sep 09, 2003 7:07 pm    Post subject: Reply with quote

Sim, é um notebook, mas se funciona em mandrake funciona em qq linux. O problema é arranjares uma diskette de arranque que suporte a tua controladora pcmcia e a tua palca. A controladora parece-me que não é o problema, o problema parece ser mesmo a placa pcmcia. não tens ninguém que te empreste uma placa pcmcia baseada em realtek 8139 por exemplo?
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum