Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Haverá Novas versões do Gentoo? <RESOLVIDO>
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
mfdzerohour
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 31 Aug 2005
Posts: 143
Location: Paranaíba-MS

PostPosted: Sat May 09, 2009 2:58 am    Post subject: Haverá Novas versões do Gentoo? <RESOLVIDO> Reply with quote

Boa noite, sou usuário do Gentoo desde 2006, e sempre usei ela para desktop onde fosse possível (+ pelo tempo), estou afim de montar um servidor com a distribuição, mas confesso que estou com medo de desperdiçar tempo, será que a distribuição lançará novas versões? Sobre os pacotes não tenho o que reclamar as atualizações são feitos de uma forma excelente, mas e o futuro da distro o que devemos esperar?

Obrigado e boa noite.

OBS: Agradeço as respostas do mesmo, obrigado.


Last edited by mfdzerohour on Fri Dec 11, 2009 2:36 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
noisebleed
Apprentice
Apprentice


Joined: 03 Oct 2006
Posts: 177
Location: Porto, Portugal

PostPosted: Sun May 10, 2009 5:36 pm    Post subject: Reply with quote

Olá mfdzerohour.

Nos últimos tempos tenho lido alguma crítica na net que afirmava o declínio do Gentoo, principalmente pelas discussões entre devs e por ter perdido o furor que se fez sentir à alguns anos atrás (~2004). No entanto acho que o Gentoo continua a ser uma distribuição única e com uma grande comunidade interessada na sobrevivência da distro. O problema está em manter uma boa e alargada (e harmonizada) equipa de devs para que os pacotes sejam actualizados com rapidez e os ebuilds continuem com a qualidade que se espera.

Quanto à pergunta das novas versões terá algo a ver com a nova política de lançamento de live/install cds (cuja versão 2008.1 foi cancelada)?

Uso o Gentoo desde 2005/2006 e pretendo continuar a usar mas esta é uma questão interessante e gostava de ver utilizadores/devs mais próximos do núcleo duro Gentoo Linux a discutir a saúde da distro.
_________________
Please add [SOLVED] to the subject line if the posted issue is resolved.
Back to top
View user's profile Send private message
bitwav3
n00b
n00b


Joined: 28 May 2009
Posts: 5

PostPosted: Thu May 28, 2009 5:49 am    Post subject: Re: Haverá Novas versões do Gentoo? Reply with quote

mfdzerohour wrote:
Boa noite, sou usuário do Gentoo desde 2006, e sempre usei ela para desktop onde fosse possível (+ pelo tempo), estou afim de montar um servidor com a distribuição, mas confesso que estou com medo de desperdiçar tempo, será que a distribuição lançará novas versões? Sobre os pacotes não tenho o que reclamar as atualizações são feitos de uma forma excelente, mas e o futuro da distro o que devemos esperar?

Obrigado e boa noite.


Apesar de ser um novo usuario do gentoo(2 meses de uso), acho que essa de "novas versoes" nao eh muito a cara do gentoo ou melhor dizendo, nao eh muito o foco, vejo que o foco eh mais nos pacotes(independente de releases que incluem um conjunto de pacotes, que eh o que acho que voce esta se referindo).

As ultimas pelo que sei, se nao estiver me enganado sao de 2008.x, mas, eu a 2 meses olhei os mirros e vi que ha uma diferenca nos snapshots disponibilizados(podemos considera-los como pre-releases? hehe), e constatei que nao apresentam nenhum problema(exceto pelo grub sempre nao conseguir fazer seu trabalho com meu disco ;)

Bom o que eu baixei foram os stage3 e uma imagem minima(minimal) junto com o portage, ultimamente estou fazendo o processo de instalacao sempre manual, pois tenho umas coisinhas aqui que so manualmente funcionam hehe...

Mas, aeh , eh soh isso, parece que a comunidade brasileira do gentoo nao eh muito grande hehe, mas ela eh seletiva ;)
Back to top
View user's profile Send private message
mfdzerohour
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 31 Aug 2005
Posts: 143
Location: Paranaíba-MS

PostPosted: Sun Jun 28, 2009 10:40 pm    Post subject: A continuidade da mesma para servidores principalmente Reply with quote

Bom a distro em sí não necessita de "atualizações" pois são feitos os e-builds para os pacotes, mas a minha preocupação é se eu usar a mesma para um servidor a partir dai fiz uma aposta a longo prazo e espero que ela continue por muito tempo.
Pode ser besteira minha, e de certa forma trauma, pois gostava bastante da Conectiva que foi uma distribuição que usava para Desktop/Servidor, mas após a fusão com a Mandrake, para mim a distribuição deixou de ser interessante (não pela fusão, mas acabou focando coisas que não me agradavam) e tenho medo que isto aconteça com o Gentoo o que pode ser perigoso pois o gentoo depende dos e-builds de forma vital se os mesmos não foram mais efetuados a distribuição morre.
Back to top
View user's profile Send private message
ruivilela
Apprentice
Apprentice


Joined: 05 Oct 2004
Posts: 236
Location: Łódź

PostPosted: Mon Jul 06, 2009 3:58 pm    Post subject: Reply with quote

Acho uma autêntica perda de tempo estar a instalar um Gentoo novamente só porque há uma nova "snapshot" ou um liveCD qualquer. Eu tenho um portátil com um Gentoo instalado desde 2005 e está actualizado à última versão (perfil / ebuilds /portage ... etc ...).
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum