Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
[Solucionado] Nao consigo mais instalar o GDM.
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Mr. Hardman
n00b
n00b


Joined: 21 Nov 2008
Posts: 15

PostPosted: Sun Dec 07, 2008 4:29 pm    Post subject: [Solucionado] Nao consigo mais instalar o GDM. Reply with quote

Saudacoes, amigos do forum!

Havia recem instalado o Gentoo com a interface gnome e tudo corria bem. Resolvi visitar um site que necessitava de Java instalado. Procurei, entao, com o emerge -S algum pacote do Gentoo que oferecesse o suporte a Java que eu necessitava. Tentei, entao, instalar o pacote "java-gnome", que deu um errinho de compilacao, indicando que o pacote "cairo" deveria ser instalado com a flag "svg". Entao rodei o USE="svg" emerge cairo. Dai consegui compilar aquele pacote. Foi entao que o meu Firefox parou de abrir. Estranhei que aquilo acontecia, entao resolvi reiniciar o gdm. Para a minha surpresa, ao inves da tela de login, o ponteiro do mouse ficava no centro e a tela piscava repetidamente. Pensei, entao, em reinstalar o gdm. O fiz, mas nao funcionou. Dai desinstalei o gdm com o "emerge -C gdm", para tentar reinstalar a coisa do zero. Agora ele da o erro de compilacao e nem consigo acessar a interface grafica. Estou escrevendo no Links. Aprecio qualquer ajuda. Muito obrigado.


Last edited by Mr. Hardman on Sat Dec 13, 2008 10:42 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
Mr. Hardman
n00b
n00b


Joined: 21 Nov 2008
Posts: 15

PostPosted: Sun Dec 07, 2008 4:44 pm    Post subject: Mais detalhes... Reply with quote

Os erros que aparecem quando tento compilar são os seguintes:

/usr/lib/libgdk-x11-2.0.so: undefined reference to `cairo_xlib_surface_create_for_bitmap'
/usr/lib/libgdk-x11-2.0.so: undefined reference to `cairo_xlib_surface_set_size'
/usr/lib/libgdk-x11-2.0.so: undefined reference to `cairo_xlib_surface_create'
collect2: ld returned 1 exit status
make[2]: *** [gdm-binary] Error 1
make[2]: Leaving directory `/var/tmp/portage/gnome-base/gdm-2.20.7/work/gdm-2.20.7/daemon'
make[1]: *** [all-recursive] Error 1
make[1]: Leaving directory `/var/tmp/portage/gnome-base/gdm-2.20.7/work/gdm-2.20.7'
make: *** [all] Error 2
*
* ERROR: gnome-base/gdm-2.20.7 failed.
* Call stack:
* ebuild.sh, line 49: Called src_compile
* environment, line 2776: Called gnome2_src_compile
* environment, line 2011: Called die
* The specific snippet of code:
* emake || die "compile failure"
* The die message:
* compile failure
*
* If you need support, post the topmost build error, and the call stack if relevant.
* A complete build log is located at '/var/tmp/portage/gnome-base/gdm-2.20.7/temp/build.log'.
* The ebuild environment file is located at '/var/tmp/portage/gnome-base/gdm-2.20.7/temp/environment'.

(espero que isso ajude)
Back to top
View user's profile Send private message
baldeante
Guru
Guru


Joined: 17 Jan 2004
Posts: 498
Location: Caldas da Rainha, Portugal

PostPosted: Wed Dec 10, 2008 4:51 pm    Post subject: Reply with quote

Boas,

Provavelmente tens algum pacote quebrado.

Tenta "revdep-rebuild -pv" na linha de comandos para ver se há algum pacote quebrado se houver repete o comando sem "-pv".

O revdep-rebuild faz parte do pacote gentoolkit se não o tiveres instalado executa "emerge gentoolkit -uD --newuse" para instalar.

Se tiveres duvidas sobre o pacote gentoolkit verifica este link

http://www.gentoo.org/doc/en/gentoolkit.xml


Pode também acontecer que a flag "svg" ao ser utilizada no pacote cairo obrigue a utilização da mesma na compilação do gnome (ou algum dos pacotes necessários ao funcionamento do mesmo), eu recomendava adicionar a flag "svg" a variavel USE do ficheiro /etc/make.conf e executar os comandos que se seguem :

Code:

env-update
etc-update
emerge system -uD --newuse -pv // tira o -pv depois de verificares se concordas com as alterações
emerge world -uD --newuse -pv // tira o -pv depois de verificares se concordas com as alterações


Eu não utilizo o gnome posso apenas supor que seja um destes problemas ...
_________________
Never Quit, Never Get Mad, Get Even
Back to top
View user's profile Send private message
Mr. Hardman
n00b
n00b


Joined: 21 Nov 2008
Posts: 15

PostPosted: Wed Dec 10, 2008 10:09 pm    Post subject: Reply with quote

Saudações novamente!

Postei no fórum em inglês e o pessoal me ajudou a encontrar a resposta, então vou explicar o que fiz, caso alguém passe pelo mesmo problema. Primeiramente, coloquei as flags "cairo" e "svg" no USE dentro do arquivo make.conf. Depois disso, rodei o comando "emerge -avuND world", que me pediu para rodar o revdep-rebuild, e foi o que eu fiz. O mesmo erro sobre o pacote "cairo" apareceu, então rodei o comando "ldconfig", e depois tive de fazer um "emerge gtk+", mas ele retornou um erro dizendo que eu precisava compilar o pacote "cairo" com suporte ao "X". Então executei o comando "USE=X emerge cairo", que terminou sem erros. Daí consegui rodar o "emerge gtk+" até o fim. Após isso, rodei o "emerge gnome" e ele terminou de instalar os pacotes "gdm" e "gnome" sem problemas... Feito aquilo, digitei "gdm", pressionei "enter" e cá estou digitando no meu Firefox, dentro Gnome... De qualquer forma, obrigado pela resposta, baldeante!

Abraço!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum