Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Novo usuário do Gentoo!!!
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
apedroso
n00b
n00b


Joined: 16 Jan 2008
Posts: 2

PostPosted: Wed Jan 16, 2008 1:18 pm    Post subject: Novo usuário do Gentoo!!! Reply with quote

Olá pessoal,

Comecei a utilizar o Gentoo hoje e estou com muitas dúvidas... estou tendo muito trabalho para deixar o S.O. como eu quero
Eu sou acostumado com o Ubuntu e com as ferramentas que ele fornece para faciliar atualizações e instalação dos softwares.

Queria que vocês me desses uma ajuda... quanto a como fazer atualizações dos programas utilzando alguma ferramenta similar ao 'apt-get', onde procurar informações sobre o Gentoo, alguns repositorio (caso exista um ferramenta parecida com o 'apt-get')...

Então... preciso dessas informações, porque até agora só consegui rodar o S.O... não consegui atualizar nada... to meio perdido...

Valew!!!
Back to top
View user's profile Send private message
hellknight
n00b
n00b


Joined: 01 Mar 2007
Posts: 38
Location: Lisbon, Portugal

PostPosted: Wed Jan 16, 2008 10:19 pm    Post subject: Reply with quote

Boas apedroso,

A primeira sugestão que tenho para dizer, é k tenhas muita paciencia, pk ter o Gentoo como deve ser, demora muito tempo. Já tou com ele há 6 meses e ainda estou aprendendo coisas novas.

Quanto às feramentas para ajudar o utilizador, principalmente vais encontrar para a linha de comandos, mas pode haver GUI's pra tais programas, como por exemplo o porthole (portage's GUI).

A tal feramenta similar ao apt-get é o portage. Recomendo que lês essas 2 partes do Gentoo Handbook: http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=2
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=3
Assim terás uma boa noção d como as coisas funcionam.

Quanto aos repositorios, existe a "oficial tree" e os overlays. Por agora a oficial tree deve xegar, pk só deveras utilizar os overlays quando uma aplicação nao existe na oficial tree (apenas recomendado pra kem sabe, e kem mesmo precisa). Para + informações, lê o capitulo 5 do segundo link.
Back to top
View user's profile Send private message
apedroso
n00b
n00b


Joined: 16 Jan 2008
Posts: 2

PostPosted: Wed Jan 16, 2008 11:10 pm    Post subject: Agora acho que vou andar... Reply with quote

Obrigado.. Estava pensando em migrar para o Ubuntu, mas as coisa por aqui não são tão complicadas como o pessoal comenta... acho que irei me virar bem...

Obrigado pelas dicas. Lerei com bastante cuidado os manuais do Gentoo, acho que esse seria o primeiro passo.

Valew!!!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum