Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Será o Gentoo a distro indicada?
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
l0st
n00b
n00b


Joined: 06 Jun 2003
Posts: 8
Location: Lisboa - Portugal

PostPosted: Sat Jun 07, 2003 1:13 pm    Post subject: Será o Gentoo a distro indicada? Reply with quote

Tenho que montar um sistema que consiste em 1 servidor e vários clientes que irão correr aplicações gráficas (SDL,OPENGL, etc...) .

Comecei com debian (stable), depois devido a politica de passagem de pacotes da debian para stable (QT, drivers, etc) e a velocidade de instalação pensei em RedHat mas os updates dos pacotes na redhat network são mto dispendiosos 90€ por cliente (estou a pensar montar pelo menos 20 clientes).

Tenho essencialmente 2 problemas:

1 - A instalação tem de ser rápida (pensei um fazer com o partition image uma imagem de gentoo para instalar nos clientes, pois instalar cada cliente de raiz é impensável devido ao tempo que demora o bootstrap e o emerge system);
2 - Os clientes devem ter um sistema de updates que garanta segurança e estabilidade do sistema.

como noob no Gentoo tenho de perguntar aos utilizadores desta distro

Acham que o gentoo é a distro mais indicada para isto?

É possível fazer uma imagem que corra em vários pcs com hardware semelhante?
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran


Joined: 12 Apr 2003
Posts: 1145
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Sat Jun 07, 2003 1:28 pm    Post subject: Re: Será o Gentoo a distro indicada? Reply with quote

l0st wrote:
1 - A instalação tem de ser rápida (pensei um fazer com o partition image uma imagem de gentoo para instalar nos clientes, pois instalar cada cliente de raiz é impensável devido ao tempo que demora o bootstrap e o emerge system);

Em relação a isto tens um post em que se falou sobre o tempo de instalação, fazer-se uma instalação desde a bootstrap demora um bocado...
l0st wrote:
2 - Os clientes devem ter um sistema de updates que garanta segurança e estabilidade do sistema.

como noob no Gentoo tenho de perguntar aos utilizadores desta distro

Acham que o gentoo é a distro mais indicada para isto?

É possível fazer uma imagem que corra em vários pcs com hardware semelhante?

Fazer imagens para varios computadores não é prob, editas o make.conf e editas de forma a optimizar mas a funcionar com o teu hardware. Depois as unicas coisas de tens de mudar eh configurações de rede e talves os modulos a ler.

Tenho pouca experiência com o gentoo mas alguma com outras distros como redhat e suse, e honestamente nada chega ao gentoo. Se existe nova versão mesmo que nao esteja nos mirrors, quando fazes um emerge ele vai ao site oficial, honestamente a nível de updates isto já devia existir à muito tempo :D


_________________

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message
humpback
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 19 Oct 2002
Posts: 394
Location: Coimbra - Portugal

PostPosted: Sat Jun 07, 2003 2:20 pm    Post subject: Re: Será o Gentoo a distro indicada? Reply with quote

l0st wrote:
Tenho que montar um sistema que consiste em 1 servidor e vários clientes que irão correr aplicações gráficas (SDL,OPENGL, etc...) .

Aqui gentoo pode ser uma boa alternativa. Em termos de segurança Gentoo tem andado na crista em termos de updates. E o Hardened-Gentoo (um projecto que tem como objectivo tornar a integração de uma série de extras de segurança) está quase a por cá fora a primeira implementação estável.

l0st wrote:

(estou a pensar montar pelo menos 20 clientes).
1 - A instalação tem de ser rápida (pensei um fazer com o partition image uma imagem de gentoo para instalar nos clientes, pois instalar cada cliente de raiz é impensável devido ao tempo que demora o bootstrap e o emerge system);

Provavelmente a melhor hipotese principalmente se as configurações vão ser iguais (hardware/software)
l0st wrote:

2 - Os clientes devem ter um sistema de updates que garanta segurança e estabilidade do sistema.

Podes sempre fazer uns emerge sync;emerge -uv world durante a noite quando as maquinas não são necessárias. E podes até usar o ccache e o distcc que vão ajudar a diminuir os tempos de compilação.
Uma outra hipotese é compilar as coisas numa maquina e gerares os teus pacotes binários que depois instalas nas outras maquinas.
Uma coisa que talvez te interesse é teres as distfiles numa maquina e exportares a /usr/portage/distfiles por nfs (ou outro network filesystem)
_________________
Gustavo Felisberto
Humpback @ #gentoo-pt
------------
It's most certainly GNU/Linux, not Linux. Read more at
http://www.gnu.org/gnu/why-gnu-linux.html .
-------------
Back to top
View user's profile Send private message
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 20 Dec 2002
Posts: 473
Location: Czech Republic

PostPosted: Sat Jun 07, 2003 2:23 pm    Post subject: Reply with quote

Bom, eu não vejo problemas em usar o Gentoo como servidor, mas recomendaria não abusar nas otimizações, tanto no servidor como nos clientes, e ficar sempre atento aos GLSAs.

Boa sorte! 8)
_________________
My blog
Twitter
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Mar 2003
Posts: 816
Location: Portugal

PostPosted: Tue Jun 10, 2003 2:43 am    Post subject: gentoo Reply with quote

Bem conheço algum "povo" com gentoo em servers e acho k eh uma boa opção desde que n uses
Code:
ACCEPT_KEYWORDS

:)

Realmente para mim e para a maior parte dos utilizadores o grande problema de gentoo é mesmo o tempo de instalação mas o que ganhas é mesmo uma das coisas boa da distro... é teres um sistema completamente optimizado para o teu CPU.
Podes usar gentoo já "pre-feito" pois existem alguns binarios para isso que já vem optimizados para o teu CPU...ou em alternativa instalares num sistema "genericamente" e depois transferires essa imagem para os outros CPUs já com algumas optimizaçoes falo nomadamente de
Code:
 -mcpu=i686 -0 -pipe
se for esse o caso... :)
_________________
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum