Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Duvidas sobre como instalar uma versão nova do Gentoo
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
lobo
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 07 Oct 2003
Posts: 100
Location: São Paulo, Brasil

PostPosted: Tue Jul 17, 2007 7:30 pm    Post subject: Duvidas sobre como instalar uma versão nova do Gentoo Reply with quote

A ultima vez que eu instalei um Gentoo ele estava na versão 1.4 se não me engano. Venho utilizando esta versão desde então, mantendo (ou tentando mante-la) o mais "up to date" possivel. Essa instalação passou por várias trocas de hardware, inclusive de placa-mãe.

Agora decidi fazer uma instalação nova pois estou com vários paus que não consigo resolver de jeito nenhum. Já tentei emerge -e mais de uma vez e agora estou afim de fazer uma do zero, lindona e limpinha(fiz mil configurações diferentes nesse meio tempo).

Minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Qual CD utilizar?

Temos duas opções se não me engano, Minimal CD e Live CD. Linha de comando é usual pra mim, mas também sou preguiçoso. Esse Live CD funciona bem? Vale apena conferir?

2 - Stages

Pelo que eu li, agora os desenvolvedores recomendam utilizar stage 3. Stage 1 e 2 só para desenvolvimento. Vale apena instalar a partir do stage 1 ou não há ganhos.

3 - Partições (HD de 120GB)

Hoje em dia tenho isto:

SWAP(/swap)(1gb)
ROOT(/) -> ext3
FAT1(30gb)
FAT2(30gb)
WINDOWS(20gb) -> NTFS

Achei ruim pois fique com pouco espaço em cada uma, mas as FATs não tenho como mexer pois não tenho como fazer backup disto. Acho que vou apagar meu Windows, faz mais de ano que eu não booto nele. Estou pensando em algo assim:

SWAP(1gb)
BOOT(100mb) -> ext2
ROOT -> ext3 (Se der vou juntar a Windows aqui... acho que só posso juntar partições consequentes certo?)
FAT1(30gb)
FAT2(30gb)

O que voces acham? Vale apena separar o /home? O /boot é intesessante certo? ext3 ainda é o padrão ou tem coisa melhor?

4 - GRUB ou Lilo

Sempre usei o Lilo, mas se o GRUB for melhor... Acho de dá na mesma, o que vcs acham?

4 - Desktop 3d

Uso o Gnome. Não sei direito como fuciona o Beryl/Compiz... Vale apena? Espero o Compiz Fusion sair? Tava afinzão de apavorar os meus amigos que ainda usam o Windows... :twisted:

Meu hardware é o seguinte:

AMD XP 1900+
1GB RAM
120GB HD
PL Mãe ASUS chipset via
PL Video 128MB NVIDIA falseta MX4000 ou algo parecido...


Valeu ai galera!!!
Back to top
View user's profile Send private message
eljsl
n00b
n00b


Joined: 17 Jul 2007
Posts: 7

PostPosted: Tue Jul 17, 2007 10:38 pm    Post subject: Re: Duvidas sobre como instalar uma versão nova do Gentoo Reply with quote

Olá.

01 - Acho interessante efetuar a instalação através do cd minimo... é muito prático e permite maior flexibilidade na escolha dos aplicativos iniciais...

02 - Stage 3 .

03 - Vou mostrar o que possuo hoje aqui, talvez sirva como ajuda na escolha :

Possuo um hd de 120GB

lsd jsl # fdisk -l

Disk /dev/sda: 120.0 GB, 120034123776 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 14593 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes

Dispositivo Boot Start End Blocks Id System
/dev/sda1 1 1912 15358108+ 7 HPFS ou NTFS
/dev/sda2 1913 11638 78124095 83 Linux
/dev/sda3 * 11639 13583 15623212+ 83 Linux
/dev/sda4 13584 13646 506047+ 82 Linux swap / Solaris

Partição /home = 78 gb
Partição raiz = 15 GB
Swap = +- 512mb

Separar o /home é interessante pois se você tiver que reinstalar o sistema, será facil restaurar suas antigas configurações pessoais e manter seus dados.


04 - Grub

04 - Vale ressaltar que beryl, compiz, compiz fusion , ainda estão em desenvolvimente e muitos problemas ainda ocorrerão até que cheguem há um nível de excelência. Hoje, estou rodando o beryl em minha máquina e poucos problemas tem aparecido.. Vale a pena sim você testar. Lembrando que você também pode instalar o Compiz Fusion. :-) Se seu hardware suporta-lo, faça a instalação.

[]'s Jackson Lopes
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum