Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Gentoo 2007.0 no meu PC será???
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
melSpeedl.ine
n00b
n00b

PostPosted: Fri Jun 08, 2007 8:17 pm    Post subject: Gentoo 2007.0 no meu PC será??? Reply with quote

Boas pessoal.

Pretendo tornar Gentoo 2007.0 x64 o SO oficial no meu PC. As minhas duvidas são s este suporta e tirará partido do hardware que foi especificar embaixo, e quais os melhores drivers para usar com ele.

Descrição do PC:

Intel Core2 Duo 6600
MSI 975X Platinum PowerUp
4GB DDR2 667 Kingston
2 x 250GB Maxtor Sata2 em RAID0 (Intel ICH7)
1 x 320GB Maxtor Sata2
ATI x1950PRO
Realtek HD (Placa de som onboard)
2 ecrãs (CRT MAG 19" e TFT LG 19")
Teclado e rato Logitech Cordless Desktop MX 5000 Laser Bluetooth.

Embora de momento ainda esteja com winxp, é um insulto continuar a sujar os discos com esta amostra de SO. A m$ dia após dia prova que cada vez menos tem capacidade para criar um SO aceitavel que consiga funcionar sem bugs ou com alguma segurança.

Duvidas:

Placa gráfica:
- Será que Linux/Gentoo conseguem colar o ponteiro de performance da placa?(conseguirá ultrapassar winxp??);
- Quais drivers utilizar? A ATI disponibiliza de drivers para Linux. Funcionam? Já ouvi falar que existem drivers opensource. quais as melhor?
- O LiveCD não consegue arrancar completamente porque diz que a grafica não está configurada. Será isso mau sinal?

Discos:
- O kernel suporta RAID0 por hardware em Intel ICH7?? Nas minhas pesquisas diz que sim. E na prática?

Som:
- A Realtek disponibiliza drivers para GNU/Linux, mas pelo que sei o kernel já detecta e põe a funcionar a placa. Vale a pena instalar estes drivers do fabricante?

Teclado e Rato:
- Como já se estava a espera, a Logitech não disponibiliza drivers/software para esta porcaria deste teclado e deste rato (nunca vi um teclado e rato tão caro e tão mau. uma vergonha mesmo). Ouvi falar no KeyTOUCH que activa algumas funcionalidades do teclado. Alguma outra sugestão?

RAM:
- Gentoo 2007.0 x64 não deverá ter problema a gerir isto. Os SO da m$ 32bits só reconhece até 4GB. o kernel linux tb ou é só defeito m$?

Desculpem o testamento. Espero que vocês que vivem com Gentoo à mais tempo possam tirar-me estes fantasmas. Sempre fui um utilizador de Suse, mas esta ultima versão deixou um cadinho a desejar, daí que acho que está na altura d subir de patamar.

Cumps a todos,

Márcio
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva

PostPosted: Thu Jun 14, 2007 11:09 pm    Post subject: Re: Gentoo 2007.0 no meu PC será??? Reply with quote

melSpeedl.ine wrote:

- Será que Linux/Gentoo conseguem colar o ponteiro de performance da placa?(conseguirá ultrapassar winxp??);

Não. Os drivers da ATI são maus em Linux e os open source estão ainda atrás.

melSpeedl.ine wrote:

- Quais drivers utilizar? A ATI disponibiliza de drivers para Linux. Funcionam? Já ouvi falar que existem drivers opensource. quais as melhor?

Experimenta os dois =D Pessoalmente uso os open source numa 9200.

melSpeedl.ine wrote:

- O LiveCD não consegue arrancar completamente porque diz que a grafica não está configurada. Será isso mau sinal?

Bom sinal não é, mas não é catastrófico.

melSpeedl.ine wrote:

- O kernel suporta RAID0 por hardware em Intel ICH7?? Nas minhas pesquisas diz que sim. E na prática?

Há muito poucos (se existir algum) controladores RAID onboard que funcionem por hardware. Maior parte deles não o são e mais vale usar software RAID. Se consegues fazer a gestão do RAID na BIOS ou na configuração do controlador, então tens grandes hipóteses de ser um verdadeiro controlador RAID. Se este não for o caso mais vale usar por software. Aliás, pela experiência que tenho controladores RAID só mesmo caso existam drives hot swappable, de resto o software raid é bem bom senão melhor.

melSpeedl.ine wrote:

- A Realtek disponibiliza drivers para GNU/Linux, mas pelo que sei o kernel já detecta e põe a funcionar a placa. Vale a pena instalar estes drivers do fabricante?

Não.

melSpeedl.ine wrote:

- Como já se estava a espera, a Logitech não disponibiliza drivers/software para esta porcaria deste teclado e deste rato (nunca vi um teclado e rato tão caro e tão mau. uma vergonha mesmo). Ouvi falar no KeyTOUCH que activa algumas funcionalidades do teclado. Alguma outra sugestão?

O que não faltam no forum é howto's de como colocar teclas extra dos logitech a funcionar. Não precisas de drivers, só de ler e de paciência.

melSpeedl.ine wrote:

- Gentoo 2007.0 x64 não deverá ter problema a gerir isto. Os SO da m$ 32bits só reconhece até 4GB. o kernel linux tb ou é só defeito m$?

Só precisas de activar no kernel suporte para mais de 4GB de ram, de resto não tens problema.
Back to top
View user's profile Send private message
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum