Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
rm -rf /etc !! e agora ??
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
casebr
n00b
n00b

PostPosted: Fri Apr 27, 2007 12:28 am    Post subject: rm -rf /etc !! e agora ?? Reply with quote

Pois é galera, fui mais um infeliz mandando pro espaço o meu /etc/ (foi acidente, juro!!), e agora, o que fazer ?
Back to top
View user's profile Send private message
tcunha
Retired Dev
Retired Dev

PostPosted: Fri Apr 27, 2007 1:12 am    Post subject: Reply with quote

Talvez descompactando a /etc de um dos stage3 via livecd. E depois:

Code:
emerge -e world

HTH.
Back to top
casebr
n00b
n00b

PostPosted: Fri Apr 27, 2007 3:02 am    Post subject: Reply with quote

Primeiramente obrigado pela resposta!

Uso gentoo num notebook, portanto acho que seria inviável dar um ''emerge -e world', pois levaria muito tempo... Não seria melhor empacotar todo o sistema (quickpkg) e depois dar um "emerge -ke world" ?
Back to top
tcunha
Retired Dev
Retired Dev

PostPosted: Fri Apr 27, 2007 3:16 am    Post subject: Reply with quote

Ao realizares quickpkg <pkg> na tua actual situação, a binary package iria ficar sem os ficheiros da /etc, já que o quickpkg cria a package de acordo com os ficheiros actuais no filesystem.

Se tiveres disponível outro(s) computador(es) aproveita e experimenta distcc.
Back to top
casebr
n00b
n00b

PostPosted: Fri Apr 27, 2007 8:18 pm    Post subject: Reply with quote

Obrigado pela resposta !

Encontrei um site o qual mostra como recuperar arquivos deletados em partições reiserfs.. pra quem se interessar..
http://www.guiadohardware.net/dicas/recuperando-arquivos-particoes-reiserfs.html
Back to top
thiagonunes
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Thu May 03, 2007 12:11 am    Post subject: Reply with quote

Cara, te desejo muito boa sorte, mas, sem querer azarar, já dei "reiserfsck --rebuild-tree --scan-whole-partition" e me ferrei bunito, a partição já era e nunca mais montou, sorte que não era nada de importante.

Mas supondo que você tenha sucesso e consiga recuperar os arquivos do seu /etc que foram pro espaço, acho difícil que você recupere os nomes também. Então mesmo que você tenha essa "sorte" você terá uma pastinha lost+found com pelo menos uns 2000 arquivos para você verificar 1 por 1.

Além disso suponha que você tenha muita sorte e o reiserfsck consiga recuperar seu /etc apagado com os respectivos nomes, como ele vai saber que deve recuperar apenas o /etc? É bem provável que ele recupere árquivos antigos apagados propositalmente, seja arquivos que você apagou porque não queria mais ou seja de uma versão antiga de algum pacote que foi atualizado com um emerge world. Aí você vai ganhar um sistema repleto de arquivos antigos que não estão ligados a nenhum pacote instalado e que o emerge --depclean ou um emerge world não vão limpar. Aí você vai ter que reinstalar todo o sistema.

Então acho que de qualquer jeito o emerge -e world ainda é a melhor alternativa. Pense bem, já atualiza todo o sistema e ainda te poupa um revdep-rebuild depois. Veja quanto tempo você já perdeu desde o dia 27... Além disso o emerge -e world rodando em background não te impede que você utilize o computador em paralelo :P.

Mas de fato eu também tentaria recuperar os arquivos por curiosidade, mas faça um backup deles antes. Ah, monte a partição como read-only pra fazer o backup, pra garantir que nada vai ser modificado.
http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Maintain_Gentoo_-_%22Best_Practices%22
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum