Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Nova Instalação .. Novas FLAGS para a Variavel USE
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
baldeante
Guru
Guru

PostPosted: Fri Mar 09, 2007 9:53 pm    Post subject: Nova Instalação .. Novas FLAGS para a Variavel USE Reply with quote

Boas,

Finalmente vou tentar reformar o meu velhinho pc ....

Não por um novo, mas para quem utilizou o meu velhinho pc durante tanto tempo um pentium 3 e uma bomba :)

Pensei em copiar o sistema para o novo pc e recompilar tudo de novo mas acho que mais vale fazer uma instalação de novo pois vai levar o mesmo tempo.

Comecei a preparar a variavel USE onde tenho algumas duvidas.

Actualmente tenho apenas fluxbox e XFE utilizando praticamente só o primeiro, desta vez gostava de continuar com o fluxbox pois já não consigo trabalhar sem os menus personalizados mas gostaria de ter uma instalação minima do gnome, estou a pensar utilizar o pacote gnome-light.

Utilizado esta configuração para a variavel USE a compilação vai instalar o gnome completo certo ??

Code:

CPU="fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 mmx fxsr sse up"
SYSTEM="apm dga hal aoss"
GENERAL="x86 fam samba java bzip2 symlink spell libedit zlib unicode fbcon"
FILESUPPORT="jpeg gif tiff png pdf xml xml2 mp3 mad vidix asf win32codecs aac xvid"
MEDIAUSE="alsa real gstreamer"
XUSE="truetype X new-login xorg xv opengl"
KDEUSE="-kde -arts -qt -qt3 -qt4"
GNOMEUSE="gtk cairo glitz gnome"
INTERNET="mozilla firefox nsplugin"
NOTUSE=" -ipv6 -eds -gtk2"

USE="${CPU} ${SYSTEM} ${GENERAL} ${FILESUPPORT} ${MEDIAUSE} ${XUSE} ${KDEUSE} ${GNOMEUSE} ${INTERNET} ${NOTUSE}"

Tenho ainda alguma questoes relativament a utilização as seguintes FLAGS :

aoss = Add support for media-libs/alsa-oss - playing sounds from browser via OSS emulation

Utilizando alsa preciso de "aoss" para ter audio no browser ??? A emulação para oss é mesmo necessaria ??? Sei que tenho no meu actual PC mas a duvida persiste ....

nsplugin = Builds plugins for Netscape compatible browsers

É necessario utilizar esta FLAG para utilizar plugins ou apenas para os criar ???

Em qualquer das formas suponho que não é necessario utilizar a FLAG na linha USE para que o mozilla ou o firefox utilizem plugins certo ???

Java = Adds support for Java

Posso utilizar esta FGLAG apenas para os browsers e para o openoffice ou e mesmo melhor coloca-la na para utilização geral na linhas USE ??

Desculpem as perguntas mas desde que instalei o meu PC que so instalei gento uma vez pois nunca nenhum dos PC's deu problemas que me obrigassem a reinstalar o sistema e já lá vão quase 3 anos ...
thiagonunes
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sun Mar 11, 2007 7:47 am    Post subject: Re: Nova Instalação .. Novas FLAGS para a Variavel USE Reply with quote

Cara, que complicação esse seu post, é melhor antes explicar o que eu faço.

Quando instalo um gentoo do zero eu não configuro nenhuma USE, mas sempre que eu vou instalar alguma coisa eu faço um emerge -pv <pacote> antes. Assim eu vejo tudo que é dependência e todas as uses que serão habilitadas ou não. Se me interessa [des]habilitar alguma USE eu primeiro penso se é mais em conta fazer no make.conf ou no packages.use, depois faço as alterações necessárias e rodo o emerge -pv <pacote> dinovo para ver o resultado. Se me agrada eu tiro o -pv e mando ver.

Mas...

baldeante wrote:
Pensei em copiar o sistema para o novo pc e recompilar tudo de novo mas acho que mais vale fazer uma instalação de novo pois vai levar o mesmo tempo.

Eu acho mais divertido copiar o sistema e recompilar, pois você mantém suas configurações, pode usar o computador enquanto recompila e ainda mantém sua já tão experiente instalação.

Quote:
Comecei a preparar a variavel USE onde tenho algumas duvidas.

Actualmente tenho apenas fluxbox e XFE utilizando praticamente só o primeiro, desta vez gostava de continuar com o fluxbox pois já não consigo trabalhar sem os menus personalizados mas gostaria de ter uma instalação minima do gnome, estou a pensar utilizar o pacote gnome-light.

A única diferença é o espaço ocupado na HD, pois o gnome é o mesmo. A diferença do pacote gnome-light é que ele instala o gnome apenas com os pacotes essenciais.

Quote:
Utilizado esta configuração para a variavel USE a compilação vai instalar o gnome completo certo ??

Bom, já respondi. Quer um gnome completo instale o gnome mesmo, a performance é a mesma e imagino que seja satisfatória num pentium3.

Quote:

Code:

CPU="fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 mmx fxsr sse up"
SYSTEM="apm dga hal aoss"
FILESUPPORT="jpeg gif tiff png pdf xml xml2 mp3 mad vidix asf win32codecs aac xvid"

USE="${CPU} ${SYSTEM} ${GENERAL} ${FILESUPPORT} ${MEDIAUSE} ${XUSE} ${KDEUSE} ${GNOMEUSE} ${INTERNET} ${NOTUSE}"

Gostei da organização do seu make.conf, mas você colocou um monte de flags de USE que não existem na variável CPU.

Quote:
Tenho ainda alguma questoes relativament a utilização as seguintes FLAGS :

aoss = Add support for media-libs/alsa-oss - playing sounds from browser via OSS emulation

Utilizando alsa preciso de "aoss" para ter audio no browser ??? A emulação para oss é mesmo necessaria ??? Sei que tenho no meu actual PC mas a duvida persiste ....

Colocando essa flag de use solta assim não da pra dizer nada, o certo é você perguntar se vale a pena ativar num pacote que use ela, o firefox não usa, então isso não vai fazer diferença pra ele. No entanto, emulação de oss é sempre bom habilitar.

Quote:
nsplugin = Builds plugins for Netscape compatible browsers

É necessario utilizar esta FLAG para utilizar plugins ou apenas para os criar ???

Para utilizar mesmo, habilite se quizer flash, java ou outros.

Quote:
Em qualquer das formas suponho que não é necessario utilizar a FLAG na linha USE para que o mozilla ou o firefox utilizem plugins certo ???

Sim, é necessário, mas você está fazendo uma confusão. Rode um emerge -pv mozilla-firefox e você verá que o firefox não possui essa USE, quem possui são os pacotes que instalam flash, java e outros (acroread por exemplo). Então habilite essa USE nos pacotes netscape-flash, sun-jdk, acroread e outros se quizer que eles instalem também o plugin do navegador, senão você não terá o suporte a java dentro do firefox mesmo tendo a máquina virtual java instalada.

Quote:

Java = Adds support for Java

Posso utilizar esta FGLAG apenas para os browsers e para o openoffice ou e mesmo melhor coloca-la na para utilização geral na linhas USE ??

Os browsers não possuem essa USE pois quem instala o plugin de java é o pacote sun-jdk com a use nsplugin habilitada.

Já o openoffice pode fazer umas frescuras a mais com a USE java habilitada, mas nada de mais. Tendo em vista que java hoje é muito utilizado é bom habilitar no make.conf.

Quote:
Desculpem as perguntas mas desde que instalei o meu PC que so instalei gento uma vez pois nunca nenhum dos PC's deu problemas que me obrigassem a reinstalar o sistema e já lá vão quase 3 anos ...

Parabéns, um dia eu chego lá também.

Então eu recomendo que continue com essa sua instalação de gentoo, apenas troque de máquina. Ela deve funcionar normalmente num pc melhor. Aí é só trocar o MARCH no make.conf e deixar fluir. Você pode fazer um "nice emerge -e world" para recompilar todo o sistema com o MARCH mais novo e continuar usando o computdor enquanto isso ou deixar que as atualizações dos pacotes façam isso naturalmente com o tempo. Mas reinstalar do zero eu realmente não vejo necessidade.

Leia o 3º link na minha assinatura, ele tem coisas interessantes pra você. Imagino que você conheça a documentação do portage (o 2º link), mas acho que você não está usando todos os recursos que ele lhe dá. Acho o equery muito útil para a visualização dessas USEs.

Bom, é isso.

Boa sorte.
http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Maintain_Gentoo_-_%22Best_Practices%22
Back to top
View user's profile Send private message
baldeante
Guru
Guru

PostPosted: Mon Mar 12, 2007 9:38 am    Post subject: Reply with quote

Code:

SYSTEM="apm dga hal aoss hardened userlocales glibc-omitfp"

Obrigado pela resposta foi uma boa ajuda relativamente as USE, as configurações do meu antigo computador estavam a precisar de uma arrumação ... ainda para mais tinha praticamente todas as bibliotecas do glibc instaladas ( :? :? ) se bem que passei os olhos pelas instruçoes de como as remover mas acabei por adicionar mais duas use indicadas para a gestao do glibc e comecei uma instalação a partir stage1.

Estive a ver o meu pc e tenho restos do KDE GNOME XFCE blackbox etc ...... fora alguns pacotes que nao uso mas que insistem em la estar, por exemplo estive mais de uma semana a tentar retirar o GPM coisa que não utilizo mas insiste em la estar ....

Tambem tenho kernel 2.4 e ja que tenho de passar pelo processo de actualização para o kernel 2.6 faco tudo de raiz ....

Mas a ideia de continuar a utilizar o pc é interessante se bem que agora o novo LiveCd do Gentoo deixou-me mais descansado ... o teclado em ingles foi estranho no inicio, a muito tempo que não procurava o sitio da barra (/) para o teclado ingles ....

O terceiro link da tua assinatura merece alguma leitura já os outros são como dizias, pouco de novo tem neste momento ....
baldeante
Guru
Guru

PostPosted: Mon Mar 12, 2007 7:24 pm    Post subject: Reply with quote

Quote:

Gostei da organização do seu make.conf, mas você colocou um monte de flags de USE que não existem na variável CPU.

Não posso ficar com o credito da organização, simplesmente dei de caras com um exemplo na net desta organização so ajustei as minhas necessidades, mas fica realmente muito mais bem organizado e facil de alterar.

Estive e confirmar as flags do CPU, o processador suporta-as todas se calhar ate nem existem mas das duas vezes que fiz instalação anteriormente simplesmente copiei as flags do cpuid para a linha USE e como nunca tive problemas desta vez fiz o mesmo ....

Code:

livecd root # cat /proc/cpuinfo
processor       : 0
vendor_id       : GenuineIntel
cpu family      : 6
model           : 8
model name      : Pentium III (Coppermine)
stepping        : 10
cpu MHz         : 996.787
cache size      : 256 KB
fdiv_bug        : no
hlt_bug         : no
f00f_bug        : no
coma_bug        : no
fpu             : yes
fpu_exception   : yes
cpuid level     : 2
wp              : yes
flags           : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 mmx fxsr sse up
bogomips        : 1995.79

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum