Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Dúvidas sobre o make.conf
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
feliperg
n00b
n00b

PostPosted: Sat Feb 24, 2007 6:41 am    Post subject: Dúvidas sobre o make.conf Reply with quote

Opa galera,
to começando hoje com o Gentoo.
Resolvi instalá-lo pra tentar me forçar a aprender Linux a fundo.
Tendo em vista que sou um usuário do Ubuntu que, não configuro nada do sistema. :P

Essas paradas de CFLAGS, CHOST, variáveis de USE... nunca tinha nem ouvido falar antes de pegar o handbook pra instalar o sistema. :|
Tentei configurar meu make.conf da melhor maneira possível, mas provavelmente não está grande coisa.

Olha ele ai:
Code:
# These settings were set by the catalyst build script that automatically built this stage
# Please consult /etc/make.conf.example for a more detailed example
CFLAGS="-O2 -march=prescott -pipe -fomit-frame-pointer"
CHOST="i686-pc-linux-gnu"
CXXFLAGS="${CFLAGS}"
MAKEOPTS="-j2"

GENTOO_MIRRORS="http://ftp.ucsb.edu/pub/mirrors/linux/gentoo/ http://www.las.ic.unicamp.br/pub/gentoo/ http://ftp.belnet.be/mirror/rsync.gentoo.org/gentoo/ "

SYNC="rsync://rsync.namerica.gentoo.org/gentoo-portage"

LINGUAS="pt_BR"
LANG="pt_BR"
CCACHE_SIZE="512M"
FEATURES="ccache"
INPUT_DEVICES="keyboard mouse"

USE="X cups gdbm gpm libg++ nptl nptlonly ppds unicode aac aalib acpi aim alsa apm bash-completion bzip2 caps clamav
     dri dvd dvdr eds encode cdr firefox dbus -qt3 -qt4 -kde gnome gtk2 mp3 ogg vorbis vesa ffmpeg ftp hal imap java
     javascrip jabber jpeg jpeg2k ldap lm_sensors mad matroska matrox mpeg mplayer msn opengl oss pdf png posix python
     usb v4l videos win32codecs xine xinerama xml xprint xvid nfs beagle gdl libburn tote chm galago ole thunderbird
     odk sound webdav enscript branding hddtemp gmail pop real mp4 asf xvmc midi ifp network mpeg2 idle sensord xorg
     cairo vcd"

Não faço nem idéia se configurei variáveis suficientes; se as que configurei fiz certo; gostaria que vcs me dessem uma ajuda nisso, se puderem.
Eu pretendo instalar o X e o GNOME em breve e depois utilizar o sistema pra estudar. Será que com esse make.conf dá ou tenho q mudar muita coisa? :?

Já vou pedindo desculpas pelo post enorme e já agradeço a quem puder me ajudar :wink:
[]'s
Back to top
View user's profile Send private message
thiagonunes
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sat Feb 24, 2007 7:21 am    Post subject: Re: Dúvidas sobre o make.conf Reply with quote

feliperg wrote:
Opa galera,
to começando hoje com o Gentoo.

Ah! Isso ja me aconteceu uma vez :P.

Quote:

Resolvi instalá-lo pra tentar me forçar a aprender Linux a fundo.
Tendo em vista que sou um usuário do Ubuntu que, não configuro nada do sistema. :P

Cada um segue o caminho que prefere, eu era um feliz usuário de Debian até minha curiosidade me fez instalar um gentoo e ele ta aqui rodando ja faz mais de 1 ano e meio. O que aconteceu é que a filosofia do gentoo me proporcionou coisas que o debian não me dava, e eu gostei delas, mas nem todo mundo gosta. Esse mundo tem espaço pra todo mundo, de kurumin a gentoo.

Quote:

Essas paradas de CFLAGS, CHOST, variáveis de USE... nunca tinha nem ouvido falar antes de pegar o handbook pra instalar o sistema. :|
Tentei configurar meu make.conf da melhor maneira possível, mas provavelmente não está grande coisa.

Olha ele ai:
Code:
# These settings were set by the catalyst build script that automatically built this stage
# Please consult /etc/make.conf.example for a more detailed example
CFLAGS="-O2 -march=prescott -pipe -fomit-frame-pointer"
CHOST="i686-pc-linux-gnu"
CXXFLAGS="${CFLAGS}"
MAKEOPTS="-j2"

GENTOO_MIRRORS="http://ftp.ucsb.edu/pub/mirrors/linux/gentoo/ http://www.las.ic.unicamp.br/pub/gentoo/ http://ftp.belnet.be/mirror/rsync.gentoo.org/gentoo/ "

SYNC="rsync://rsync.namerica.gentoo.org/gentoo-portage"

LINGUAS="pt_BR"
LANG="pt_BR"
CCACHE_SIZE="512M"
FEATURES="ccache"
INPUT_DEVICES="keyboard mouse"

USE="X cups gdbm gpm libg++ nptl nptlonly ppds unicode aac aalib acpi aim alsa apm bash-completion bzip2 caps clamav
     dri dvd dvdr eds encode cdr firefox dbus -qt3 -qt4 -kde gnome gtk2 mp3 ogg vorbis vesa ffmpeg ftp hal imap java
     javascrip jabber jpeg jpeg2k ldap lm_sensors mad matroska matrox mpeg mplayer msn opengl oss pdf png posix python
     usb v4l videos win32codecs xine xinerama xml xprint xvid nfs beagle gdl libburn tote chm galago ole thunderbird
     odk sound webdav enscript branding hddtemp gmail pop real mp4 asf xvmc midi ifp network mpeg2 idle sensord xorg
     cairo vcd"

Não faço nem idéia se configurei variáveis suficientes; se as que configurei fiz certo; gostaria que vcs me dessem uma ajuda nisso, se puderem.
Eu pretendo instalar o X e o GNOME em breve e depois utilizar o sistema pra estudar. Será que com esse make.conf dá ou tenho q mudar muita coisa? :?

Já vou pedindo desculpas pelo post enorme e já agradeço a quem puder me ajudar :wink:
[]'s

Ta beleza mesmo teu make.conf, apenas dois detalhes:

1- Eu uso na variável GENTOO_MIRRORS o distfiles.gentoo.org e o gentoo.osuosl.org, são os dois mais rápidos que já vi, mas não conheço esses que você colocou. Também uso o www.las.ic.unicamp.br/pub/gentoo nos horários não comerciais ou nos fins de semana, aí ele que é o mais rápido.

2- Notei que você setou um quantidade de USEs bem grande, o que deve ter dado trabalho. Nenhum problema, mas com o tempo eu aprendi que com hábitos certos só é necessário setar as USEs necessárias e quando forem necessárias.

Já que você é novo por aqui posso lhe dar a dica de entrar na lista de discussão de usuários brasileiros de gentoo, lá o pessoal sabe bastante e responde rápido, é uma lista com um bom fluxo de email e informações interessantes. É só mandar um mail pra gentoo-user-br+subscribe@lists.gentoo.org .

Por último eu deixo o recado que você preste atenção na minha assinatura aqui em baixo, são 3 links que cansei de dizer para os novatos (e alguns não tão novatos).

Bom, é isso. Boa sorte com o gentoo e conte com nossa ajuda.
http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Maintain_Gentoo_-_%22Best_Practices%22
Back to top
feliperg
n00b
n00b

PostPosted: Sat Feb 24, 2007 2:44 pm    Post subject: Reply with quote

Vlw pela resposta thiagonunes! :D

Pois é cara, com meu Ubuntu eu não fazia nada no sistema!
Nunca nem tinha compilado um kernel, fiz isso a primeira vez durante a instalação.
Aos poucos acho que dá pra começar a entender...

Quanto ao make.conf:
Quote:
1- Eu uso na variável GENTOO_MIRRORS o distfiles.gentoo.org e o gentoo.osuosl.org, são os dois mais rápidos que já vi, mas não conheço esses que você colocou. Também uso o www.las.ic.unicamp.br/pub/gentoo nos horários não comerciais ou nos fins de semana, aí ele que é o mais rápido.

Só coloquei esses porque durante a instalação eu achei pela net alguém que disse que esse era um dos mais rápidos. Quando eu o utilizei pra baixar a Stage e o snapshot do Portage ele foi mais rápido do que os mirrrors que eu tinha selecionado antes, o da Unicamp e um da Califórnia.
Testarei esses que vc falou! Vlw pela dica!

Quote:
2- Notei que você setou um quantidade de USEs bem grande, o que deve ter dado trabalho. Nenhum problema, mas com o tempo eu aprendi que com hábitos certos só é necessário setar as USEs necessárias e quando forem necessárias.

Cara, essa foi uma das minhas grandes dúvidas!
Eu não tinha certeza de como isso funcionava... acabei lendo todo o conteúdo dessa página.
Se eu colocar poucas USEs; quando eu precisar instalar algo e o programa não instalar devido a falta de alguma USE como eu vou saber quais setar para que eu possa instalá-lo?

Vlw pela dica da lista de discussão! Com certeza me inscreverei!
Quanto aos links da sua assinatura, o handbook eu imprimi ele todo antes de fazer a instalação
A página do wiki já darei uma olhada e ver oq posso aprender. :P

Mais uma vez obrigado pela ajuda!
[]'s
Back to top
feliperg
n00b
n00b

PostPosted: Sun Feb 25, 2007 2:08 am    Post subject: Reply with quote

Andei lendo o manual do Gentoo e descobri como saber quais USEs cada pacote aceita.

Mas me surgiu outra dúvida: o número de USEs declaradas no make.conf pode ser bem pequena desde que quando eu rode emerge eu declare uma variavel dizendo quais opções eu quero? Ou ainda, eu posso nem sequer setar qualquer variável USE no make.conf?

Já deixo meus agradecimentos. :)
[]'s
Back to top
thiagonunes
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sun Feb 25, 2007 4:48 am    Post subject: Reply with quote

feliperg wrote:
Aos poucos acho que dá pra começar a entender...

Claro, tudo ao seu tempo.

Quanto as USEs:
Quote:

Cara, essa foi uma das minhas grandes dúvidas!

Quando eu instalei pelas primeiras vezes eu também levava um tempão escolhendo as USEs, depois eu aprendi que não precisava perder tempo com isso.

Quote:

Eu não tinha certeza de como isso funcionava... acabei lendo todo o conteúdo dessa página.

O conteúdo dessa página você também pode encontrar em /usr/portage/profiles/use* .

Quote:

Se eu colocar poucas USEs; quando eu precisar instalar algo e o programa não instalar devido a falta de alguma USE como eu vou saber quais setar para que eu possa instalá-lo?

Dificilmente algum programa não instala por falta de alguma USE pois o propósito das USes é habilitar alguma opção em tempo de compilação do programa, então o que pode acontecer é de algum recurso do programa ficar desabilitado e não estar disponível quando você for usar o programa (por exemplo, o gimp não conseguir abrir e salvar imagens jpeg porque a USE jpeg estava desabilitada quando ele foi compilado e isso fez com que o portage rodasse o configure do gimp com a opção --without-jpeg; ou coisa assim).

Mas de fato pode acontecer de algum programa não compilar por falta de alguma USE, e são dois os casos onde isso pode ocorrer. Primeiro quando de fato a própria ebuild detectar que algum aspecto de seu sistema faz com ela precise de alguma USE que está desativada ativada (agora não sei dar um exemplo disso) ou quando ela detectar que alguma outra ebuild da qual ela depende foi compilada sem suporte a alguma coisa que ela precisa (por exemplo o gtk+ para ser compilado necessita que o pacote cairo tenha sido compilado com a USE X ativada). Quando isso acontecer você fique tranquilo porque a compilação irá parar nesse momento e lhe avisará da necessidade dessa USE ativada, aí é só ativar e compilar dinovo. Outro caso que pode acontecer é quando algum programa dá um erro em alguma parte da compilação. Outro dia ajudei um cara que estava com problemas para compilar o imagemagick, ao postar seu erro eu vi que esse erro acontecia quando o imagemagick estava compilando alguma coisa relacionada a perl, então eu disse pra ele desabilitar a USE perl no imagemagick (por sorte o imagemagick tinha essa USE) e funcionou, isso porque com essa USE desabilitada a compilação do imagemagick não entrou mais nessa parte e por sorte ela não encomodou em nenhum outro lugar. Esses problemas é que são realmente chatos de resolver e o cara esse de fato não resolveu, apenas burlou o erro.

Quote:

Vlw pela dica da lista de discussão! Com certeza me inscreverei!
Quanto aos links da sua assinatura, o handbook eu imprimi ele todo antes de fazer a instalação
A página do wiki já darei uma olhada e ver oq posso aprender. :P

Beleza, mas não esquece de ler a parte 3 do handbook também, mas não tem pressa pra isso, deixa pra depois que você estiver acostumado com o que diz na parte 2. Se não entender alguma coisa não se estresse, leia de novo um tempo depois.

Quanto ao howto do wiki o mais importante é adquirir o hábito de usar as opções --pretend e --verbose do emerge antes de instalar qualquer coisa, assim você pode ver as USEs que serão ativadas quando o pacote for compilado. Desde que adquirí esse hábito eu não mais me preocupei com USEs na instalação pois sempre que eu vou instalar alguma coisa eu uso essas opções e vejo o que a ebuild quer ativar ou não e acerto na hora se precisar. Dependendo da USE você pode ver se é mais util colocar ela no make.conf ou apenas no packages.use, geralmente eu coloco no make.conf mesmo (se você ainda não conhece o packages.use não se preocupe, você será apresentado a ele no capítulo 2 ou 3 do handbook.

Também não se baseie por muito tempo no handbook impresso pois ele sofre constantes atualizações. Inclusive devo avisa-lo que a maioria da documentação traduzida para pt_br está desatualizada (inclusive o handbook), então procure usar as documentações em inglês mesmo. Você pode ver se algum doc está desatualizado observando o aviso na parte superior da barra azul na esquerda, se falar sobre a última atualização da versão original é porque o doc está desatualizado. Você vai entender quando ver.

Bom, acho que era isso. Qualquer coisa é só perguntar.
Back to top
thiagonunes
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sun Feb 25, 2007 5:32 am    Post subject: Reply with quote

feliperg wrote:
Andei lendo o manual do Gentoo e descobri como saber quais USEs cada pacote aceita.

Mas me surgiu outra dúvida: o número de USEs declaradas no make.conf pode ser bem pequena desde que quando eu rode emerge eu declare uma variavel dizendo quais opções eu quero? Ou ainda, eu posso nem sequer setar qualquer variável USE no make.conf?

Já deixo meus agradecimentos. :)
[]'s

Assim, você em algum momento deve aprender como funciona o profile. Eu posso lhe mostrar alguma coisa agora. Vá em /usr/portage/profiles, lá você notará que existem profiles para diversas plataformas onde o portage roda, entre em default-linux. Agora você vai ver pastas para várias arquiteturas onde o linux roda, entre em x86. Agora você vê profiles mais específicos relativos a versão do gentoo. Dê um ls /etc/make.profile para ver para onde esse link aponta, esse é o profile que você usa. Entre na pasta apontada pelo make.profile que lá você verá um arquivo chamado make.defaults. Observe que o conteúdo desse arquivo define as USEs padrões do seu sistema, ou seja, mesmo que você não tenha definido USE qualquer no make.conf essas USEs irão valer para o seu sistema. Portanto no make.conf você apenas precisa definir as que não estão definidas ou desativar alguma que já está definida, não faça alterações nesse arquivo porque ele será sobrescrito no próximo emerge --sync, as alterações no make.conf sobrepoem as do make.defaults.

Além disso você pode definir em linha de comando alguma variável do portage, por exemplo: USE=jpeg emerge gimp

Porém isso não é recomendável porque na próxima compilação dessa ebuild essa USE não estará ativada, então se você ativar assim e depois esse pacote for compilado no meio de uma trosoba de outros pacotes porque você rodou um emerge world ele vai ficar sem esse suporte.
Back to top
feliperg
n00b
n00b

PostPosted: Mon Feb 26, 2007 3:10 pm    Post subject: Reply with quote

Vlw mesmo pela ajuda thiagonunes! :P
Me esclareceu várias dúvidas.

[]'s
Back to top