Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Dúvida sobre Gentoo em SMP
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
BaYGoN
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 21 Sep 2004
Posts: 109
Location: Brasília - DF (Brasil)

PostPosted: Thu Sep 28, 2006 1:07 pm    Post subject: Dúvida sobre Gentoo em SMP Reply with quote

Olá a todos.
Ontem fiz um upgrade de processador no meu computador para um Athlon X2, e gostaria de tirar uma dúvida com vcs.

E ela é a seguinte: Para que meus programas façam uso de ambos os cores, eu preciso recompilar todo o system e o world, ou basta adicionar suporte SMP no kernel e configurar a opção MAKEOPTS, no make.conf, para 3 ou + compilações paralelas?

Meu kernel atual já está compilado com suporte a SMP. (Agora são dois Tux aparecendo no boot :D )

Não gostaria de ter que recompilar tudo novamente pois, semana passada atualizei meu gcc para 4.1.1 e levou quase 24 horas para completar a recompilação de todo o sistema, com meu antigo single core.

Grato pela atenção.
BaYGoN
_________________
Linux User #433896
HP DV6-6190US / Linux 3.4.6-pf #1 SMP PREEMPT Fri Aug 10 13:19:26 BRT 2012 x86_64 Intel(R) Core(TM) i7-2630QM CPU @ 2.00GHz GenuineIntel GNU/Linux
"The destiny of every guru is to be a noob for eternity"
Back to top
View user's profile Send private message
nunogt
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 08 Dec 2004
Posts: 134
Location: Lisbon, Portugal

PostPosted: Fri Sep 29, 2006 1:48 am    Post subject: Reply with quote

Não é necessário recompilar o teu sistema todo. Esse procedimento apenas deve ocorrer quando fazes um upgrade ao GCC, para que o sistema se mantenha são. Usar programas compilados com diferentes versões do gcc num mesmo sistema pode conduzir a comportamentos imprevisiveis, falhas ao carregar programas ou bibliotecas, etc., daí teres que recompilar o sistema todo quando actualizaste a semana passada.

Os teus programas não sabem, nem querem saber (a menos que contenham optimizações especificas para isso) de dual core. O unico que tem que saber é o kernel, e se o suporte a SMP está activado, está tudo em ordem. Ele vai detectar e fazer uso de ambos os nucleos do teu processador.

Quanto ao MAKEOPTS, a minha sugestão é que o incrementes para MAKEOPTS="-j4", visto que o teu processador agora obtem ganhos consideraveis em paralelismo.

Sugiro também que actualizes para o novo kernel 2.6.18 assim que este for marcado "stable" na portage, pois contem uma nova e mais eficiente implementação de SMP chamada "SMPnice" (mais info em http://lwn.net/Articles/186438/ ).

Já agora acrescento também que apesar de teres um processador com suporte para 64bit, a menos que mudes o teu profile de x86 para amd64, estarás a correr tudo nuns "ordinários" 32bit :P.
Back to top
View user's profile Send private message
BaYGoN
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 21 Sep 2004
Posts: 109
Location: Brasília - DF (Brasil)

PostPosted: Fri Sep 29, 2006 2:24 pm    Post subject: Reply with quote

Obrigado pela resposta, nuno.

Irei mudar o MAKEOPTS de acordo com sua sugestão e fazer alguns testes de performance. Eu coloquei -j3 por via de regra (N°deCPUs +1). Quanto ao kernel, eu sempre uso a última versão "instável" no portage do ck-sources. Nunca tive problemas usando tais versões.

E quanto a 64bits, eu já uso desde que estou com o Athlon 64. :D

Pra mim agora, só falta mudar o profile para 2006.1.

[]'s
_________________
Linux User #433896
HP DV6-6190US / Linux 3.4.6-pf #1 SMP PREEMPT Fri Aug 10 13:19:26 BRT 2012 x86_64 Intel(R) Core(TM) i7-2630QM CPU @ 2.00GHz GenuineIntel GNU/Linux
"The destiny of every guru is to be a noob for eternity"
Back to top
View user's profile Send private message
nunogt
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 08 Dec 2004
Posts: 134
Location: Lisbon, Portugal

PostPosted: Fri Sep 29, 2006 7:42 pm    Post subject: Reply with quote

BaYGoN wrote:
Obrigado pela resposta, nuno.

De nada :)
BaYGoN wrote:
Eu coloquei -j3 por via de regra (N°deCPUs +1).

Sim, essa regra ainda se aplica. Aos olhos do kernel agora tens 2 CPUs (um por cada nucleo), daí a minha sugestão. Suponho que não faça muita diferença ter j3 ou j4, mas era o que eu poria se tivesse dual core. Se chegares a fazer os testes de performance diz qualquer coisa, também tenho essa curiosidade.

Abraço.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum