Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Não consigo logar como root e mais algumas perguntas
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
LuisCO
n00b
n00b

PostPosted: Tue Aug 15, 2006 2:35 pm    Post subject: Não consigo logar como root e mais algumas perguntas Reply with quote

Consegui uma documentação para instalar uma placa de video Geforce (o que não deu certo), nesta documentação pede para adicionar "nvidia" na USE e depis disso fazer emerge -uD newuse world, segui a documentação, porém não consegui fazer a placa funcionar, até ai tudo normal.

A questão é que hoje quando liguei o micro não consigo logar, inicia mas quando chega o momento onde devo colocar usuário e senha ele não reconhece "root", como não criei outro usuário não sei o que fazer.

Não tenho ideia de como aconteceu e de como resolver, fico grato se alguem puder ajudar
______________________________________________________________________________________________________________________

Alguem poderia me explicar como renomear e alterar o lugar de arquivos e pastas em modo texto???

______________________________________________________________________________________________________________________

Erro com a placa Geforce não sei se é relevante mas é uma Geforce4 MX 4000

modprobe: FATAL: Error inserting nvidia (/lib/modules/2.6.17-gentoo-r4/video/nvidia.ko): Unknown symbol in module or unknown parameter
Fiz emerge nvidia-glx.

Desde já agradeço a colaboração
Back to top
View user's profile Send private message
grajagan
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Wed Aug 16, 2006 12:32 am    Post subject: Reply with quote

renomear arquivos:
mv nome.txt nomenovo.txt

fazer cópia com outro nome:
cp nome.txt nomenovo.txt

renomear pastas:
mv nomepasta/ nomepastanovo/

copiar com outro nome:
cp -r nomepasta/ nomepastanovo/

E tu deveria ter criado um usuário normal já na instalação! Quanto ao driver da placa de vídeo, dá uma olhada aqui pra ver se ajuda: http://gentoo-wiki.com/HOWTO_nVidia_Drivers
Back to top
gentooadm
n00b
n00b

PostPosted: Wed Aug 16, 2006 8:36 pm    Post subject: Re: Não consigo logar como root e mais algumas perguntas Reply with quote

LuisCO wrote:
Consegui uma documentação para instalar uma placa de video Geforce (o que não deu certo), nesta documentação pede para adicionar "nvidia" na USE e depis disso fazer emerge -uD newuse world, segui a documentação, porém não consegui fazer a placa funcionar, até ai tudo normal.

A questão é que hoje quando liguei o micro não consigo logar, inicia mas quando chega o momento onde devo colocar usuário e senha ele não reconhece "root", como não criei outro usuário não sei o que fazer.

Não tenho ideia de como aconteceu e de como resolver, fico grato se alguem puder ajudar

Alguem poderia me explicar como renomear e alterar o lugar de arquivos e pastas em modo texto???

Erro com a placa Geforce não sei se é relevante mas é uma Geforce4 MX 4000

modprobe: FATAL: Error inserting nvidia (/lib/modules/2.6.17-gentoo-r4/video/nvidia.ko): Unknown symbol in module or unknown parameter
Fiz emerge nvidia-glx.

Desde já agradeço a colaboração

para resolve a questão do usuario , so entra com um livecd , monta a partição , e dar um chroot na partição, ai muda senha do root #passwd root , ou cria usuario adduser nomeusuario.
jmbsvicetto
Moderator
Moderator

PostPosted: Wed Aug 16, 2006 10:53 pm    Post subject: Reply with quote

Boas.

O erro com o driver da nVidia pode ser causado por a versão do GCC usado para compilar o kernel e o driver não ser a mesma. Tendo em conta que fez um emerge -uD world, sugeria:
Code:
# emerge -av nvidia-kernel
# cd /usr/src/linux
# make && make modules_install

Não se esqueça de copiar o kernel para /boot, de actualizar o boot loader e de reiniciar a máquina.

Your twisted, but hopefully friendly daemon.
AMD64 / x86 / Sparc Gentoo
Help answer || emwrap.sh
Back to top
LuisCO
n00b
n00b

PostPosted: Sat Aug 19, 2006 1:26 pm    Post subject: Reply with quote

Primeiro quero agradecer a ajuda de todos.

Fiz varias tentativas até que me aconselharam a copiar o /etc do micro que já esta funcionando para este que estou instalando. Depois disso nada mais consegui fazer.

Como esta é minha primeira tentativa de instalação "solo", pois no micro que esta funcionando tive muita ajuda de amigos que aqui vieram, acho que irão acontecer problemas mesmo.
Tenho enfrentado alguns problemas de interpretação em algumas documentações e dicas, por exemplo:
No momento de carregar ou ligar o gentoo carrega rede 8139cp e eu na verdade tenho uma 8139too, a dica conseguida é bem pratica, mas, por falta de conhecimento eu acabo ficando travado.
"Dica: este é um erro conhecido, o que deve fazer é ir até "drivers" e renomear 8139cp para 8139too ira funcionar corretamente. Eu costumo fazer uma copia da 8139cp como backup antes de renomear."
A questão é que não sei chegar onde a dica pede, a maneira de renomear e mover o grajagan esclareceu aqui mesmo.

Bom esclarecida minha atual situação de ignorancia vou explicar o que eu fiz.
Comecei tudo do zero, para evitar problemas fazendo "emerge newuse", já deixei tudo pronto antes de chegar à nvidia. Foi tudo bem sem erro nenhum, porém quando fiz "modprobe nvidia" a segunte mensagem apareceu:
"FATAL: could not load /lib/modules2.6.12-gentoo-r6 modules.dep", a questão é que dentro de lib/modules eu tenho 2.6.17-gentoo-r4, acredito que tenha que redirecionar alguma coisa.
Não sei como redirecionar ou o que redirecionar para saber se desta vez funcionou.

Me desculpo pelo tamanho do comentário e mais uma vez agradeço a colaboração
Back to top
jmbsvicetto
Moderator
Moderator

PostPosted: Sat Aug 19, 2006 2:54 pm    Post subject: Reply with quote

LuisCO,

em relação ao driver para a RTL-8139 faça o seguinte:
Code:
# cd /usr/src/linux
# make menuconfig

Dentro de Device Drivers ---> Network device support ---> Ethernet (10 or 100Mbit) escolha como módulos <M> os drivers para a RealTek RTL-8139 C+ PCI Fast Ethernet Adapter support e para a RealTek RTL-8129/8130/8139 PCI Fast Ethernet Adapter support.
Depois compile o kernel, faça cópia para o /boot e actualize o boot loader:
Code:
# make && make modules_install
# cp .config /boot/config-<version>-gentoo
# cp arch/<arch>/boot/bzImage /boot/kernel-<version>-gentoo
# nano -w /boot/grub/grub.conf

Não se esqueça de substituir <version> com a versão do kernel e <arch> com a sua arquitectura - x86, amd64, etc. Por fim, para testar cada um dos módulos deve fazer:
Code:
# modprobe <module>
# dmesg | tail
# ifconfig -a

O nome dos módulos são 8139too e 8139cp. Deve carregar um módulo de cada vez. Para remover um módulo deve fazer rmmod <module>. Quando descobrir o correcto deve adicionar o nome do módulo ao ficheiro /etc/modules.d.autoload/kernel-2.6:
Code:
# echo "module" >> /etc/modules.d.autoload/kernel-2.6

Your twisted, but hopefully friendly daemon.
AMD64 / x86 / Sparc Gentoo
Help answer || emwrap.sh
Back to top
LuisCO
n00b
n00b

PostPosted: Sun Aug 20, 2006 11:14 pm    Post subject: Reply with quote

Agradeço a ajuda de jmbsvicetto quanto ao funcionamento da placa de rede, agora esta funcionando corretamente.
Quanto a Geforce consegui instalar vou explicar aqui o que fiz.
Primeiro em: /usr/portage/media-video/nvidia-glx e kernel, localizei a ultima versão que poderia ser instalada. Em seguida criei um arquivo em /etc/portage/packeg.unmask dentro deste arquivo escrevi as linhas
media-video/nvidia-kernel
media-video/nvidia-glx
Como a maioria deve saber precisei escrever estas linhas pois a ultima versão estava mascarada. Alterações feitas fiz modules-update e carregou normalmente sem erros.

Agora estou com outro erro acontecendo o qual irei descrever aqui mesmo, já que o topico diz "Não consigo logar como root e mais algumas perguntas", acredito que possa continuar minhas perguntas nele, se for um erro de minha parte ficarei grato que alguem avise.

Estava fazendo emerge no kde-3.5.4 quando aconteceu o erro que vou descrever, antes de passar a descrição quero esclarecer que, tentei fazer emerge em outras coisas para ver o que ocorreria e o mesmo erro acontece em todos.
!!!ERROR: dev-lang/nasm-0.98.39-r3
Call stack
ebuild.sh, line 1539: called dyn-compile
ebuild.sh, line 939: called src_compile
nasm-0.98.39-r3.ebuild, line 47 called die

Agradeço a colaboração de todos
Back to top
LuisCO
n00b
n00b

PostPosted: Wed Aug 23, 2006 11:15 pm    Post subject: Reply with quote

Consegui finalmente sair deste erro;
Olhei item por item, em nasm-0.98.39-r3.ebuild, achei algo que pelo que entendi deveria ser colocado em USE="doc build", coloquei e foi adinate mais um pouco.
Agora parei em net-print/cups-1.2.2, vou criar outro tópico para fazer esta nova pergunta, acredito que prolongar muito este não seja grande ideia.

Agradeço a todos a colaboração
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum