Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
instalar gentoo p/amd-64
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
gony64
n00b
n00b


Joined: 31 Jul 2006
Posts: 9

PostPosted: Mon Jul 31, 2006 9:44 pm    Post subject: instalar gentoo p/amd-64 Reply with quote

Pessoal é o seguinte:

Este é o meu primeiro post, uso o Ubuntu-64 e enfrento uma série de problemas, tipo FlashPlayer, codecs de audio e videos etc. O Ubuntu 32 é blz, não tem este tipo de problema, mas vocês ja devem ter ouvido que o ubuntu é digamos: lerdo! (eu acho). E como tenho um 64, pôxa!

1)-Duvida: o gentoo também enfrenta estes problemas na plataforma 64? digo codecs de audio e video bem como flashplayer? ou a compilação resolve isto tudo mesmo usando o gentoo-64?

2)- Se o gentoo-64 enfrenta problemas acima citado, qual arch seria aconselhável? (tenho um amd-64)

3)- E enquanto aos pacotes, são quantos mais o menos, ou posso compilar qualquer pacote mesmo sendo de outra distribuição? caso não tenha na arvore?

O que eu queria mesmo é compilar tudo desde o inicio, pra ver se fica rápido mesmo o sistema. Se puder fazer isto me indiquem os primeiros passos. Obrigado!

Pos lí o handbook e me perdí, não sabendo por onde começar ou não encontrei respostas para as perguntas acima. Obrigado
:oops:
Back to top
View user's profile Send private message
jmbsvicetto
Moderator
Moderator


Joined: 27 Apr 2005
Posts: 4734
Location: Angra do Heroísmo (PT)

PostPosted: Tue Aug 01, 2006 1:27 pm    Post subject: Reply with quote

Boas.

Os últimos programas com problemas com 64bits são o flash player, os codecs win32 e OpenOffice.org. No entanto, é possível usar a versão precompilada de 32bits do firefox e do mplayer - mozilla-firefox-bin e mplayer-bin. Estes permitem abrir páginas com flash e ver wmvs e ouvir wmas. Se preferir, também pode usar o gnash com o firefox para ver muitos filmes em flash. O OOo funciona perfeitamente, mas ainda não tem versão de 64bits.
Para mim, a grande vantagem da distribuição ser "source based" é ser possível definir as funcionalidades de cada pacote. Mais do que tornar o sistema muito mais rápido pela compilação, pode-se tornar o sistema mais rápido eliminando o suporte para funcionalidades que não se pretendem.
Aconselho-o a ler outra vez o Handbook até ao fim e a imprimí-lo para quando quizer instalar pela primeira vez. Quando tiver dúvidas concretas e específicas, ponhas-as aqui nos forums.
_________________
Jorge.

Your twisted, but hopefully friendly daemon.
AMD64 / x86 / Sparc Gentoo
Help answer || emwrap.sh
Back to top
View user's profile Send private message
gony64
n00b
n00b


Joined: 31 Jul 2006
Posts: 9

PostPosted: Wed Aug 02, 2006 10:20 pm    Post subject: Reply with quote

Valeu cara, consegui instalar o sistema e to caminhando, instalei o sistema p/32 bits mesmo, pois no kernel escolhi athlon, nova duvida, quando compilo algum programa, o emerge verifica a arquitetura do kernel ou as variaves dos flags?
mas agradeco a sua ajuda, e to fucando os manuais, ainda usando o links :-) pois nao tenho o x ainda.
Back to top
View user's profile Send private message
jmbsvicetto
Moderator
Moderator


Joined: 27 Apr 2005
Posts: 4734
Location: Angra do Heroísmo (PT)

PostPosted: Wed Aug 02, 2006 11:19 pm    Post subject: Reply with quote

O sistema quando instala um pacote tem em conta as USE flags para decidir que opções activar para o pacote a instalar e para instalar alguma dependência necessária. Para escolher as opções a usar com o GCC, o sistema tem em conta as CFLAGS, CXXFLAGS e ou LDFLAGS.
_________________
Jorge.

Your twisted, but hopefully friendly daemon.
AMD64 / x86 / Sparc Gentoo
Help answer || emwrap.sh
Back to top
View user's profile Send private message
gony64
n00b
n00b


Joined: 31 Jul 2006
Posts: 9

PostPosted: Thu Aug 03, 2006 3:09 pm    Post subject: Reply with quote

hummm.. entao diante disso eu posso compilar o meu kernel pra " k8" pois possuo um amd64, e nos flasg, configurar pra qualquer otimiza'cao ne. i686,athlon,i386 etc...?
desculpa este tipo de indagacao, 'pra quem veio do debian, alguns conceitos sao bastante diferentes no gentoo, coisa conhecidas e obvias pra gentoousers, pra nos sao novas.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum