Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Migrando de distribuições RPM para o Gentoo.
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Megaf
n00b
n00b

PostPosted: Thu Jul 13, 2006 5:36 am    Post subject: Migrando de distribuições RPM para o Gentoo. Reply with quote

Olá.
Caros, sou um usuário do Linux já a um ano. Comecei usando uma distribuição chamada Tech Linux, nem me lembro em que é baseada, pois bem.
Atualmente eu alterno periodicamente entre o Madrake 8, Mandriva LE 2005, Fedora Core 4, Fedora Core 5, PCLinuxOS, e atualmente estou no Fedora Core 6 test1,
Vivo alternando entre essas distribuições, simplismente porque gosto de mudar. Claro que também testo outras distribuições, como, Slack.
Já utilizei o ZETA (BeOS), FreeBSD, Freesbie, e NetBSD.
Gostaria de saber de você quais as principais dificuldades que eu posso encontrar no Gentoo, pois ele é bem diferente das demais distribuições.
Eu gostaria de saber como funciona o Portage e o Emerge, o que são exatamente, gerenciadores de pacotes?
Eu utilizo o computador como um desktop normal e para programa, jogar e, modelagem 3D. Também vejo filmes no computador, acredito que o Gentoo poderá atender as minhas necessidades.
Enfim, falem-me um pouco sobre essa veloz distribuição, Gentoo.
gesiel
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Thu Jul 13, 2006 7:31 pm    Post subject: Reply with quote

Caro Megaf,

a principal diferença entre as distribuições baseadas em pacotes binários (rpm, deb, etc.) e o Gentoo é que nas outras distribuições vc instala os programas já compilados e agrupados em pacotes. No Gentoo a 'instalação' acontece por meio da compilação dos fontes do programa em sua máquina, de acordo com as diretivas de compilação da 'sua máquina', ou seja, vc terá um programa compilado com as otimizações de tamanho, processador, funcionalidades, etc. da sua máquina e/ou que vc mesmo definiu.

Por exemplo, se seu computador for um 'P4 3200 HT', seus programas serão otimizados para este tipo de máquina. É claro que, independente das configirações básicas, tb tem um bocado de coisas que vc pode definir, por exemplo, se quer que seus programas tenham suporte a mp3, ZLib, etc.

Isto torna o Gentoo mais rápido e afinado na execução dos programas, porém tem o inconveniente (será mesmo um inconveniente?) de esperar de alguns minutos até horas pela compilação de um programa que deseje.

Um aspecto importante da distribuição Gentoo é que o instalador trata sozinho da maioria dos problemas de dependências de bibliotecas e/ou programas para um programa que vc deseje instalar.

Qual o 'preço' que vc paga para ter o Gentoo instalado?
Resposta: Muitas horas de configuração manual seguindo o completo manual de instalação e/ou material de referência para configurações adicionais, muitas horas de compilação, muitas pesquisas por coisa que vc nunca imaginou que existia, etc.

Então, vai por mim, não é coisa de 'Next, Next, Finish' !!! Tem que ralar um bocado e esperar por muita compilação até que fique no ponto que vc deseja. Por isso, 'acredito' que o Gentoo não é para quem quer 'instalar, dar uma olhada e formatar'. Se este for o seu caso, poupe o seu tempo.

Agora, se estiver procurando uma distribuição enxuta, rápida e extremamente configurável, o Gentoo é uma boa escolha.

Vale a pena? Pra mim vale !!!
Back to top
View user's profile Send private message
iuri_BR
n00b
n00b

PostPosted: Thu Jul 13, 2006 8:25 pm    Post subject: Reply with quote

Você vai pode aprender bastante usando o gentoo. Na Parte de documentações tem documentos que encinam muitas coisas para Gnu/Linux que vai se aplicar às outras distribuições também.
Back to top
Megaf
n00b
n00b

PostPosted: Fri Jul 14, 2006 2:45 am    Post subject: Reply with quote

Hum, muito obrigado pelas respostas, em uma hora termino o download do Gentoo 2006.
Não me importo nem um pouco de ter que esperar a compilação dos programas. ^^
Alan Silva Freitas
n00b
n00b

PostPosted: Fri Jul 21, 2006 4:01 am    Post subject: Reply with quote

Uma coisa é certa: diferente de muitos sistemas, o gentoo tem uma EXCENTE e agradável documentação, com ela você vai aprender muita coisa além do próprio gentoo.

Mais uma coisa, não dar para usar gentoo sem ler a documentação. No gentoo não existe mágica, é tudo configurado e escolhido na unha.
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum