Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Como ficam as atualizações(correções de falhas) do Gentoo
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
mfdzerohour
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Mon Jun 19, 2006 5:07 pm    Post subject: Como ficam as atualizações(correções de falhas) do Gento Reply with quote

Olá tudo bem, estou com ideia de começar uma empresa que oferaça soluções baseadas em linux 8) , mas não sei se seria melhor o Gentoo ou o Centos(Baseado no Red Hat Enterprise, o red hat pago), para as estações de trabalho acredito ser melhor o gentoo, mas e para servidores, no CentOS, existe uma politica de pacotes, que só será feito correções de falhas dos pacotes o que seria uma otima ideia, pois pode haver conflitos entre atualizações de pacotes, se u desenvolver uma aplicativo que utilize determinado software, e a compatibilidade de pacotes do CentOS é de 5 á 7 anos, e no gentoo existe alguma coisa parecida, como é a atualização se é corrigida a falha sem atualizar o pacote, ou se ambas as coisas são feitas, o tempo de correção de bugs no Debian acho que é 18 meses e depois não há mais suporte para a versão que completa esse periodo de tempo, no Centos a compatibilidade de pacotes não é obrigado a cada 18 meses ter que atualizar todos os pacotes para o novo lançamento e por isso ter que modificar as aplicações se houver incompatibilidade de pacotes. No Gentoo tem alguma solução parecida ou não? Como é o procedimento do emerge -uDva (ele conserta o bug, ou atualiza o pacote?).

Desde já agradeço,

Marcelo Duarte :)
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva

PostPosted: Mon Jun 19, 2006 5:21 pm    Post subject: Reply with quote

O gentoo tem uma politica de suportar sempre a versao stable. As falhas de segurança estao sempre corrigidas na stable e tens algumas aplicaçoes que te ajudam a verificar esses problemas. A politica e' sempre de actualizar o stable de uma forma continua que e' um pouco diferente do que a redhat e debian por exemplo fazem.

Se quiseres entrar mais no mundo enterprise existem empresas de suporte ao Gentoo como o Genux.
God Doesn't Play Dice
Back to top
xef
Guru
Guru

PostPosted: Tue Jun 20, 2006 8:08 am    Post subject: Reply with quote

Eu para esse caso escolheria o debian (mas centos será uma escolha equivalente). Uma distribuição binária da-te sempre mais garantias porque testa os binários que vais utilizar. Gentoo apenas te oferece o código fonte, que vai dar origem a milhentos binários diferentes, dependendo das configurações e alguns deles podem activar certos bugs. Na prática, és tu que testa os teus binários.

Lembra-te que por vezes em gentoo alguns pacotes são marcados como stable quando têm bugs graves (por exemplo, há uns tempos o xscreensaver foi lançado com um bug que fazia o ecra desligar-se por breves instantes quando se premia uma tecla, mesmo sem estar o screensaver activado). Por vezes também são lançadas versões que contêm grandes alterações na localização de ficheiros de configuração e obrigam a ter um serviço inactivo até alterar essas configurações (aconteceu com o apache).

Para usar gentoo num servidor recomenda-se ter uma máquina identica para testar os pacotes e só depois os instalar no servidor de produção. Será que vale a pena quando existem distribuições que fazem os mesmos testes e de forma muito mais exaustiva? Eu acho que não, a não ser em certos casos em que realmente temos muito a ganhar com a utilização das USE flags.
Back to top
gesiel
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sun Jul 09, 2006 7:01 pm    Post subject: Reply with quote

concordo com o xef ... para "o seu caso", eu indicaria o debian pela extensa base de aplicativos e testes que fazem, porém... o ponto contra o debian é que hardware mais novo costuma demorar a ser suportado.
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum