Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
3d render
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Hag
n00b
n00b

PostPosted: Sat Jun 10, 2006 11:28 pm    Post subject: 3d render Reply with quote

Aí vai um desafio!!!!
Trabalho com 3d e estou montando minha empresa!! Usarei software livre (Blender ,Linux, Gimp, Open Office e outros) mas estou com uma grande dúvida. Comecei a estudar Linux do zero a duas semanas atrás, e só há uma semana usei pela primeira vez o Kurumin!!!! Mas, por indicações, ouvi dizer que o mais aconselhável é a distro Gentoo , em termos de otimização e aceleração, seria essa informação correta?? Me ajudem, quero muito migrar para o Linux mas antes quero saber se realmente há alguma distro que melhore consideravelmente o tempo de render e se o Gentoo é realmente aconselhável!!! Já sei que é uma distro complicada para iniciantes, mas estou disposto a encarar apostilas e forums para melhor desempenho no meu trabalho!!! Em média no windows, uma cena pesada com o renderizador que eu uso, demora 16 horas, tendo em vista que não abro mão da qualidade das imagens geradas por esse renderizador gostaria de torná-lo uma ferramenta diária de trabalho. Tenho um atlhon 64 com 4gb de Ram e HD sata! e uma outra máquina que é um Semprom 2600+ com 512m!! meu email é : derekhenriques@gmail.com . Conto com vocês!!
Back to top
View user's profile Send private message
Vanquirius
Retired Dev
Retired Dev

PostPosted: Sun Jun 11, 2006 2:07 am    Post subject: Reply with quote

Ganhos de performance variam muito. Dependendo da aplicação e combinação correta de CFLAGS, pode (ou não) valer a pena. Geralmente os ganhos não costumam ser de mais que 5-10% com esses ajustes. A maior força do Gentoo está na personalização da montagem das aplicações através das USE flags e do Portage.
S4M4R0N3
n00b
n00b

PostPosted: Thu Jun 22, 2006 11:47 pm    Post subject: Reply with quote

Ola bem vindo ao mundo gnu/linux, Hag. Sobre sua pergunta completo a informacao do amigo a cima dizendo que o gentoo de fato eh uma distribuição que busca performace pois vc pode compila-la de forma que utilize todas as intrucoes do seu processador, tipo, sse sse2 sse3 mmx mmxnext e outras. Segue as flags que no meu make.conf

Code:

CHOST="x86_64-pc-linux-gnu"
CFLAGS="-mtune=k8 -O2 -pipe -msse3"

Meu processar eh um Sempron64 3000+ core Palemo ( que possue a instrucao SSE3 )
Segue:

Quote:

cat /proc/cpuinfo
processor : 0
vendor_id : AuthenticAMD
cpu family : 15
model : 44
model name : AMD Sempron(tm) Processor 3000+
stepping : 2
cpu MHz : 1809.309
cache size : 128 KB
fpu : yes
fpu_exception : yes
cpuid level : 1
wp : yes
flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush mmx fxsr sse sse2 syscall nx mmxext fxsr_opt lm 3dnowext 3dnow pni lahf_lm
bogomips : 3622.43
TLB size : 1024 4K pages
clflush size : 64
cache_alignment : 64
address sizes : 40 bits physical, 48 bits virtual
power management: ts fid vid ttp tm stc

Veja no campo flags sobre as que eu possuo. A sse3 naum vem com esse nome, ela esta com outro que naum me recordo agora. Aqui mesmo no forum eu encontrei o nome.

Bem, depois que vc compilar com as flags corretas, já tera um sistema otimizado.
Questão: "Devo instalar um sistema 64 bits ?"
Resposta: Depende dos aplicativos que irá usar, pois o gentoo tem um bom plano para contrução de sistemas x86_64 , porem ele sempre anda atrasado em relacao ao x86. tem que pensar nisso, pois tera que quebrar um pouco de cabeça pra instalar as coisas no sistema 64 bits.
Eu ? sim uso 64 bits = )

e por fim, indicaria a leitura da Linux Magazine N 19 , que trata de otimização de aplicações. Lá eh tratado o tema diretamente e explicando que eh possivel fazer aplicacoes multimedia e afins com prioridade maior que a normal.

bem espero ter sanado algumas das suas duvidas e pode contar conosco pra futuras questões.
xef
Guru
Guru

PostPosted: Fri Jun 23, 2006 10:59 am    Post subject: Reply with quote

Software de rendering está entre as aplicações que têm potencialmente mais a ganhar com uma instalação optimizada ao estilo do gentoo.

São processos que consomem muito cpu e que normalmente podem tirar partido de todas aquelas flags especiais que activam funções do processador, algumas delas muito optimizadas para estas tarefas.

Mas como o S4M4R0N3 disse, só podes tirar partido disto se a aplicação estiver preparada. Recomendo alguma pesquisa pela documentação da aplicação estás a pensar usar e ver se realmente está preparada para utilizar essas funcionalidades. (por exemplo, o mplayer faz isso a um nível muito bom mas não tem nada a ver com o que queres)

Quanto a utilizar 64 bits, se a aplicação suportar isso (quase certo que suporta), então deves conseguir bons resultados. Mas se apenas tirar partido dos 64 bits e não das outras caracteristicas do processador, qualquer distribuição binaria de 64 bits terá desempenho semelhante.
Back to top
DaNe
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Mon Jun 26, 2006 12:30 am    Post subject: Reply with quote

o blender tem documentao mt larga e acredito vivamente k vais conseguir obter melhores resultados dele(aposto k é aki k vais notar a mior diferenca visto ser aki k vais gastar mais processamento)

openoffice aconselho t msm assim binario k leva ao msm, podes compilar mas n sei s ganhas mt com isso...
mas também com um pc desses se meteres a compilar na ram consegues na boa em pouco tempo compilar isso

kuanto aos outros nao sei...
Back to top
iuri_BR
n00b
n00b

PostPosted: Tue Jun 27, 2006 12:09 am    Post subject: Reply with quote

Eu sei que no yafray as otimizações funcionam. Já que no proprio site fala isso. Mas não é necessário o uso do gentoo para isso. O bom do gentoo é que para compilar algo+dependências basta um emerge yafray por exemplo.
Back to top
Alan Silva Freitas
n00b
n00b

PostPosted: Fri Jun 30, 2006 1:02 am    Post subject: Reply with quote

O gentoo tira um excelente proveito das instruções do processador: Kernel, otimizações em tempo de compilação. Se sua aplicação vier em código fonte, você vai ter 100% de certeza que sua aplicação vai tirar proveito do processador.
Back to top
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva

PostPosted: Fri Jun 30, 2006 1:10 am    Post subject: Reply with quote

Não haja duvida que para gastar os ciclos de CPU o Gentoo é a melhor distro :lol:
God Doesn't Play Dice
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum