View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
viniciusferrao Tux's lil' helper

|
Posted: Mon May 15, 2006 6:33 am Post subject: [Acentuação e Cedilha] Vamos achar um solução final! |
|
|
Seguinte pessoal, acho q isso não é apenas um problema meu, mas de todos... infelizmente o Linux eh chato pra caral** com acetuação e cedilha... até hoje nao consegui configurar essa porcaria direito!
Enfim, aqui o caso é estranho, aqui no Firefox ta tudo bonitinho né? Cedilha aparecendo e os acentos, nao sei como isso ta assim, mas fazer oq né?
Agora no KDE em geral, eh impossivel o Ç só sai o ridiculo do C com acento: ć (copiei e colei de um konsole), fora q sai varios caracteres lixos como śŕýń e etc.
No console sem X server nem nada, nem acentos saem nem nada...
Enfim, alguem saberia explicar como configurar isso?
[]'s |
|
Back to top |
|
 |
xef Guru

|
Posted: Mon May 15, 2006 9:08 am Post subject: |
|
|
Configurar o teclado correcto no X e no kontrol center do kde? (ou la como se chama a ferramenta) |
|
Back to top |
|
 |

|
Posted: Mon May 15, 2006 10:13 pm Post subject: |
|
|
xef wrote: | Configurar o teclado correcto no X e no kontrol center do kde? (ou la como se chama a ferramenta) |
Não funciona.
E mesmo que funcionasse ainda tem o problema do console... alguma outra idéia? |
|
Back to top |
|
 |

|
Posted: Tue May 16, 2006 5:27 am Post subject: |
|
|
Pessoal ta sinistro isso aqui!
Meu /etc/env.d/02locale
Code: | phobos viniciusferrao # cat /etc/env.d/02locale
LANG=pt_BR.utf8
LC_CTYPE="pt_BR.utf8"
LC_NUMERIC="pt_BR.utf8"
LC_TIME="pt_BR.utf8"
LC_COLLATE="pt_BR.utf8"
LC_MONETARY="pt_BR.utf8"
LC_MESSAGES="en_US.utf8"
LC_PAPER="pt_BR.utf8"
LC_NAME="pt_BR.utf8"
LC_ADDRESS="pt_BR.utf8"
LC_TELEPHONE="pt_BR.utf8"
LC_MEASUREMENT="pt_BR.utf8"
LC_IDENTIFICATION="pt_BR.utf8"
|
Desta forma as aplicações GTK (como o Firefox e o OpenOffice), funcionam quase perfeitamente com todos os acentos e o cedilha... (quase perfeito pois ainda existem caracteres garbage como ñ ý, q nao sao usados)
Ja as aplicações do QT (o KDE todo), fica com a porcaria dos C com acentos e afins!
Agora mudando a flag LC_CTYPE para:
Acontece exatamente o oposto, o KDE inteiro fica ok, mas o FF e OO morrem, dando C com acentos, e coisas loucas!
Alguma idéia?
[]'s |
|
Back to top |
|
 |
RoadRunner Bodhisattva

|
|
Back to top |
|
 |
tuxuserBR n00b

|
Posted: Tue May 16, 2006 8:54 pm Post subject: |
|
|
Fiz o que o colega sugeriu e não funcionou. Meu problema é quanto ao open office ele salva documentos com cedilha e acentos colocando %[alguma coisa] no nome, veja um exemplo:
Teste %E7 %E9 = Teste ç é
Não estou entendendo  |
|
Back to top |
|
 |

|
Posted: Wed May 17, 2006 3:14 am Post subject: |
|
|
Nada adiantou...
Mas tive uma ideia aki, recompilei o GLIBC com ISO 8859-1 em vez de só UTF-8, e milagrosamente funciona tudo direito agora... ainda tem caracteres bizarros como ý e ñ mas que se dane.
Agora o q nao da pra entender, eh problema com o Unicode isso? Pq disso?
E o console tb nao funciona, ele tá em UTF-8, vo tentar botar em ISO 8859-1 pra ver c consigo cedilha e acentos lá! |
|
Back to top |
|
 |
oandarilho01 Tux's lil' helper

Joined: 17 Nov 2005 Posts: 132 Location: Rio de Janeiro/RJ - Brasil
|
Posted: Tue May 23, 2006 7:13 pm Post subject: |
|
|
viniciusferrao wrote: | ...
Mas tive uma ideia aki, recompilei o GLIBC com ISO 8859-1 em vez de só UTF-8, e milagrosamente funciona tudo direito agora... ainda tem caracteres bizarros como ý e ñ mas que se dane.
E o console tb nao funciona, ele tá em UTF-8, vo tentar botar em ISO 8859-1 pra ver c consigo cedilha e acentos lá! |
Pergunta de iniciante: como eu faria esses passos que você descreveu acima? |
|
Back to top |
|
 |
leosgb Apprentice

Joined: 07 Mar 2006 Posts: 272 Location: Rio de Janeiro, Brazil
|
Posted: Wed May 09, 2007 5:03 am Post subject: |
|
|
Pois é, esse pulo do gato que tá faltando. Eu também tou tentando descobrir.
Olha o meu cedilha:
ć
valeu! |
|
Back to top |
|
 |
Fellype n00b

|
Posted: Sun May 13, 2007 3:04 am Post subject: |
|
|
Eu tive este problema em um pc com Slackware e resolvi, definitivamente, com a dica dada no link:
http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=2595
Reproduzindo (para o caso de o link acima sair da rede...):
1. Abra o seu /etc/gtk-2.0/gtk.immodules;
2. Procure pela linha que contenha "im-cedilla.so";
3. Na linha seguinte, adicione "en" onde você vê os "locales az:fr:co", etc;
4. Salve e feche;
5. Reinicie seu X;
6. Pronto!
É provável que isto funcione também no Gentoo.
Um abraço. _________________ Beleza é fundamental... Mas não é tudo.
Tem que ser gostosa também... |
|
Back to top |
|
 |
leosgb Apprentice

Joined: 07 Mar 2006 Posts: 272 Location: Rio de Janeiro, Brazil
|
Posted: Sun May 13, 2007 5:56 am Post subject: |
|
|
Aí muito obrigado! Funcionou no firefox agora! Vou ter que anotar isso porque como o:
/etc/gtk-2.0/x86_64-pc-linux-gnu/gtk.immodules
é gerado automaticamente:
Code: |
# GTK+ Input Method Modules file
# Automatically generated file, do not edit
# Created by gtk-query-immodules-2.0 from gtk+-2.10.9
|
Então eu possivelmente vou ter que ajeitar isso todas as vezes que eu atualizar o meu sistema. Ou então pelo menos prestar atenção nos milhões de arquivos que são atualizados para garantir que nada foi modificado.
Mais uma vez muitíssimo obrigado. E lá vão alguns ç para você:
ççççççççççççççççççççççç
Fui! |
|
Back to top |
|
 |
gotaserena Apprentice

Joined: 23 Feb 2005 Posts: 153 Location: fourth worst city in the world
|
Posted: Sat May 19, 2007 8:44 am Post subject: |
|
|
Curioso, comigo o guia de localização funcionou sem problemas, inclusive para o console, e em 4 máquinas. Só tive de adicionar 'Option "XkbVariant" "intl"' no xorg.conf nos teclados us que eu tenho.
Nesses teclados o padrão de '+c=ć, realmente. Para digitar o c com cedilha, tenho que usar RightAlt+, ou RightAlt+,+c. Questão de costume. |
|
Back to top |
|
 |
Fellype n00b

|
Posted: Sat May 19, 2007 10:04 pm Post subject: |
|
|
gotaserena wrote: | Só tive de adicionar 'Option "XkbVariant" "intl"' no xorg.conf nos teclados us que eu tenho... |
Geralmente isso é suficiente para resolver o problema de acentuação e cedilha em Linux. Porém, nem sempre as coisas saem tão bem quanto a gente gostaria. Ex: funciona corretamente em aplicativos baseados em Qt mas não nos baseados em Gtk, ou vice-versa (de quem será a culpa????). Aí é que entram as diversas soluções mostradas nas respostas anteriores, que podem ou não resolver definitivamente o problema. Sem falar que a configuração do teclado no terminal nem sempre é a mesma do X, pois são arquivos de configuração diferentes (aliás, isso não ocorre apenas no Linux).
Eu acredito que exista uma solução única e definitiva que abranja a grande maioria dos casos, pois muitas vezes, e em muitas distribuições, essas coisas não acontecem. Se, por acaso, alguém conhece, ou vier a conhecer, tal solução, por favor divulgue-a exaustivamente para que o acesso à mesma seja facilitado.
Até mais. _________________ Beleza é fundamental... Mas não é tudo.
Tem que ser gostosa também... |
|
Back to top |
|
 |
|