Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Como deixar o Firefos e o Thunderbird em Port. Brasil ?
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
LuisCO
n00b
n00b


Joined: 09 Feb 2006
Posts: 51

PostPosted: Sun Feb 19, 2006 5:05 pm    Post subject: Como deixar o Firefos e o Thunderbird em Port. Brasil ? Reply with quote

Estou utilizando o Firefox e Thunderbird versão 15.

Já tentei passar o Firefox para pt-BR mas aconteceu um erro e ele não abria mais, o que aparecia era uma janela escrito o seguinte (title=”&mainWindows.title;”), seguindo algumas orientações que encontrei entre os topicos de foruns apaguei a pasta original “Mozilla” e na proxima utilização após apagar ela se auto recriou e voltou a funcionar normal; as configurações personalizadas e favoritos foram apagados junto com a pasta, mas não acredito que isto seja um problema.
Mas continua tudo em inglês e eu quero que fique em português;

Outra questão que colocarei aqui por não ter certeza de onde deveria colocar.
Login no forum
Entro no forum para postar alguma coisa, termino de escrever quando mando submeter volta a tela de login e perco o que eu havia escrito, já aconteceu duas vezes, hoje foi uma delas tanto que estou escrevendo o que vou postar em um processador de texto para depois postar.
Alguem sabe o por que disso ??

Desde já agradeço a colaboração de todos
Back to top
View user's profile Send private message
errado
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 25 Feb 2005
Posts: 92

PostPosted: Sun Feb 19, 2006 8:20 pm    Post subject: Reply with quote

Instale como extensões:

Firefox: ftp://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/1.5/linux-i686/xpi/pt-BR.xpi

Thunderbird: ftp://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/thunderbird/releases/1.5/linux-i686/xpi/pt-BR.xpi

Quanto ao seu problema com o fórum, certifique-se que seu navegador está configurado para aceitar cookies e _não_ está bloqueando este fórum -- talvez ajude marcar a checkbox referente a 'permanecer logado' na hora de efetuar o login.
Back to top
View user's profile Send private message
LuisCO
n00b
n00b


Joined: 09 Feb 2006
Posts: 51

PostPosted: Sun Feb 19, 2006 11:10 pm    Post subject: Reply with quote

Consegui localizar e instalar o pt-BR.xpi, mesmo aparecendo em "tools - extensions" tanto o firefox quanto o thunderbird continuam em ingles.
Teria alguma outra dica ??
Desculpe talvez sejam perguntas muito primarias mas eu estou iniciando o uso do linux a pouco tempo, e pretendo usa-lo o tempo todo mas para isso preciso do aplicativo de Email e o openoffice em português, o openoffice já esta mas o Thunderbird ainda não consegui.

Não se se é relevante mas tanto o Firefox quanto o Thunderbird estão no menu da seguinte maneira:
- Mozilla Firefox (bin)
- Mozilla Thunderbird (bin)

Como quando utilizado no Windows eles não apareciam este (bin), achei melhor comunicar aqui.

Obrigado pela colaboração.
Back to top
View user's profile Send private message
errado
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 25 Feb 2005
Posts: 92

PostPosted: Sun Feb 19, 2006 11:37 pm    Post subject: Reply with quote

Tecnicamente era pra ter funcionado de cara. Como não funcionou, tente a seguinte extensão:
https://addons.mozilla.org/extensions/moreinfo.php?id=356&application=firefox
(Use-a tanto no Firefox quanto no Thunderbird)

Ela deve, por meio de uma dialog ou um menu (desculpe-me, não tenho o Firefox aqui para testar), permitir que você mude o idioma para português.

Quanto ao "bin" nas entradas de menu, são para fazer referência ao fato de você estar utilizando o pacote binário (você não precisou compilar nada para ter o firefox e o thunderbird, usou simplesmente um emerge mozilla-firefox-bin)

Caso você use Gnome ou KDE, recomendo muito usar os respectivos clientes de e-mail de cada DE - Evolution e KMail - ambos são infinitamente superiores ao Thunderbird e integram-se melhor ao desktop.

EDIT: Quanto ao nível das perguntas: Jamais preocupe-se com isso, o fórum é pra troca de conhecimentos. Agente ajuda como pode e espera ser ajudado quando precisar ;)
Back to top
View user's profile Send private message
LuisCO
n00b
n00b


Joined: 09 Feb 2006
Posts: 51

PostPosted: Wed Feb 22, 2006 9:50 pm    Post subject: Reply with quote

Ainda não consegui resolver por isso não voltei para dar noticias, mas achei melhor avisar.
Começo a acreditar que não sei utilizar as extensões do Firefox no linux, por isso estou procurando documentação que fale sobre isso.

Assim que conseguir resolver eu digo como o fiz
Back to top
View user's profile Send private message
flaviomlopes
n00b
n00b


Joined: 22 Jan 2004
Posts: 18
Location: Rio de Janeiro / Brasil

PostPosted: Sat Mar 04, 2006 11:43 pm    Post subject: Reply with quote

Para mim também não houve maneira de fazer as extensões de linguagem em português funcionarem. A única solução que encontrei foi desinstalar e intalar "no braço" os binários da versão em português original do mozilla br.
Não precisa de grandes configurações. é só descompactar onde você quiser e criar links simbólicos.
Back to top
View user's profile Send private message
Peter Parker
n00b
n00b


Joined: 08 Mar 2006
Posts: 1

PostPosted: Thu Mar 09, 2006 12:28 am    Post subject: Reply with quote

Bem, caso não esteja conseguindo instalar a extensão pt-BR.xpi devido incompatibilidade de versão, você deve digitar na barra de endereços do firefox about:config e clicar com o botão direito do mouse, selecionando na lista "New -> String" com o nome app.extensions.version e colocar o valor da versão do firefox (1.5) e reinstalar o pt-BR.xpi.

Reinicie o firefox.

Caso ainda não esteja em pt-BR, você deverá iniciar com o seguinte comando:
firefox -UILocale pt-BR -contentLocale PT

Como sempre deverá ser executado este comando para iniciar o firefox, atualize seus atalhos.

O mesmo vale para o thunderbird.

Isto funcionou para mim, espero que funcione para alguém. Os parâmetros do comando deve poder ser alterado globalmente e evitar informá-los cada vez que executar o firefox, mas não sei como fazê-lo, se alguém souber, favor me ajudar com esta informação.
_________________
Peter Parker
Usuário Gentoo
Back to top
View user's profile Send private message
gesiel
Apprentice
Apprentice


Joined: 13 Feb 2005
Posts: 197
Location: Brasil - Rio de Janeiro

PostPosted: Sun Mar 19, 2006 11:20 pm    Post subject: Reply with quote

Aqui em casa os dois compilaram direto em Português.

Acho que o caminho é este:

faça:
Code:
emerge -C mozilla-firefox

escreva no seu make.conf:
Code:
LINGUAS="pt_BR"

Compile novamente:
Code:
emerge mozilla-firefox

após a compilação já estará em português, porém a última versão estável na árvore do portage, se não me engano, é a 1.0.7-r4

Nota:
Se quiser uma versão mais nova do firefox (não tenha medo pq aqui funcionou perfeitamente), faça assim:
Code:
ACCEPT_KEYWOEDS="~x86" emerge =www-client/mozilla-firefox-1.5.0.1-r2
Back to top
View user's profile Send private message
LuisCO
n00b
n00b


Joined: 09 Feb 2006
Posts: 51

PostPosted: Sat Apr 01, 2006 1:52 pm    Post subject: meio caminho andado Reply with quote

Primeiro agradeço a todas a colaboração

Bom utilizei todas as dicas deixadas aqui mas, infelizmente não consegui fazer o firefox e thunderbird ficar em pt_BR; porém antes de vir perguntar novamente busquei aqui no fórum mesmo e achei uma dica que por coincidência foi dada por "gesiel" no link https://forums.gentoo.org/viewtopic-t-329202-highlight-firefox+em+portugu%EAs.html, consegui deixar o Firefox em português brasileiro.
O Thunderbird ainda continua em inglês infelizmente já que seria com este a minha maior preocupação visto que, gosto de ter dicionários e corretores ortograficos instalados em meu aplicativo de emails e meu inglês não é "lá grandes coisas".
Continuarei buscando aqui no fórum e é claro se houver mais alguma dica eu fico grato;
postei esta para dizer que consegui com o auxilio de todos solucionar parte do problema e para dar alguma satisfação para as pessoas que estou ajudando.

Mais uma vez agradeço
Att.:
Luis
Back to top
View user's profile Send private message
tvtoon
n00b
n00b


Joined: 09 Mar 2006
Posts: 12
Location: PE - Brasil

PostPosted: Sat Apr 01, 2006 9:13 pm    Post subject: Reply with quote

É, pergunta técnica... Você compilou (usando o EMERGE ou não) ou pegou o genérico do site?

Para mudar o idioma, você precisa também selecionar o IDIOMA PREFERIDO para as páginas...
ADVANCED - GENERAL - EDIT LANGUAGES (ou coisa assim, isso na mais nova versão)!

Eu usava o Firefox antigamente e instalava idioma assim...
_________________
Consegui colocar a NET! ADEUS ao meu windows!! ERA RUIM E JÁ FOI PIOR!!!
Bom-dia para as pessoas deste fórum o/!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum