Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
KDE ou GNOME instalação c/ problemas
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
juris
n00b
n00b


Joined: 14 Jan 2006
Posts: 32
Location: Brazil-São Paulo

PostPosted: Sat Jan 14, 2006 6:51 pm    Post subject: KDE ou GNOME instalação c/ problemas Reply with quote

De início minhas saudações a todos, como novato neste Fórum, notadamente ao RoadRunner que muito gentilmente me propiciou "caminhos das pedras",
https://bugs.gentoo.org/show_bug.cgi?id=112346
https://bugs.gentoo.org/show_bug.cgi?id=113901

... isto para resolver um problema com a compilação(criação do imagem) do jpeg-6b-r6 (media-libs) que não se dava porque "no rule to make target install".

"Caminhos das pedras" esses, os quais todavia e infelizmente, não me levaram a êxito.

Instalado a duras penas o gentoo, sem uso do genkernel, consegui c/ dificuldade coneção ADSL que em São Paulo/Brasil, costuma não ser fácil.

Assim, após emerge --syn, --metadata , fx_libtool_files.sh 3.3.5-20050130 etc, o que mudou é que agora o KDE não instala porque aponta faltar (incompleta) a instalação do /var/tmp/portage/ghostscript-esp-7.07.1-r10/work/espgs-7.07.1

Já o gnome assim se ressente:
/var/tmp/libglade-2.5.1/temp/Makefile.in.am-2.4.2-xmlcatalog.patch-4523.out

Observei ainda estar instalada (e não consegui isto conseguir) a glib-2.8.5.tar.bz2

Terei falhado no make menuconfig ? Ou ?

Desde já agradeço a atenção e eventual ajuda, orgulhoso e honrado por passar a fazer parte deste Fórum, onde espero fazer (e merecer) amigos.
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 12 Jun 2002
Posts: 490
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Wed Jan 18, 2006 7:08 pm    Post subject: Reply with quote

só com essa informação é complicado ajudar.. Adiciona umas 3 linhas imediactamente antes do portage dar o erro.

Outra coisa, não precisas de usar emerge --metadata pois ele faz sempre isso a cada emerge --sync. O fix-libtool_files.sh deve levar como argumento a versão de gcc que estás a utilizar (para saber, gcc --version).

Por fim, procura aqui nos forums ou em bugs.gentoo.org as ebuilds que dão erro, muitas vezes encontras lá o problema.
Back to top
View user's profile Send private message
juris
n00b
n00b


Joined: 14 Jan 2006
Posts: 32
Location: Brazil-São Paulo

PostPosted: Sun Jan 29, 2006 11:38 pm    Post subject: Reply with quote

Queira desculpar a demora em responder, pois busquei esforçar-me em pesquisas.
No site por si sugerido encontrei 4 bugs, mas sem solução.
Por outro lado não saberia como obter as 3 últimas linhas, pelo que procurarei dar os elementos seguintes:
Testando com ping tudo OK
Dando emerge vixie-cron, binutils ou outros, tudo corre bem.
Apenas o KDE e o Gnome dão problema.
O emerge kde logo na primeira linha aponta um no stat para "mv /var/temp/poppler-5.0.0/environnement" No such file or Directory (ou algo mais ou menos assim).
Após isso nas linhas seguintes ele tenta baixar de outros mirrors, sem dando o no search file or Directory, tentando achar o poppler-5.0.0.tar.gz.
Como sabemos esse arquivo existe sim nesses sites, eu mesmo chequei isso, mas são dados como não achados.
A única linha que consegui com o code : emerge kde > kde.log ora segue:
Calculating dependencies ... ...done!
>>> emerge (1 of 90) app-text/poppler-0.5.0 to /

Por igual, com o GNOME:
Calculating dependencies .. ...done!
>>> emerge (1 of 199) app-text/sgml-common-0.6.3-r4 to /

Por outro lado observei que minha instalação não tem no /usr/sbin os comandos (scripts) adsl e lscpi.
Para conectar uso o pppd call adsl, mas também o pon adsl. Até aí tudo bem, mas porque não terá o lscpi ?
Em todo o caso, o mais aflitivo para mim e já demorado bem como desgastante problema está na instalação do KDE e do GNOME.
Já pensei até no apt-get do Debian, que me pareceu não existir no Gentoo, ou ainda pensei em usar o ebuild, ou ainda as instruções do site do KDE para instalar. Mas receio sobrepassar algum conflito ou deixar alguma coisa necessária faltando.
Não seria o caso de usar o emerge com uma opção dependency <= toppler 5.0.0 ? Pois tenho no portage a 4.0r1 e outras anteriores.
Caso isto seja possível, como deve ser o code ? Pode me dar um exemplo ? emerge -k kde ?? <=toppler 5.0.0 ???
Desde já agradeço a atenção.
Back to top
View user's profile Send private message
Vanquirius
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 14 Jun 2002
Posts: 1297
Location: Ethereal plains

PostPosted: Mon Jan 30, 2006 2:29 am    Post subject: Reply with quote

juris wrote:
emerge kde > kde.log ora segue


Experimente usar o sistema de registros do Portage...
Code:
mkdir /var/log/portage

E adicione ao /etc/make.conf:
Code:
PORT_LOGDIR="/var/log/portage"


Registros completos serão deixados em /var/log/portage.
_________________
Hello.
Back to top
View user's profile Send private message
juris
n00b
n00b


Joined: 14 Jan 2006
Posts: 32
Location: Brazil-São Paulo

PostPosted: Tue Jan 31, 2006 3:11 pm    Post subject: Reply with quote

Muito obrigado pela atenção e principalmente por lembrar-me da existência do log (é tanta coisa nova para mim que até havia me esquecido dessse log no /var/portage), bem como do pciutils.
Mas me permita acrescentar alguns dados novos.
Tentando por mim encontrar a solução, butando pelo liveCD vi que o emerge kde funcionou e parece que o gnome também.
Mas não consegui mais inicializar pelo HD, para conferir, como abaixo explico.
Ficou-me portanto como possível causa do problema, má configuração do make.conf, ou do net ?
Observei também que quando rodava pelo HD, enquanto alguns emerges iam bem, em outros davam vários "File or Directory no Found".
Também vi que tanto pelo CD como pelo HD dando um ping -c 3 www.yahoo.com (p. exemplo), dava um "unknow host". Depois que copiei não me lembro qual dos arquivos de configuração do kurumin para o gentoo, isto se resolveu, mas não pelo liveCD onde continua acontecendo. Deve ser problema do meu servidor ou das configurações acima.
Só que ao fazer tais testes, cometi um erro bravo. Dei um fsck na minha partição boot que estava montada, não dando muita atenção ao alerta para não usar em partição montada e me danei.
Como minha partição boot é separada (hdb1), achei que seria fácil corrigir "se houvesse problema", pois é pequena e separada. Mas não me dei conta que ela parece ter um link para a partição reiserfs do sistema (hdb4) e o fsck ferrou, ao que penso, esta última. Na hdb3 tenho a swap.
Já tentei até aqui em vão os procedimentos de recuperação do hdb1 (mount /mnt/gentoo/boot cp -ax /mnt/gentoo/boot /tmp/ umount ... mkfs.ext2 ... cp -ax ... e até mesmo deletei e recriei a partição com o fdisk).
Quanto ao poppler, muito obrigado, já havia baixado e até instalado não só o poppler5.0, como mais tres versões anteriores dele, a 4.0 e 4.1.r1 etc. Veja que eu até já tinha dado emerge poppler e aparentemente instalado o poppler, mas mesmo assim quando dava o emerge kde aparecia o problema, ou seja, queria fazer o downlod do poppler 5.0 (já instalado), com o "File or Directory not found".
É. ser novato no gentoo não é fácil... mas estou aprendendo muito, só não sei se ...
Mais uma vez obrigado pela atenção.

* * * E D I T A D O * * *
Já consegui resolver, o problema estava na MBR-lilo, system.map etc...
Já estou com o boot OK
Back to top
View user's profile Send private message
juris
n00b
n00b


Joined: 14 Jan 2006
Posts: 32
Location: Brazil-São Paulo

PostPosted: Thu Feb 02, 2006 1:21 am    Post subject: Reply with quote

Mas continuo a ter problema sério com minha instalação e após todo esse tempo, quase dois meses, cheguei à conclusão, se não estiver errado, que todo o meu problema vem da configuração do meu modem.
Acho que por isso não consigo instalar o KDE, o GNOME e alguns outros aplicativos, enquanto outros correram bem.
Depois de muito penar, vendo diferenças de comportamento entre rodar pelo live-CD e pelo HD, vendo que mesmo pelo live-CD nunca foi possível executar o mirorselect -i -o >> /mnt/gentoo/etc/make.conf, fui às pesquisas e descobri que há problemas na configuração do modem Alcatel Speedy Pro USB, como se vê no:
https://forums.gentoo.org/viewtopic-t-327025-postdays-0-postorder-asc-start-50.html
Acontece que o meu modem é o Alcatel Speedy Pro Ethernet, sobre o qual não encontrei nada.
Como ele se mostra funcionando meio baleado, ora fazendo downloads bem, mas quase sempre não, ou eu troco de modem, ou consigo sei lá como configurá-lo, ou desisto do gentoo.
O curioso é que meu modem funciona muito bem no Kurumin-Debian, assim como no Windows.
Back to top
View user's profile Send private message
errado
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 25 Feb 2005
Posts: 92

PostPosted: Thu Feb 02, 2006 11:24 am    Post subject: Reply with quote

Speedy, certo?

Ligue para o atendimento deles e exija um modem decente =P~ O modem que eles estão fornecendo aos usuários agora é o Speedtouch 510v4, que é excelente e possui função interna de NAT/DNS/Router.

Esses modelos Alcatel que foram fornecidos a partir dos planos novos não prestam - Até o Ericsson hm220dp funciona melhor (*bem* melhor)!

Enfim, você paga o mesmo (se bobear, paga mais) que os usuários atuais, portanto, merece o mesmo modem. Se preciso, ameace cancelar a assinatura - aí em Sampa dá para usar esse artifício pois tem Virtua, que é infinitamente superior, veloz e barato.

--

Quanto a como arrumar o seu problema a partir de configurações eu não sei =P~ Fiquei com um Alcatel 330 por exatos dois dias apenas. :D

Boa sorte!
Back to top
View user's profile Send private message
juris
n00b
n00b


Joined: 14 Jan 2006
Posts: 32
Location: Brazil-São Paulo

PostPosted: Thu Feb 02, 2006 6:46 pm    Post subject: replay to errado Reply with quote

Pois é, só que já fiz isso e o pior é que os caras perderam a noção, ficaram doidos,
Eu só não fiquei mais p. da vida porque tive muito trabalho, muita pesquisa, mas aprendi bastante sobre algo que sempre foi meu ponto fraco, modems.
A pior coisa são defeitos intermitentes, principalmente estando eu com um OS novo, para mim desconhecido.
Quando teledonei reclamando, para espanto, fui bem atendido por um tal de Fernando, reconhecendo com razão e depois, na área técnica por um "Senhor Humberto" que por igual concordou, dizendo não ter mesmo o meu modem "muitos recursos" de configuração e se eu pagava, "teria o direito de escolher qual automóvel queria usar".
Só que a ligação caiu, quando ele já se prontificara a atender a troca, pelo 514 v5 (e não v4 que disseram não ter),
ou foi desligada por eles.
Ligando logo a seguir, musiquinhas, novas perguntas de uma atendente, que desta vez queria fazer "meu cadastro", eu já sem paciência lhe disse que era continuação e chamasse o tal "Sr. Humberto".
Contrariada, passou a ligação e aí, uma tal Mona Lisa, nome sem dúvida significativo, simplesmente tentou me enrolar, tentando me convencer a trocar de plano, para o "novo" e bla bla bla. Eu lhe disse que não queria trocar de plano mas sim de modem, ao que ela me disse não ser possível. Perguntei se tecnicamente era impossível, mas ela limitou-se a mencionar "por procedimento deles". Em outras palavras, quiz me engambelar, mas eu lhe disse que havia 3 alternativas 1- Trocar meu modem peça de museu, sem suporte, firmaware etc, o qual eu não queria mais, pois não funcionava a contento. 2- Retirá-lo e eu compraria um a minha escolha, não mais pagando aluguel por algo inservível para mim e num percentual descabido ante o valor de sucata do mesmo. 3 - eu encerraria e iria para o virtua.
Ponderei mais que o Código do Consumidro não admite "venda casada" e que eu não queria continuar pagando um aluguel despropositado pelo valor da peça quase inútil.
Advinha, ... mandei encerrar e pedi instalação no Virtua.
Mona + Telefonica espanhola só podia dar nisso ... Ah quanta saudada da Telefônica.
São cara-dura, querem embrulhar até a nossa avó. Já pensou daqui a 20 anos eu continar pagando por esse modem "insubstituível", aluguel de 3% ao mes do valor de um novinho em foha ? Querem a qualquer custo que migremos para o famoso "Plano Novo", conhecido "conto do vigário".
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum