Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Rede Wireless RTL8180 no Gentoo x86_64 alguém consegue?
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
oompawampa
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Mon Jan 09, 2006 7:07 pm    Post subject: Rede Wireless RTL8180 no Gentoo x86_64 alguém consegue? Reply with quote

Alguém conseguiu instalar o driver da placa de rede realtek rtl8180 no gentoo 64bits??
Eu consegui instalar no gentoo 32bits, mas no 64 bits quando dou o comando emerge rtl8180, diz que o pacote está mascarado com o missing keywork.....

Alguma dica????

Será que tem como usar o ndiswrapper??? (No Fedora Core 4 não consegui.... consigo "instalar" o driver da placa de rede 64 bits do winXP 64/Win 2k3, o do 32bits não chega a "instalar" mas na hora do iwconfig simplesmente trava o prompt e libero ele só na base do kill!!!
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva

PostPosted: Tue Jan 10, 2006 12:51 pm    Post subject: Reply with quote

pela 199x vai ler a documentaçao do portage... :twisted: e ve o que isso quer dizer.

ndiswrapper nao funcionou mt bem para mim o melhor mesmo e' usar os drivers existentes.
God Doesn't Play Dice
Back to top
View user's profile Send private message
oompawampa
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Tue Jan 10, 2006 8:31 pm    Post subject: Reply with quote

Eu dei uma lida no Introduão ao portage em http://www.gentoo.org/doc/pt_br/handbook/handbook-x86.xml?part=2&chap=1

Mas o problema é como fazer para instalar e testar quando o "pacote" está mascarado com o "missing keyword", o que faço para conseguir instalar??? O que devo alterar, incluir no arquivo /etc/portage/package.keywords ??? eu consigo instalar quando a keyword está ~amd64 mas missing keyword não :oops: :oops: e nesta introdução ao portage não nos guia de como proceder a isntalação com as missing keywork. (Desculpa a minha ignorancia no assunto!!!)

missing keyword significa que a aplicação não foi testada na sua arquitetura ainda. Peça ao time de porting de arquiteturas que teste o pacote ou teste para eles e relate sua experiência em nosso website do bugzilla.

Gracias
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva

PostPosted: Wed Jan 11, 2006 1:08 pm    Post subject: Reply with quote

entao e conclusões ? NAo e' muito dificil ler a documentação e perceber!
God Doesn't Play Dice
Back to top
baldeante
Guru
Guru

PostPosted: Wed Jan 11, 2006 2:30 pm    Post subject: Reply with quote

oompawampa wrote:
Eu dei uma lida no Introduão ao portage em http://www.gentoo.org/doc/pt_br/handbook/handbook-x86.xml?part=2&chap=1

Mas o problema é como fazer para instalar e testar quando o "pacote" está mascarado com o "missing keyword", o que faço para conseguir instalar??? O que devo alterar, incluir no arquivo /etc/portage/package.keywords ??? eu consigo instalar quando a keyword está ~amd64 mas missing keyword não :oops: :oops: e nesta introdução ao portage não nos guia de como proceder a isntalação com as missing keywork. (Desculpa a minha ignorancia no assunto!!!)

missing keyword significa que a aplicação não foi testada na sua arquitetura ainda. Peça ao time de porting de arquiteturas que teste o pacote ou teste para eles e relate sua experiência em nosso website do bugzilla.

Gracias

Se o pacote não foi testado na tua arquitectura em principio não devera estar nenhum pacote no portage ou pelo menos disponivel da forma convencional para a tua arquitectura (emerge driver).

Posso estar errado mas o mais logico (na minha opiniao) é procurares uma versao do driver em questao no fabricante do hardware e tentares compilar o modulo seguindo as indicações que te forem dadas pelo fabricante.

Se estiver errado alguem que me corrija ......
oompawampa
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Wed Jan 11, 2006 5:19 pm    Post subject: Reply with quote

No site do fabricante (realtek), tem drivers para o fedora core 2 (32bits!!!!), e como de sempre para se compilar com o famoso make install, e depois carregar os modulos <O_o> mas 64 bits somente para Windows!!!!
Não tentei compilar este bendito driver 32 bits no gentoo 64 bits, vou tentar, mas vejo que terei muitos problemas para faze-lo funcionar...

Vou a tentar compila-los e depois posto o que consegui ou não, mas a conclusão que cheguei é vou enfiar a cara e tentar compilar os driver s que estão no site do fabricante.

Gracias
baldeante
Guru
Guru

PostPosted: Wed Jan 11, 2006 7:46 pm    Post subject: Reply with quote

Teoricamente um processador 64 bits consegue emular 32 bits talvez os drivers tambem funcionem embora carregar modules compilados para 32bits num kernel compilado para 64 bits me cheire a problemas.

Apesar de ser um risco podes sempre fazer uma copia do kernel e dos modules que ja tens para nao teres de recompilar todo o kernel e respectivos modulos de novo.

Basta fazer uma copia das pastas /usr/src/o_teu_kernel e /lib/modules/o_teu_kernel.
hemk
n00b
n00b

PostPosted: Fri Jan 13, 2006 4:15 am    Post subject: ndiswrapper Reply with quote

Você ja tentou usar o ndiswrapper? Eu uso ele e minha placa de rede é igual a sua (Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8180L). Aqui nunca deu problema.
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum