Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Instalação via Kororaa: algumas questões
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Piras
n00b
n00b

PostPosted: Fri Jan 06, 2006 2:28 pm    Post subject: Instalação via Kororaa: algumas questões Reply with quote

Como não sou experiente o bastante para instalar o Gentoo "na raça", decidi recorrer ao instalador Kororaa, que me pareceu bastante intuitivo. A arquitetura i686, default no Kororaa, não é exatamente a mais adequada para o meu processador (um AMD Sempron 2600), mas me pareceu muito melhor que o Ubuntu i386, que atualmente roda em minha máquina.

Tudo a princípio correu muito bem. O processo de instalação é bastante intuitivo, não demora muito tempo e a configuração é perfeita. Permitiu-me até mesmo escolher um repositório brasileiro, o FTP da Unicamp. Além disso, a seleção de pacotes da Kororaa é perfeita para as minhas necessidades, de um tipico usuário "desktop". Ocorre, contudo, que o Português Brasileiro simplesmente não está disponível, nem no Kororaa propriamente dito, nem na sua versão Gnome, de nome Gororaa. Nâo há em ambos mais do que meia dúzia de idiomas disponíveis: Inglês, Alemão, Francês, Espanhol e algumas outras. Para mim, o Francês seria excelente, uma forma de treinar minha segunda língua no uso quotidiano do computador, mas minhas manas, que também usam a máquina ficariam verdadeiras feras...

Diante disso, faço aos colegas as seguintes perguntas:

1) Lendo as mensagens deste fórum, percebi que a opção em Português de configuração do fstab não deve estar disponível n instalador, razão pela o Portage não é configurado de modo a exibir os pacotes de suporte a Português no Kuroo. É certa a suposição?

2) Nesse caso, bastaria configurar o fstab para o suporte em pt_BR para que o Kuroo me oferecesse o pacote KDE-i18n-pt_BR, que não aparecia quando instalei o Gentoo/Kororaa da primeira vez?

3) Supondo que baste modificar o fstab para resolver o problema do Português do KDE, com a compilação e instalação do pacote KDEi18n-pt_BR, qual seria a solução para o Gnome, onde não há um pacote de idiomas separado? Seria preciso recompilar todo o desktop?

4) E no caso do OpenOffice e do Firefox 1.5? No Debian/Ubuntu ambos contam com suporte ao idioma nacional em separado. E no Gentoo: basta instalar o openoffice.org2-10n-pt-br ou teria que recompilar todo o aplicativo? Há suporte em separado para o Firefox ou teria que fazer o mesmo e recompilar todo navegador?

Agradeço antecipadamente a quem tiver a paciência de ler tudo isso e esclarecer minhas dúvidas.
Back to top
View user's profile Send private message
mark_alec
Bodhisattva
Bodhisattva

PostPosted: Fri Jan 06, 2006 2:43 pm    Post subject: Reply with quote

Moved from Installing Gentoo to Portuguese.
pilla
Administrator
Administrator

PostPosted: Fri Jan 06, 2006 3:01 pm    Post subject: Reply with quote

No topo da lista de threads dos fóruns em Português há uma série de recursos para configuração do Gentoo para português. No entanto, não sei até que ponto funciona com esse tal de Kororaa. De repente, é melhor perguntar nas listas e fóruns desta outra distribuição.
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum