Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Instalando o Xorg 7.0
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Marcio_Ternus
n00b
n00b

PostPosted: Sat Dec 24, 2005 8:15 pm    Post subject: Instalando o Xorg 7.0 Reply with quote

Olá a todos! Como acabei de instalar ( e fazer funcionar) o xorg 7, resolvi postar alguma coisa aqui para aqueles interessados em testar essa nova versão já explicando como resolver um pequeno problema que eu encontrei.

Antes de tudo, quem quiser intalar o xorg 7, precisa seguir a risca esse pequeno guia de migração:
http://dev.gentoo.org/~spyderous/xorg-x11/migrating_to_modular_x_howto.txt

O processo pra mim foi bem simples, e até bem rapido, achei que o tempo de compilação foi bem menor do que a versão monolitica.

Depois de resolver uma "mancada" que eu dei (antes de começar, eu copiei o meu xorg.conf para /root pra ter uma copia de segurança, mas esqueci de apaga-lo depois de atualizar tudo, o que fazia com que o xorg tentasse carregar esse arquivo ao invés do que está em /etc/X11...) vi para a minha felicidade que o kde estava carregando normalmente.

O primeiro problema que eu notei foi que nem o mozilla-firefox, nem o mozilla-thunderbird estavam abrindo. Tentando chama-los pelo terminal, vi que eles reclamavam da falta de uma lib chamada libXp. Fui dar uma olhadinha em usr/portage/x11-libs e vi que existe um pacote com esse nome, depois de dar um emerge nele, o firefox e o thunderbird começaram a funcionar normalmente.

Alguns programas que ja testei e parecem funcionar normalmente (pelo menos a nivel superficial) incluem o gaim, o opera, xchat, openoffice scummvm amarok k3b e kaffeine.

Se alguem testar e encontrar algum problema com essa versao do Xorg, poste alguma coisa aí ipara analisarmos a situaçao... estou bem motivado a testar esse negocio...

Last edited by Marcio_Ternus on Sun Dec 25, 2005 1:50 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
Vanquirius
Retired Dev
Retired Dev

PostPosted: Sat Dec 24, 2005 10:09 pm    Post subject: Re: Instalando o Xorg 7.0 Reply with quote

Marcio_Ternus wrote:
O primeiro problema que eu notei foi que nem o mozilla-firefox, nem o mozilla-thunderbird estavam abrindo. Tentando chama-los pelo terminal, vi que eles reclamavam da falta de uma lib chamada libXp. Fui dar uma olhadinha em usr/portage/x11-libs e vi que existe um pacote com esse nome, depois de dar um emerge nele, o firefox e o thunderbird começaram a funcionar normalmente.

Seria bom relatar este tipo de bug no bugs.gentoo.org, para que problemas de dependência sejam resolvidos mais rapidamente... :-)
oompawampa
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sun Dec 25, 2005 2:14 am    Post subject: Reply with quote

:?: O que há de novo no xorg 7.0???
:?: Compensa a migração???
:?: Será que funciona legal na platforma x64?
Back to top
View user's profile Send private message
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum