Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Acedendo ao gentoo remotamente a partir do xp com restrições
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
b345713
n00b
n00b

PostPosted: Mon Dec 19, 2005 5:08 pm    Post subject: Acedendo ao gentoo remotamente a partir do xp com restriçõ Reply with quote

Olá

De momento o meu desafio é aceder ao meu desktop gentoo a partir do meu local de trabalho onde tenho muitas horas mortas!!
No trabalho tenho o windows xp com acesso http ilimitado, no entanto não posso instalar ou correr aplicações não autorizadas!

Já ouvi alguns colegas falarem de logins ssh, mas tenho de admitir que não sei nada acerca de ssh!

O que seria necessário para fazer esta ideia funcionar com ssh?

Teria de instalar algo na máquina windows (que não posso fazer) ou poderia aceder ao desktop em casa a partir de uma shell de ssh a partir de um site! Teria eu de disponibilizar a shell ssh e o site a partir da qual estará disponivel? Como poderia eu estruturar esta tarefa ? Seria possivel registar o meu gentoo em um dominio e aceder a partir daí?

Esta segunda parte refere-se ao aspecto gráfico! Será possivel aceder remotamente e trabalhar com o kde ou teria de trabalhar a partir da shell! O meu objectivo é maioritariamente compilar com o gcc e ocasionalmete lidar com definições do sistema, mas um ambiente de trabalho daria uma outra dimensão! Do pouco que sei teria de enviar uma shell de x para tal!

VNC é uma ideia mas + 1 vez não posso instalar aplicações! Que rumo devo tomar?
Back to top
View user's profile Send private message
tetrix
n00b
n00b

PostPosted: Tue Dec 20, 2005 3:14 pm    Post subject: Reply with quote

SSH nada mais é do que um cliente Shell remoto, ou seja vc controla sua maquina remotamente como se estivesse em um ttyX, sem ambiente gráfico.
Bom no caso de ssh vc teria que baixar um cliente para o windows como o putty.exe nao precisa instalar mas tem que baixar um executável, já no caso do VNC eu ja vi cliente VNC rodando no apache da maquina que está como servidor em java, com Desktop e tudo no navegador, mas é claro que fica um pouco lento, acho que esta seria a melhor opção.
Cliente de ssh em algum site eu não conheço, se alguem conheçer algum, ajudaria 2 pessoas
:)
Back to top
nunogt
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Wed Dec 28, 2005 9:27 pm    Post subject: Reply with quote

O protocolo SSH permite-te aceder à tua shell (linha de comandos) UNIX de forma segura, utilizando SSL, a partir dum cliente de SSH (que pode correr em qualquer sistema operativo, incluindo XP).
Configurar Gentoo para isto implica correr um sshd na máquina. Existem vários, mas o mais popular, devido à sua segurança/performance extrema é o openssh, dos nossos amigos do OpenBSD. Assim, se ainda não o tens no sistema:

Code:
emerge -av openssh

De seguida, inicias o servidor:

Code:
/etc/init.d/sshd start

E por fim, se não quiseres ter que o iniciar à mão sempre que fazer reboot à máquina:

Code:
rc-update add sshd default

Por defeito o daemon monitoriza a porta 22 e não permite root login. Se desejares modificar este comportamento basta editares o ficheiro de configuração, que se encontra em /etc/ssh/sshd_config (se a memória não me falha).
Se tiveres router provavelmente terás que fazer port-forwarding da porta que especificaste (por defeito a 22).

No lado do cliente as coisas são mais simples. Apesar de estares numa conta limitada em XP, podes transferir o PuTTy e executá-lo. Visto que não é preciso instalar nada o XP não gane nem te nega acessos. Metes o IP da tua máquina de casa e autenticas-te com o teu username/password, e entraste.

Para VNC recomendo uma das soluções integradas no ambiente de trabalho que usares (tanto gnome como KDE têm servidor de VNC opcional, o que te permite aceder à tua sessão actual ao invés de iniciar uma nova sessão no gdm/kdm/whatever). Existem também vários clientes, entre os quais o ThightVNC e Ultr@VNC. Procura na portage e vê qual preferes.

Edit: Esqueci-me de mencionar que também não é necessária a instalação dum cliente VNC na tua máquina XP. Tal como o PuTTy, os clientes acima mencionados podem ser transferidos e executados, sem ser necessária a instalação e consequente registo no sistema da aplicação. São estas acções que o XP bloqueia (para além de cópias para a pasta Programas).

--Nuno
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum