Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Preciso de ajuda com a instalação do 2005.1
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
b345713
n00b
n00b

PostPosted: Fri Dec 09, 2005 9:21 pm    Post subject: Preciso de ajuda com a instalação do 2005.1 Reply with quote

Tenho tentado seguir o manual de www.gentoo.org para completar a instalação!

Qual é a diferença entre uma instalação stage1 e stage3?

Quando tento USE="-doc" emerge gentoo-sources seguindo o manual do gentoo 2005.1 parte 7b, obtenho um erro relacionado com o arch não estar definido (*) ou a arvore do portage não estar completa

O que é o ARCH?

Será que não devia d ter extraido a snapshot do portage em /mnt/gentoo/usr, tenho tido problemas com o comando na codelisting 13 parte 5b do manual - tar -xvjf /mnt/cdrom/snapshots/portage-<date>.tar.bz2 -C /mnt/gentoo/usr!

Também tenho tido problemas com o codelisting 14 - cp /mnt/cdrom/distfiles/* /mnt/gentoo/usr/portage/distfiles/

Obtenho uma resposta dizendo que o último ficheiro zlib...tar.bz2 não é 1 ficheiro, no entanto copia tudo

Terá sido o comando emerge --metadata?

Outra questão é que estou a instalar no VMware 5.5 e estou a usar um stage3 para pentium 4 e portage para x86! Quando abro o ficheiro make.conf com nano -w /mnt/gentoo/etc/make.conf reparei que march estava definido para i686 - Será esta a variável que eu não defini (*)! Não faço a minima ideia do que deveria colocar neste campo para um pentium 4 correndo VMware 5.5!
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva

PostPosted: Sat Dec 10, 2005 10:03 pm    Post subject: Reply with quote

Bolas, que confusão que aí tens. Convém ler todo o handbook, não só os "Code Listings".

A diferença entre stage1 e stage3 é que na stage1 compilas tudo, té mesmo o compilador, no stage3 tens já um sistema base compilado pelo que a instalação é muito mais rápida.

O arch é a arquitectura do teu computador, x86, arm, ppc, etc. e isso é controlável através da variável de sistema ACCEPT_KEYWORDS no ficheiro /etc/make.conf. Se for x86 basta colocar ACCEPT_KEYWORDS="x86" no /etc/make.conf

Se tens um erro sobre o arch não estar defenido ou a arvore não estar completa, vê qual é o output do comando "emerge info", faz um "emerge sync" e verifica se o link simbólico /etc/make.profile "ls -l /etc/make.profile" aponta para um profile dentro da portage tree.

os comandos que dizes nos codelistings 13 e 14 só se aplicam se tiveres um cdrom que inclui snapshot da portage tree e ficheiros com código fonte. Podes ignorar isso e fazer apenas um "emerge sync". as distfiles são sacadas à medida que precisas delas.

o comando emerge --metadata só deve ser usado quando algo corre mal durante um emerge --sync e necessitas de recriar a cache do portage. Normalmente nunca precisas de o usar.

o portage é sempre para x86, não existem portage trees diferentes de acordo com a arquitectura, a portage tree funciona com todas as arquitecturas.

o march é um parâmetro que define o nível de optimizações quando compilas software, se está i686 está bom, se quiseres mais optimizações tens que mudar para um nível mais específico, _penso_ que para pentium4 é march=pentium4, mas posso estar errado, verifica na documentação do gcc.
Back to top
Vanquirius
Retired Dev
Retired Dev

PostPosted: Sun Dec 11, 2005 12:22 am    Post subject: Reply with quote

Vale dizer que stage1 e stage2 deixaram de ser suportados. Use um stage3. Ainda preciso atualizar a tradução da documentação para refletir isso...
oompawampa
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Mon Dec 12, 2005 11:46 am    Post subject: Re: Preciso de ajuda com a instalação do 2005.1 Reply with quote

b345713 wrote:

Outra questão é que estou a instalar no VMware 5.5 e estou a usar um stage3 para pentium 4 e portage para x86! Quando abro o ficheiro make.conf com nano -w /mnt/gentoo/etc/make.conf reparei que march estava definido para i686 - Será esta a variável que eu não defini (*)! Não faço a minima ideia do que deveria colocar neste campo para um pentium 4 correndo VMware 5.5!

Se está instalando o gentoo "dentro do vmware" o march é i686, senão vai dar problemas, sei disso porque fui instalar do mesmo jeito que vc no vmware "dentro do windows" e coloquei march=k8 (meu processador é um athlon64) e dava uns erros malucos!!!
Back to top
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva

PostPosted: Mon Dec 12, 2005 1:45 pm    Post subject: Reply with quote

tem logica se o vmware emula um x86 tens que usar as stages para x86 e nao para amd64 :roll:
God Doesn't Play Dice
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum