Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Qual o melhor sistema de arquivos?
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
thiagocv
n00b
n00b

PostPosted: Tue Oct 11, 2005 1:09 pm    Post subject: Qual o melhor sistema de arquivos? Reply with quote

Já tive oportunidade de testar o EXT3 e o ReiserFS durante um tempo considerável, chegando a fazer alguns testes extremos com os dois :-) O ReiserFS sempre se mostrou mais confiável, de fato ainda não tive problemas de perda de arquivos com ele, ao contrário do EXT3, onde já cheguei a perder uma partição com arquivos de trabalho. Por isso não posso deixar de recomendar o uso do ReiserFS.
Atualmente uso o ReiserFS em todas as minhas máquinas e pretendo continuar acompanhando as próximas versões do sistema. O Reiserfs 4, que será laçado durante este ano de 2003 promete uma grande melhoria de desempenho no acesso a disco. Os desenvolvedores estão falando em ganhos de 50% em algumas áreas, isto comparado com a versão atual que já é mais rápida que o Ext3 e o NTFS do Windows.

Carlos Morimoto

Caro amigos, tinha optado pelo ext3 antes de ler esse texto do Morimoto.
Qual o sistema de arquivo que vcs aconselham a usar?

Obrigado pela atenção.
View user's profile Send private message
Kobal
Guru
Guru

PostPosted: Tue Oct 11, 2005 1:32 pm    Post subject: Reply with quote

Já testei todos. Melhor foi jfs. Uso em 2 disco e 5 partições.

Reiserfs em uma partição de 10 gigas ele come 900 mb só para ele.
Back to top
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev

PostPosted: Tue Oct 11, 2005 5:34 pm    Post subject: Re: Qual o melhor sistema de arquivos? Reply with quote

thiagocv wrote:
Já tive oportunidade de testar o EXT3 e o ReiserFS durante um tempo considerável, chegando a fazer alguns testes extremos com os dois :-) O ReiserFS sempre se mostrou mais confiável, de fato ainda não tive problemas de perda de arquivos com ele, ao contrário do EXT3, onde já cheguei a perder uma partição com arquivos de trabalho. Por isso não posso deixar de recomendar o uso do ReiserFS.
Atualmente uso o ReiserFS em todas as minhas máquinas e pretendo continuar acompanhando as próximas versões do sistema. O Reiserfs 4, que será laçado durante este ano de 2003 promete uma grande melhoria de desempenho no acesso a disco. Os desenvolvedores estão falando em ganhos de 50% em algumas áreas, isto comparado com a versão atual que já é mais rápida que o Ext3 e o NTFS do Windows.

Carlos Morimoto

Caro amigos, tinha optado pelo ext3 antes de ler esse texto do Morimoto.
Qual o sistema de arquivo que vcs aconselham a usar?

Obrigado pela atenção.

Bom, eu uso ReiserFS em praticamente todas as máquinas que eu instalo e não tenho qualquer reclamação contra ele. Em casa também tenho uma partição XFS, mas pessoalmente não notei qualquer diferença com relação ao ReiserFS (entretanto nunca fiz qualquer benchmark).
Ekvr
n00b
n00b

PostPosted: Tue Oct 11, 2005 6:08 pm    Post subject: Reply with quote

Nas minhas 10 partições utilizo 1 em ext2 (/boot) e as outras 9 em Reiser. Já tive problemas sim de estabilidade com o Reiser, anteriormente, mas uso-o porque percebi uma considerável diferença de desempenho em relação ao Ext3 no meu computador. Nesta recente instalação de Gentoo, está tudo correndo bem. Parece-me que o XFS leva vantagem em desempenho quando se lida com arquivos grandes, já o Reiser ganha quando se lida com arquivos pequenos. O Ext3 costuma perder em desempenho em quase todos os benchmarks que encontrei pelo Google, mas é considerado o mais confiável por muitos. Não tenho informações a respeito do JFS.
Back to top
errado
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Tue Oct 11, 2005 9:04 pm    Post subject: Reply with quote

ext3 é um ext2 com "patch" para Journaling. O Reiser foi escrito para possuir Journaling ;)

Assim como o Ekvr, uso Ext2 na /boot (por questão de velocidade - pra que Journal?) e Reiser3 em todas as outras (3). Minha outra máquina é completamente Reiser3.

Pode ser psicológico, mas quando troquei o Ext3 pelo Reiser3 sentí uma melhoria significante na velocidade. Nunca tive problemas com perda de dados no Reiser - e olha que o sistema de energia aqui em Juiz de Fora não presta, todo final de semana falha. (Quando usava Ext3 ainda morava em Sampa, então não pude "testar")

XFS e JFS eu nunca usei, até porque são tidos como Sistemas de Arquivos para Servidores - não preciso de um FS que leia rapidamente um arquivo de 10GB.

Quote:
Mas é o com o melhor algoritmo de compressão.

PS> Só estou esperando poder comprar uma máquina decente para testar o Reiser4 que se for superior ao SkyFS já será perfeito :)
Back to top
Kobal
Guru
Guru

PostPosted: Tue Oct 11, 2005 11:00 pm    Post subject: Reply with quote

Com JFS eu puxo a tomada do plugin quantas vezes quiser, e o reboot é sempre tranquilo. Nem no amule corrompe arquivo.

Com XFS isso corrompe o sistema. E ReiserFS corrompe arquivos da mula.

É um dos brute force que uso para teste. :twisted:

A única coisa que não gosto no JFS se o disco for lento, copia uma arquivo de 700 mb para outra partição, é o sistema de arquivo que gasta mais tempo.

Uma coisa que achei interesante nele, exclui arquivos instantaneamente independente de tamanho, mais o arquivo ainda continua no sistema, vai deletando aos poucos. Se fizer um rm -rf / já era, não da nem tempo de fazer um ctrl+c :lol: . O OpenBSD com softdep funciona assim também.
Back to top
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva

PostPosted: Wed Oct 12, 2005 10:54 am    Post subject: Reply with quote

eu só uso e recomendo xfs e ext3

reiser4 e' altamente instavel em amd64 se esse for o caso
jfs nunca experimentei e reiserfs3 nao parece mau
God Doesn't Play Dice
Back to top
Ariem
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Wed Oct 12, 2005 1:24 pm    Post subject: Reply with quote

Kobal wrote:

Estas a usar a opcao notail ao montar a particao?

Para adicionar a minha opinao, so tenho experiencia com ext2/3 e reiserfs, e aconselho vivamente reiserfs!

sorry pela falta de acentos.. mas nao consigo descobrir como se usam neste teclado :oops:
Back to top
Kobal
Guru
Guru

PostPosted: Wed Oct 12, 2005 2:16 pm    Post subject: Reply with quote

Quote:
Estas a usar a opcao notail ao montar a particao?

Não, fica agora para reiser4 quando sair . Valeu pela dica.
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum