Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Pergunta para o pessoal mais geek. Algo novo vai aparecer ?
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Kobal
Guru
Guru

PostPosted: Fri Sep 30, 2005 4:21 am    Post subject: Pergunta para o pessoal mais geek. Algo novo vai aparecer ? Reply with quote

O que está para aparecer de novo no software livre ?

Eu uso sylpheed, mais ele ainda falta uns 40% para ser o ideal, que preciso.
Uso xfce4 ainda não está o ideal.

Uma coisa que ainda não entendi até hoje, qual a função do dbus ?

Minha pergunta principal: Ira sair alguma novidade realmente boa ? Um exmplo, um toolkit estilo cocoa, gtk é muito bom, mais é chato de desenvolver com ele.

Ou outro exemplo, Aparece a noticia que Linux ira mudar esse ano para L4Linux.
Back to top
View user's profile Send private message
dafaca
n00b
n00b

PostPosted: Fri Sep 30, 2005 8:19 pm    Post subject: Reply with quote

A vantagem do Xfce é que ele é bem leve e usa como base o GTK, que permite usar os diversos programas já jeitos nesta biblioteca. Uma cosa que tem se destacado e crescendo no Xfce é a XFC (Xfce Fundation Classes), que nada mais é que um binding C++ para o GTK. Não, não é o Gtkmm (um outro binding), mas um novo binding escrito exclusivamente para o Xfce pois ele contém também implementações das APIs do Xfce.

O dbus é um sub-sistema IPC. Ou seja, o dbus é uma especificação criada pela freedesktop para gerênciar mensagens entre aplicativos, permitindo que programas independentes possam se comunicar fácilmente. Atualmente cada gerênciador de Janelas tem o seu próprio jeito de fazer os programas se comunicarem o que faz com que programas feitos para o gnome não consigam se cominucar com programas feitos para o kde e vice-versa. Quem sabe um dia, quando o dbus estiver pronto, os desenvolvedores do kde e gnome possam usar o dbus para criar um systema único IPC para que qualquer programa se comunique com qualquer outro.

Sobre o gtk ser chato, eu não sei porque você pensa assim pois ela está bem madura e é relativamente fácil desenvolver, desde que se tenha um conhecimento de C. De qualquer forma talvez você se interesse pela XFC descrita acima. Mas se quer algo realmente interessante dê uma olhada no enlightenment e na sua EFL (Enlightenment Fundation Library), talvez você fique empolgado com as boas idéias que está surgindo como por exemplo seperar o desenvolvimento de aplicativos em duas partes, a parte programacional e a parte visual, permitindo que o visual do aplicativo possa ser totalmente remodelado sem mexer em uma única linha de código, tem também a EWL que é um toolkit, assim como o GTK e o QT, mas que usa como base um motor canvas muito rápido e leve com suporte a openGL . Na CVS tem uma versão beta do manual da EFL traduzido para o português feita por mim que talvez sirva de ajuda. E em alguns dias estará também disponível no site do projeto.
Back to top
Kobal
Guru
Guru

PostPosted: Sun Oct 02, 2005 4:38 pm    Post subject: Reply with quote

Obrigado.

O ruim do gtk é que ele precisa de muitas linhas, e não gostei muito do glade.

Esse EFL é muito interessante, só parei de usar o e17 por causa do modo como os programas minimizados ficam nele. E aquele negocio dourado no dock, onde ficam os atalhos é muito chato ele, ele aparece quando poe o mouse em cima do icone.

A, e o que acho ruim no EFL é que poucas aplicações usam ele ainda.

Opa, quem quiser ler alguma coisa.

http://cvs.sourceforge.net/viewcvs.py/enlightenment/e17/docs/cookbook/translations/pt-br/

Faz um resumo do que você sabe sobre o futuro do e17 e o projeto atual.

PS: dafaca sera que essa tecnologia vai ser programada no e17 ?

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=131275 Se for , vai ser muito bom.
Back to top
dafaca
n00b
n00b

PostPosted: Thu Nov 17, 2005 4:28 pm    Post subject: Reply with quote

Opa, desculpe a demora para responder, estive viajando a trabalho.

Quote:
O ruim do gtk é que ele precisa de muitas linhas, e não gostei muito do glade.

A linguagem C, definitivamente não é produtiva. A vantagem é a sua simplicidade e velocidade de processamento.
E Phyton, o que acha dele? Não sei se é apenas mais uma moda, mas a quantidade de usuários tem crescido muito.

Quote:
Esse EFL é muito interessante, só parei de usar o e17 por causa do modo como os programas minimizados ficam nele. E aquele negocio dourado no dock, onde ficam os atalhos é muito chato ele, ele aparece quando poe o mouse em cima do icone.

Heheh... também acho "cafona" aquela lampada. Tenho a impressão que foi um surto dos desenvolvedores do E.
Por algum motivo o surto continua. :D
De qualquer forma, você pode desabilitar o IBar pois ele é um módulo e usar o Iconbar que encontra-se em apps/iconbar na árvore do CVS.

Quote:
A, e o que acho ruim no EFL é que poucas aplicações usam ele ainda.

É verdade, e acredito que continuará havendo poucas aplicações.

Quote:
Faz um resumo do que você sabe sobre o futuro do e17 e o projeto atual.

Bem, nos últimos 2 meses tem havido "brigas" entre dois projetos. o EWL (o toolkit oficial) e o Etk (um toolkit alternativo).
A briga começou porque muitos desenvolvedores acham uma perda de tempo criar um novo toolkit já que existe o EWL, até que alguém começou a apontar os defeitos existente no EWL e a demora para se arrumar os bugs que iam aparecendo. Os times de ambos os lados começaram então uma tremenda briga, e para piorar Rasterman opnou dizendo que achava saudável provocar a competição pois ela ajudaria a melhorar as bibliotecas, o que levou muitos a entender que Rasterman estava do lado do Etk. Atualmente os animos baixaram.Dei uma olhada muito rápido no Etk e aparentemente ele está melhor projetado que o EWL. De qualquer forma, muita coisa ainda vai acontecer.
Também começou os planos para a próxima versão, o E DR18, o que foi mais discutido é a possível implementação de um gerênciador de memória, o que pode ser uma boa ou má idéia, tudo vai depender de quão boa será.

Quote:
PS: dafaca sera que essa tecnologia vai ser programada no e17 ?
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=131275 Se for , vai ser muito bom.

Isto não é trabalho para os gerênciadores de Janelas ou desktops, mas para o X e o Kernel. Se for implementado no X/Kernel, e se for de alguma forma útil, é possível que usem os recursos no Enlightenment. Não só nele mas em qualquer outro.
Back to top
domus-br
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sun Nov 27, 2005 4:47 am    Post subject: Reply with quote

Kobal wrote:
O ruim do gtk é que ele precisa de muitas linhas

nao sou programador,

Mas não sei se é so comigo, mas isso é uma historia de longas datas e varias distribuições, nunca consegui me acustumar com GTk 2.x e afins, devido aos memory leaks, eu percebo que isso no QT, kde etc., é bem menos evidente, eu tento me acustumar com GTK, mas vejo que o eterno problema parece nunca ser resolvido e a medida que as aplicações vão permacendo na memoria, o bendito GTk, parece querer nao devolver a memoria de volta pro sistema, e tome KILL pra resolver a situação, dai volto pro QT/KDE e afins, pois nao ocorre esse problema comigo

talvez o problema esteja justamente onde vc falou... nas linhas

"Este site só funciona com browser IE 5 ou superior"
O Mozilla é superior!!
:=:=:=:=:=:
Forumgdh
LinuxBsd
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum