Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Audio no linux
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
domus-br
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Tue Sep 06, 2005 4:09 pm    Post subject: Audio no linux Reply with quote

Olá pessoal

Eu sempre tive isso como meu grande desafio no linux, sei o que comanda as coisas hj nessa questao é o alsa, mas com surgimento do Dmix, e recursos ja existentes como jack, esd, arts, eu simplesmente fico vuando, cada um faz uma coisa, gostaria se possivel, me indicassem uma leitura, pra que eu possa entender um pouco isso, parece que cada ano surge uma novidade na parte de audio do linux e eu simplesmente tento mas nao consigo acompanhar e muito menos entender como essas coisas funcionam, o meu grande dilema hj em em dia é ter minhas aplicaçoes rodando em full duplex sem depender de servidor de audio, pois se quero ver um video ouvindo um mp3 no xmms, eu nao posso, primeiro tenho quer fechar o xmms pra ver o video, se o flash do mozilla nao ta tocando som, primeiro eu tenho que fechar a aplicação que ocupou o som, pra depois reiniciar o mozilla e consiguir o recurso de audio.

Outra coisa eu nao sei se isso é normal, mas programas especificos como skype ou ardour por exemplo exigem que vc tenham um servidor de audio funcionando, o ardour por exemplo nao funciona sem ter o jack rodando, o skype pede o artsd, e assim cada um vai pedindo um esquema de som diferente, ai eu pergunto posso centralizar todas essas aplicações em um esquema so?

pq que os programas nao escolhem um esquema só? eu acho que isso é a unica coisa que conflita muito em meu racioncionio, eu recentimente tive trbaalhando com mac os x, e os programas que usam audio nao exigem tamanha complixade que é para por um audio funcionando, isso no linux pra mim vem sendo extremamente complexo, queria poder me entreter mais com o multimedia no linux mas nessas condições fica muito dificil, alguem sugere um melhor esquema de audio?

uso:

alsa 1.0.7
kernel 2.6.11
som C-Media Electronics Inc CM8738 (rev 10) (6 canais que no xine-lib funciona perfeitamente em AC3, ja mplayer nem com reza)

aguardo sugestoes
abraço

"Este site só funciona com browser IE 5 ou superior"
O Mozilla é superior!!
:=:=:=:=:=:
Forumgdh
LinuxBsd

Last edited by domus-br on Tue Sep 06, 2005 4:49 pm; edited 2 times in total
Back to top
View user's profile Send private message
domus-br
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Tue Sep 06, 2005 4:27 pm    Post subject: Reply with quote

ahh esqueci de dizer tb, toda vez que eu tento usar o artsd, eu acabo desistindo, pois e medida que o artsd fica ativo eu noto facilmente um "delay" horrivel no audio dos programas deixando eles instaveis, isso acaba me irritando e me faz esquecer de querer usar ele

O Mozilla é superior!!
Forumgdh
LinuxBsd
Back to top
h0b
n00b
n00b

PostPosted: Wed Sep 07, 2005 4:30 am    Post subject: Reply with quote

A partir da versao 1.0.9(se não me engano) o ALSA já vem com o dmix(mixagem do som) habilitado por padrão, ate apaguei o arquivo asound.conf do /etc depois que atualizei, e tudo que usa o alsa está funcionando perfeitamente, tocando sons ao mesmo tempo. Mas alguns programas precisam ser redirecionados para o ALSA na marra com o comando "aoss nomedoaplicativo" para que usem a mixagem, do contrario eles trancam o dispositivo e outros programas não conseguem usar a placa de som, no caso programas que foram escritos usando antigo OSS.

Recomendo que atualize a versão do alsa e apague e/ou faça um backup do seu asound.conf, uso exatamente a mesma placa de som que você. :)

[]'s
Back to top
domus-br
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Wed Sep 07, 2005 8:23 pm    Post subject: Reply with quote

h0b wrote:
A partir da versao 1.0.9(se não me engano) o ALSA já vem com o dmix(mixagem do som) habilitado por padrão, ate apaguei o arquivo asound.conf do /etc depois que atualizei, e tudo que usa o alsa está funcionando perfeitamente, tocando sons ao mesmo tempo. Mas alguns programas precisam ser redirecionados para o ALSA na marra com o comando "aoss nomedoaplicativo" para que usem a mixagem, do contrario eles trancam o dispositivo e outros programas não conseguem usar a placa de som, no caso programas que foram escritos usando antigo OSS.

Recomendo que atualize a versão do alsa e apague e/ou faça um backup do seu asound.conf, uso exatamente a mesma placa de som que você. :)

[]'s

Meu amigo, nao sei como te agradecer esotu muiiiito feliz mesmo cara!!! vc me iluminou, esse problema me acompanha a anos no linux, e nao imaginava que uma simples atualização resolvese o problema, eu tinha uma ideia sobre o dmix, mas nas versoes anteriores tinha que fazer muito coisa complexa pra ter o audio em perfeita harmonia entre os programas, eu sempre pesquisei em forums e tudo mais, a maioria indicava a gente pra mexer no asound.conf inserindo aquelas linhas de dificil compreensão, que nunca davam certo, atualizeia versao do alsa 1.0.9 apaguei la a conf como indicou e direcionei quase tudo pro alsa e está lindo de se ver!!!! gostei muito ahhaha, todos os programas em perfeita harmonia :)

valeu cara
abraço

O Mozilla é superior!!
Forumgdh
LinuxBsd
Back to top
domus-br
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Thu Sep 08, 2005 2:02 am    Post subject: Reply with quote

agora surgiram outras duvidas, :)

parece que o plugin flash utiliza o OSS, pois se ele tiver usando o audio ninguem mais consegue trabalhar, a nao ser que eu finalize o flash, existe um jeito de apontar ele diretamente pro ALSA, me refiro ao plugin mesmo, pois alterno o uso em 3 navegadores diferentes

outra duvida agora é relacionada ao Ardour, eu tenho mesmo que usar jackd pra ele funcionar? :?

quem puder responder fico grato

abraço

O Mozilla é superior!!
Forumgdh
LinuxBsd
Back to top
Kobal
Guru
Guru

PostPosted: Sat Sep 10, 2005 2:47 am    Post subject: Reply with quote

Como que faz o flash ter som com alsa ?
Back to top
h0b
n00b
n00b

PostPosted: Sat Sep 10, 2005 5:37 am    Post subject: Reply with quote

Usem o aoss pra redirecionar o som pro ALSA, editem /usr/bin/firefox pra que fique assim:
Code:
export MOZILLA_LAUNCHER=firefox
export MOZILLA_LIBDIR=/usr/lib/mozilla-firefox
aoss /usr/libexec/mozilla-launcher "$@"
Back to top
domus-br
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sat Sep 10, 2005 11:12 am    Post subject: Reply with quote

h0b wrote:
Usem o aoss pra redirecionar o som pro ALSA, editem /usr/bin/firefox pra que fique assim:
Code:
export MOZILLA_LAUNCHER=firefox
export MOZILLA_LIBDIR=/usr/lib/mozilla-firefox
aoss /usr/libexec/mozilla-launcher "$@"

funcionou!! :)

obrigado

O Mozilla é superior!!
Forumgdh
LinuxBsd
Back to top
claupper
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Mon Sep 19, 2005 6:24 pm    Post subject: Dúvida??? Reply with quote

Não entendi o que é esse tal de alsa?
Seria um tipo de suporte para drives de som no Linux?
Ele é gerérico?
Back to top
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev

PostPosted: Mon Sep 19, 2005 9:10 pm    Post subject: Re: Dúvida??? Reply with quote

claupper wrote:
Não entendi o que é esse tal de alsa?
Seria um tipo de suporte para drives de som no Linux?
Ele é gerérico?

Alsa ou Advanced Linux Sound Architeture, é o atual subsistema (drivers, mecanismos, etc) de som do kernel do Linux (ele veio em substituição ao OSS - Open Sound System - a partir das versões 2.5 do kernel)
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum