Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Haja HD e memória!
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Jefones
n00b
n00b

PostPosted: Sat Aug 20, 2005 4:04 pm    Post subject: Haja HD e memória! Reply with quote

Blz pessoal? É o seguinte! Eu estou querendo tirar umas dúvidas sobre o uso de memória e do uso da particão pelo gentoo. Comecando pela memória... quando inicio o gentoo e dou um free no console, aponta como 62MB o uso da memória RAM. Até ai tudo bem! Quando inicio o KDE o uso da memória RAM passa para mais ou menos 570MB que eu estou achando muito. Mas ai é que tá... quando eu volto para o console saindo do KDE vejo que o uso da memória continua 570MB, parecendo não desalocar a memória. Estou fazendo alguma coisa de errada? Isso é normal? Teria como melhor esses numeros? Já tentei usar o Fluxbox ficando mesmo assim na casa de 270MB o uso da memória.

A outra coisa que me intriga um pouco é o seguinte: Eu antes de usar o gentoo sempre usei slackware. Eu instalando o slackware com os mesmos aplicativos do gentoo ele fica na faixa de 25% que é praticamente 2,5GB de uso da particão q tem 10BG. Mas porem quando instalo o gentoo com os mesmos aplicativos fica em torno de 50% de uso da particão que é praticamente 5GB. Ai eu pergunto.... não está muito? Teria algum jeito de diminuir o uso da particão? Eu já apaguei os arquivos no distfiles e no tmp e nada de diminuir.

Gosto muito do gentoo e não penso em mudar para outra distro!

Meu computador é um Sempron 2200 com 1GB de ram, placa mãe A7N8X-X, placa de video geforce FX5200, com som e lan onboard e com o KDE, eclipse, mplayer, rox, xmms, amule e amsn instalados.

Meu make.conf
CFLAGS="-O2 -pipe -march=i686"
CHOST="i686-pc-linux-gnu"
CXXFLAGS="-O2 -pipe -march=i686"
MAKEOPTS="-j2"
ACCEPT_KEYWORDS="~x86"
AUTOCLEAN="yes"

USE="3dnow 3dnowext aalib acpi amd amuled ansi automount c++ cdparanoia cdr
cdrom cgi chroot clamav divx4linux emacs firefox flash freetype gdb gimp
gimpprint glibc glx hpn imlib2 java javascript joystick libcaca mpeg2
mpeg4 mplayer msn ntfs nvidia openssl pango php print samba svga symlink
type1 usb vim vim-with-x vnc xine xinerama xml xprint -gnome -gstreamer
kde -oss"

Desde já agradeco qualquer tipo de ajuda :D
Back to top
View user's profile Send private message
pilla
Administrator
Administrator

PostPosted: Sat Aug 20, 2005 4:14 pm    Post subject: Reply with quote

O negócio é o seguinte: no Linux, quando sobra memória, arquivos acessados recentemente vão sendo mantidos em memória (porque o acesso é bem mais rápido que ir novamente no disco). Quando aplicativos requisitam mais memória, esse cache pode ser descartado. Portanto, não há problema algum em usar esse tanto de memória, visto que tens 1 GB.

Quanto aos arquivos, não esqueça que o gentoo instala todos os fontes necessários para desenvolvimento, já que os aplicativos são compilados na tua própria máquina.

Esses assuntos já foram discutidos uma porção de vezes, se deres uma olhada por ai, podes encontrar mais coisas interessantes.
To
Veteran
Veteran

PostPosted: Wed Aug 24, 2005 8:15 am    Post subject: Reply with quote

O pilla já te explicou como o assunto se passa.. mas honestamente quem me dera ter os teus problemas... 1 GB de RAM ocupado (sinal que os tinha) e um processador sempron:wink:

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum