Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Apos emerge world tenho Kernel 2.6 no lugar de 2.4 [SOLVED]
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
baldeante
Guru
Guru

PostPosted: Thu Aug 18, 2005 6:59 pm    Post subject: Apos emerge world tenho Kernel 2.6 no lugar de 2.4 [SOLVED] Reply with quote

Após fazer um emerge world apareceu-e em /usr/src um kernel 2.6 /usr/src/linux-2.6.12-gentoo-r6 em substituição de /usr/src/linux-2.4.28-gentoo-r8.

Eu tenho usado sempre gentoo-sources 2.4 e nunca executei nenhum dos passos do manual de update do kernel 2.4 para 2.6 (http://www.gentoo.org/doc/en/migration-to-2.6.xml).

E aqui reside a minha duvida tendo em conta que o emerge world colocou-me uma versao 2.6 devo assumir que os procedimentos referidos no manual já estão feitos ou devo executa-los na mesma ???

Outra questão que tenho é se vai valer a pena fazer a alteração uma vez que o computador em questão e um Pentium 233MHZ será que vou tirar algum partido do kernel 2.6 nesta maquina ???

Se eu optar por não actualizar para o kernel 2.6 posso instalar a versão mais recente que a que tenho actualmente com

Code:
emerge linux-2.4.28-gentoo-r9

Sem causar "danos"

Last edited by baldeante on Sat Aug 20, 2005 4:55 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t

PostPosted: Thu Aug 18, 2005 10:26 pm    Post subject: Reply with quote

Para que serve o computador ? Serve de Servidor ou está bastante exposto à internet ?

Se Sim actualiza o kernel pelo menos tens suporte ...

eu tinha o hardened-dev-sources-2.6.x num Pentium II 400 ...
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
baldeante
Guru
Guru

PostPosted: Fri Aug 19, 2005 12:52 pm    Post subject: Reply with quote

E o meu PC de casa só o uso para processamento de texto alguns jogos em windows98 (antigos claro), e estou a pensar comecar a desenvolver um site em html tarefas para o qual serve.

E claro que não vou jogar nenhum doom 3 nem fazer processamento grafico para isso sei que tenho de comprar uma maquina mas pelo tempo que estou em casa não vale a pena tanto que nem tenho net em casa.

De tempos em tempos trago o pc para o gabinete e actualizo-o as vezes levo binarios ou pacotes em cd para compilar em casa.

Quando preciso trazer algo para o trabalho uso uma chave USB.
klandestynu
n00b
n00b

PostPosted: Fri Aug 19, 2005 1:32 pm    Post subject: Reply with quote

Cara, se vc nao souber compilar o kernel na mão, baixe o genkernel e compila!
Mas é melhor vc atualizar tanto por questoes de segurança qt por resolução de Bugs...
# emerge genkernel

entra em /usr/src
ln -sf linux<versao> linux
cd linux
genkernel all
Back to top
baldeante
Guru
Guru

PostPosted: Fri Aug 19, 2005 2:19 pm    Post subject: Reply with quote

klandestynu wrote:
Cara, se vc nao souber compilar o kernel na mão, baixe o genkernel e compila!
Mas é melhor vc atualizar tanto por questoes de segurança qt por resolução de Bugs...
# emerge genkernel

entra em /usr/src
ln -sf linux<versao> linux
cd linux
genkernel all

Eu sei compilar só não sei se é mesmo necessario não me parece que vá ter proveito no pc em questão outra questão e quanto aos procedimentos do manual de update do kernel não sei se devo correr os procedimetnos ou não mas se colocar o novo kernel acho que é melhor correr o manual de uma ponta a outra para o caso de estar alguma coisa em falha.
Guzymuzy
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Sat Aug 20, 2005 12:44 pm    Post subject: Reply with quote

Concordo com você. Acho que na sua máquina vc não vai obter nenhum benefício com o kernel 2.6, já que não entra na Internet.
E na minha pequena experiência usando o Linux, aquela velha frase "... em time que está ganhando não se mexe" é verdadeira.
Tive muitos problemas, que levaram horas ou até dias para resolver, após uns updates que não trouxeram nenhum benefício perceptível.

Gustavo Motta
Back to top
baldeante
Guru
Guru

PostPosted: Sat Aug 20, 2005 4:51 pm    Post subject: Reply with quote

Guzymuzy wrote:
Concordo com você. Acho que na sua máquina vc não vai obter nenhum benefício com o kernel 2.6, já que não entra na Internet.
E na minha pequena experiência usando o Linux, aquela velha frase "... em time que está ganhando não se mexe" é verdadeira.
Tive muitos problemas, que levaram horas ou até dias para resolver, após uns updates que não trouxeram nenhum benefício perceptível.

Gustavo Motta

E o que eu penso mas como nunca usei o kernel 2.6 estou na duvida, para problemas já chega o windows onde nem e preciso mexer para dar barraca.

Depois para processamento de texto e criar paginas html não é preciso muito qualquer coisa deve chegar.

O kernel 2.4 que uso e rápido que baste para a maquina em questão e estavel, tenho usado sempre o mesmo .config sem problemas se mudar para 2.6 tenho de configurar de novo (o que nem deve ser dificil) e posso ter problemas, na maquina em questão nem é o caso de resolver os problemas porque nem tem muito hardware, leva é bastante tempo a compilar o kernel e respectivos modules para alem de no fim ter de recompilar os driver se som (alsa driver) embora talvez no kernel 2.6 talvez já estejam integrados.

Acho que vou optar por manter o kernel 2.4 mais tarde quando tiver uma maquina mais recente uso o kernel 2.6.

Obrigado a todos por me ajudarem a escolher o "caminho".
Operador Nabla
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sun Aug 21, 2005 11:04 pm    Post subject: Reply with quote

Escolhido o caminho (o kernel 2.4), isto deve ajudar:
Code:
echo "=sys-kernel/gentoo-sources-2.6*" >> /etc/portage/package.mask
Back to top
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Mon Aug 22, 2005 2:19 am    Post subject: Reply with quote

Apesar de "resolvido" vou tentar passar a solução que ao meu ver é a mais correta :D

Troque o profile para o /usr/portage/profiles/default-linux/x86/2005.1/2.4 ao invés de usar um profile "padrão" como o /usr/portage/profiles/default-linux/x86/2005.1/

Não testei mas acredito que deve funcionar ;)
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum