Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
NablaTools: meu canivete suíço está crescendo...
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Operador Nabla
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sun Jul 31, 2005 9:31 pm    Post subject: NablaTools: meu canivete suíço está crescendo... Reply with quote

Depois de um longo processo de reformulação do meu script NablaUtils, eis que venho com uma nova versão do pacote, que eu rebatizei como NablaTools. Você pode baixar o ebuild neste link. Basta descompactar o arquivo no seu overlay e instalar o pacote com o comando emerge nablatools.

Nesta nova formulação, o pacote consiste de:
  • Um conjunto de módulos Python que funciona como uma camada de abstração do Portage, embora boa parte da funcionalidade destes módulos tenha sido escrita do zero, sem invocar as funções do módulo principal do Portage. Quem costuma programar em Python utilizando os módulos do Portage pode dar uma olhada...
  • Um conjunto de ferramentas prontas para o usuário final. No momento, duas ferramentas estão disponíveis: ngetversions, para listar as versões disponíveis de um dado pacote, e npkeywords, para gerenciar o conteúdo do arquivo /etc/portage/package.keywords (invoque-os com a opção --help para descobrir o seu modo de uso)

Foi uma correria, mas consegui disponibilizar esta versão corrigida antes do fim das minhas férias (a partir de amanhã, 01/ago/2005, começam as minhas atividades do Mestrado e, provavelmente, terei pouco tempo disponível para continuar trabalhando em cima do pacote). Mas, ao longo dos próximos meses e conforme eu arranjar tempo livre, devo implementar ferramentas similares à npkeywords para gerenciar o conteúdo dos arquivos /etc/portage/package.[un]mask e, principalmente, /etc/portage/package.use, além de expandir a minha camada de abstração do Portage, conforme minhas necessidades.

Por enquanto é só. Aceito comentários, sugestões, críticas e relatos de bugs. Espero que gostem...

PS: Para quem instalou o antigo NablaUtils utilizando o ebuild do AngusYoung: desinstale-o antes de instalar o NablaTools.

Last edited by Operador Nabla on Sun Aug 07, 2005 9:33 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva

PostPosted: Mon Aug 01, 2005 10:54 am    Post subject: Reply with quote

Vou testar isso... parece uma optima ideia. Boa sorte para o projecto
God Doesn't Play Dice
Back to top
Operador Nabla
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sun Aug 07, 2005 9:46 pm    Post subject: Reply with quote

Estou colocando no ar a versão 0.1.2 do NablaTools. Ela contém algumas correções na ferramenta npkeywords (em particular, melhorei o mecanismo de varredura das dependências de um pacote, que estava muito lento) e em alguns módulos da camada de abstração do Portage. Também coloquei alguns incrementos na saída do npkeywords, mas estou aberto à possibilidade de removê-los se julgar que eles estão deixando o programa mais lento.

O novo ebuild pode ser baixado aqui (os outros links neste tópico também foram atualizados). Sugiro remover os arquivos referentes ao ebuild antigo no seu ${PORTDIR_OVERLAY} ou executar o comando ebuild ${PORTDIR_OVERLAY}/app-portage/nablatools/nablatools-0.1.2.ebuild digest antes de instalar o pacote.
Back to top
chronossc
n00b
n00b

PostPosted: Tue Aug 30, 2005 9:35 pm    Post subject: Eu estava com a idéia de fazer algo do genêro. Reply with quote

OI, eu estava também com a idéia de fazer um gerenciador pros arquivos do /etc/portage, a começar pelo package.use que é mais dificil.

Estou totalmente sem tempo e ainda não aprendi a programar em python.

Creio que vá ter mais tempo depois de outubro.

Gostaria que contasse comigo no que eu puder ajudar mesmo sem saber python e depois que eu aprender python q eu pudesse começar a desenvolver junto com você já que as nossas idéias são as mesmas :).

Por favor, vamos manter contato nem que for através desse tópico.

Obrigado.

Felipe "chronos" Prenholato.
Back to top
Operador Nabla
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sun Sep 18, 2005 9:55 pm    Post subject: Re: Eu estava com a idéia de fazer algo do genêro. Reply with quote

chronossc wrote:
Gostaria que contasse comigo no que eu puder ajudar (...)

No momento, estou meio parado com relação ao desenvolvimento do NablaTools, pois passo a semana inteira fora de casa por causa dos meus estudos.

O ebuild para a versão 0.1.3 está aqui: você pode ir experimentando e me passando as suas impressões, bem como relatando possíveis falhas.

Isso vale para todos! :D
Back to top
chronossc
n00b
n00b

PostPosted: Sun Sep 18, 2005 11:01 pm    Post subject: Reply with quote

legal, eu vou ir testando ele aqui conforme o tempo deixar.

as coisas que eu achar que devo eu posto neste tópico.
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum