Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
kde-meta unmask
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Guzymuzy
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 17 Oct 2004
Posts: 102
Location: Manaus - Brazil

PostPosted: Wed Jun 15, 2005 6:46 pm    Post subject: kde-meta unmask Reply with quote

Caros colegas. Estou com uma dúvida relacionada ao portage...
Alguém saberia me dizer qual a melhor forma para eu usar a keyword "~x86" para os pacotes kde-meta, deixando o resto dos pacotes em "x86"?
Usar o /etc/portage/package.keywords é muito complicado porque a lista seria enorme.
E mexer no make.conf daria problemas nos updates.

Gustavo Motta
Back to top
View user's profile Send private message
Guzymuzy
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 17 Oct 2004
Posts: 102
Location: Manaus - Brazil

PostPosted: Thu Jun 16, 2005 1:42 am    Post subject: Reply with quote

Achei no Forum uma dica que vai funcionar. Não era bem o que eu estava procurando, mas dá certo.
Só que isso habilita todos os pacotes marcados como ~x86 do subdiretório /usr/portage/kde-base e não apenas os relativos ao kde-meta.

Code:
ls /usr/portage/kde-base | awk '{print "kde-base/"$1" ~x86"} >> /etc/portage/package.keywords
Back to top
View user's profile Send private message
gesiel
Apprentice
Apprentice


Joined: 13 Feb 2005
Posts: 197
Location: Brasil - Rio de Janeiro

PostPosted: Thu Jun 16, 2005 4:29 pm    Post subject: Reply with quote

Eu faria assim:

Inicialmente eu tentaria escolher os pacotes e para isto faria o comando
Code:
ACCEPT_KEYWORDS="~x86" emerge -pv kde-meta >> lista

O que este comando faz? Cria uma lista com todos os pacotes que o kde-meta pretende instalar.

Abra a lista e exclua os pacotes que vc não deseja.

Na frente dos que deseja, escreva:
Code:
ACCEPT_KEYWORDS="~x86" emerge  kedit

Neste caso, "um imaginário" pacote kedit poderia ser instalado sem que vc tenha que instalar "todo kde-meta".
É claro que alguns pacotes são obrigatórios pq formam a base do sistema kde, mas este serão instalados automaticamente.
Torne o arquivo executável e o execute:
Code:
chmod 777 lista
./lista


Não se esqueça de antes de instalar o novo kde:
1) desistalar o kde antigo
2) alterar no rc.conf o carregamento do kdm para xdm e comentar a linha da versão do kde (no final do arquivo)

Pessoalmente, acho que a idéia de desmembrar o KDE em + de 230 pacotes foi jogada de mestre, mas fiz uma instalação dele aqui e "acho" que ainda não está pronto para ambiente de produção. "No meu teste", várias coisas não funcionaram como eu esperava e demandaram muito trabalho para resolver, por exemplo, não conseguia logar como root no kdm, o som não funcionou de forma alguma, etc... É claro que "é a minha experiência". Outros usuários podem ter tido resultados melhores que o meu.

De qualquer forma, voltei para a versão anterior e estou aguardando anciosamente o lançamento da versão estável do kde-meta.
Back to top
View user's profile Send private message
Web
n00b
n00b


Joined: 10 Jun 2003
Posts: 26
Location: Blumenau/Santa Catarina/Brasil

PostPosted: Sat Jun 18, 2005 9:08 pm    Post subject: Reply with quote

gesiel wrote:
Pessoalmente, acho que a idéia de desmembrar o KDE em + de 230 pacotes foi jogada de mestre, mas fiz uma instalação dele aqui e "acho" que ainda não está pronto para ambiente de produção. "No meu teste", várias coisas não funcionaram como eu esperava e demandaram muito trabalho para resolver, por exemplo, não conseguia logar como root no kdm, o som não funcionou de forma alguma, etc... É claro que "é a minha experiência". Outros usuários podem ter tido resultados melhores que o meu.

De qualquer forma, voltei para a versão anterior e estou aguardando anciosamente o lançamento da versão estável do kde-meta.


Eu já instalei a versão 3.4.0 logo na semana que estava disponível e atualmente estou usando a 3.4.1.

Eu também tive que reconfigurar algumas coisinhas, mas ele está bem estável aqui. O único problema que não consigui resolver é no Kmix que coloco como icone no painel de controle. De uma ora para outra ele encerra e aparece aquela mensagem de erro do KDE.

Quanto ao login como root, é uma nova configuração padrão do KDE e não do Gentoo. Para alterar, edite o arquivo /usr/kde/3.4/share/config/kdm/kdmrc e substitua a linha:

AllowRootLogin=false
para:
AllowRootLogin=true


Até mais.
Back to top
View user's profile Send private message
Operador Nabla
Apprentice
Apprentice


Joined: 06 Feb 2004
Posts: 176
Location: Salesópolis - SP - Brasil

PostPosted: Sat Jun 18, 2005 11:04 pm    Post subject: Reply with quote

Foi para situações como essa que eu comecei a desenvolver este script.

Experimente! Baixe-o e execute:
Code:
./nablautils.py -U kde-meta
Back to top
View user's profile Send private message
gesiel
Apprentice
Apprentice


Joined: 13 Feb 2005
Posts: 197
Location: Brasil - Rio de Janeiro

PostPosted: Sun Jun 19, 2005 12:38 am    Post subject: Reply with quote

Show... ainda não conheço muito de Python, mas seu script parece bem completo...

Vi que vc escreveu seu próprio manipulador de cores de saída (def COLOR).
A LIB do portage também tem o arquivo output.py (/usr/lib/portage/pym/output.py) que implementa uma colorização de saída bem legal.
Back to top
View user's profile Send private message
Operador Nabla
Apprentice
Apprentice


Joined: 06 Feb 2004
Posts: 176
Location: Salesópolis - SP - Brasil

PostPosted: Sun Jun 19, 2005 3:31 pm    Post subject: Reply with quote

Na verdade, eu já tenho uma versão mais atualizada desta ferramenta, que está um pouco mais bem organizada. Como, desta vez, eu quebrei o código em vários módulos Python, acho melhor preparar um ebuild (quero dizer, modificar o ebuild que o AngusYoung preparou) e colocar tudo junto antes de disponibilizar o meu trabalho.

No momento, dei uma pausa no desenvolvimento desta ferramenta e estou estudando mais a fundo o código do Portage. Como eu estou insatisfeito com o formato atual do módulo portage.py (demora muito para carregar no meu Athlon XP 1800+, além de não explorar inteligentemente --- na minha opinião --- a capacidade de orientação a objetos da Python), comecei a escrever uma pequena reimplementação deste módulo, incluindo apenas as funções que eu utilizo na minha ferramenta e explorando melhor a orientação a objetos da Python.

Eu também estou mantendo uma implementação paralela do meu trabalho em Java, para depois confrontar as duas e ver qual me dá o melhor desempenho.

PS: Vou dar uma olhada no módulo output.py. Obrigado por me lembrar...
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum