Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Som não funciona
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Pilantra
n00b
n00b


Joined: 12 Jun 2005
Posts: 44
Location: Maringá - PR

PostPosted: Thu Jun 16, 2005 1:23 pm    Post subject: Som não funciona Reply with quote

Bom dia

Vocês vão me crucificar por fazer essa pergunta mas vamos lá!!!

Tentei instalar o alsa pelo emerge, e ele baixou o genkernel se não me engano, dae eu tentei dar o comando alsa +tab (como sempre faço) e apareceu um comando alsalisp, no Gentoo é esse programa que configura o Alsa!?

Só está faltando o som mesmo pra ficar legal!! Eu já compilei o kernel com suporte a minha placa de som, como eu fazia no Slackware, agora só está faltando o Alsa que não instalou no emerge!!!!

O que devo fazer?!

Obrigado
Back to top
View user's profile Send private message
gesiel
Apprentice
Apprentice


Joined: 13 Feb 2005
Posts: 197
Location: Brasil - Rio de Janeiro

PostPosted: Thu Jun 16, 2005 3:51 pm    Post subject: Reply with quote

Não repare, mas vou descrever alguns passos básicos que podemos ter esquecido, ok?

Vc colocou "alsa" na variável USE (make.conf) desde instalação?
Se não colocou, alguns programas não compilaram com suporte a alsa, ai vc vai ter que recompilá-los, por exemplo o kmultimidia, etc.

Se vc tem USE="alsa" e está usando o KDE, é só ir no "Centro de Controle", na parte de som. Deve estar lá alguma coisa como "auto". Selecione "Alsa" e aperte o botão aplicar. Algumas vezes ao apertar este botão o KDE trava (sacanagem, né?), mas não se preocupe com isto. Ele gravou a sua preferência. Reinicie o X (Ctrl + Alt + backspace) ou a máquina e deverá ter seu som funcionando.

Para saber se está tudo bem, abra o KMix (controle de volume) e veja se sua placa de som está relacionada. Deve estar na barra inferior ou se vc tiver duas placas de som, aparece uma caixa de escolha (combobox) para selecionar a placa.

Muitas vezes o som está habilitado, mas não configurado. Abra o KMix e na parte superior de cada controle "selecione" a opção "verde escuro" para que fique "verde claro". Arraste os controles das barras verticais (volume, microfone, etc) para o meio.

Se nada disso resolveu seu problema, é a hora do plano B (não me pergunte qual :-D )
Back to top
View user's profile Send private message
Pilantra
n00b
n00b


Joined: 12 Jun 2005
Posts: 44
Location: Maringá - PR

PostPosted: Thu Jun 16, 2005 10:57 pm    Post subject: Reply with quote

Rapaz, eu uso o Gnome 2.10, estou pensando ainda se compilo o KDE!!! Mas o engraçado é que no controlador de volume do Gnome tá as informações da minha placa de som corretas, e o som ergue até, só que não sai som, o aMSN por exemplo, não tá saindo som!!!

Por que será?! Será que tenho que subir algum serviço sei lá?!
Back to top
View user's profile Send private message
Vanquirius
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 14 Jun 2002
Posts: 1297
Location: Ethereal plains

PostPosted: Thu Jun 16, 2005 11:13 pm    Post subject: Reply with quote

Aconselho a dar uma olhada no guia de ALSA do Gentoo. Ainda estou na metade da tradução deste guia para português... De qualquer jeito, espero que ajude.
_________________
Hello.
Back to top
View user's profile Send private message
Pilantra
n00b
n00b


Joined: 12 Jun 2005
Posts: 44
Location: Maringá - PR

PostPosted: Fri Jun 17, 2005 12:42 am    Post subject: Reply with quote

Pow cara valeu!!! Era isso que eu tava querendo!!! Eu estou usando o ESound por enquanto, só pro aMSN não ficar sem som!!!

Depois eu instalo o Alsa!!

Valeu:wink:
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum