Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Decidindo entre KDE e Gnome
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
alex-gurgel
n00b
n00b

PostPosted: Wed Jun 01, 2005 4:09 pm    Post subject: Decidindo entre KDE e Gnome Reply with quote

Senhores, ontem fiz a minha instalação do 2005.0, a partir de um LiveCD publicado pela LinuxMagazine. Pois bem, cheguei até a instalação do X.org (falta configurar) e fiquei com uma grande dúvida: KDE ou Gnome ?

Ainda não estou com a internet funcionando, então tenho que usar o material que veio no cd mesmo (a minha eth0 está up, com ip fixo mas eu não consigo acessar a rede). Dai que eu pergunto: qual o mais rápido de dar um emerge ? o KDE ou o Gnome ? Pretendo instalar ou ou outro, mas não necessariamente de modo completo. Também não quero a versão mínima, então queria saber quanto tempo, em média, para uma instalação deles.

Só uma coisa: minha máquina é um Athlon XP 1.7+ com 256Mb de ram, Linux em um espaço de 11Gb, com swap de 276Mb.

Obrigado.

P.S.: Última pergunta: vale a pena baixar o cd packages ? Tenho acesso a adsl em outro micro....
Back to top
View user's profile Send private message
gesiel
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Wed Jun 01, 2005 4:41 pm    Post subject: Reply with quote

Olá alex-gurgel,
primeiramente quero deixar bem claro que o que vou dizer é "minha opinião particular", e não uma verdade absoluta, ok?

Dito isto, KDE ou Gnome é uma preferência pessoal... é igual a time de futebol... quem usa um odeia o outro, e vice-versa... Eu, pessoalmente, prefiro o KDE. Se ele é mais pesado? Pode ser, mas a equipe do Gentoo Linux está fazendo um grande esforço para dividir os 12 pacotes (acho que é isso) do KDE em + ou - 230 pacotes, permitindo uma super personalização da instalação. Por outr lado, o KDE demora um pouco para compilar justamente porque usa bibliotecas Qt para abstrair ao programador todos os aspectos mais árduos do C++. Desta forma, programas feitos com Qt são compilados primeiramente pelo "moc" e depois pelo "gcc". Isto torna a compilação um pouco mais lenta, porém nada que assuste. Para contornar isto, pegue um sábado a tarde (hora que não vai usar o micro) e coloque para compilar. No domingo ao meio dia já deve tê-lo compilado. Se assustou, né? O Gnome deve compilar um pouco mais rápido, mesmo assim, não tanto que valha a pena escolhê-lo por este aspecto.

Porém, um fato importante antes de compilar o KDE ou Gnome (a escolha é sua), é fazer sua conexão de rede funcionar... repasse o tutorial de instalação e veja onde pode ter errado. Também pode ser que sua placa de rede não esteja configurada no Kernel (isto é comum), bastando para isto editar o kernel manualmente para incluir suporte a sua placa de rede.

De qualquer forma, parabens pela escolha: O Gentoo Linux baseia-se na liberdade de escolha e na otimização. Vc não vai se arrepender.

Por falar em otimização, sugiro que "não" instale pacotes pré-compilados, já que com eles vc estaria abrindo mão da otimização do pacote para a sua máquina específica.
Back to top
alex-gurgel
n00b
n00b

PostPosted: Wed Jun 01, 2005 5:51 pm    Post subject: Reply with quote

Gesiel, grato pela sua opinião ! Quanto a escolha do KDE e do Gnome eu transito bem pelos 2. Em casa eu costumava usar qualquer um dos dosi, acrescido do XFCE, de quem eu também gosto. No trabalho uso o Gnome (quando dá, a maior parte do tempo tenho que usar o XP mesmo....) pois tenho o Ubuntu instalado. Então, a escolha vai ser apenas pelo tempo de compilação mesmo, já que não tenho como deixar o micro ligado 24h....

Quanto a conexão de rede eu vou tornar a verificar. Mas já vi uma situação dessas ocorrer, com outras distros. Se especifico ip fixo a máquina não conecta mesmo, já em dhcp tudo corre ok. E eu configurei minha placa de rede (e o som, o suporte aos FS, USB, CIFS, SMB e outros) internos no kernel, não como módulos. Deve ser por isso que o comando lsmod me volta uma lista em branco......

Mas, enquanto não consigo colocar a rede up, vou usando o que tem no cd mesmo. Inclusive vou usar o outro micro para baixar o cd de packages. Nunca se sabe....

Valeu !
Back to top
gesiel
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Wed Jun 01, 2005 10:53 pm    Post subject: Reply with quote

duas dicas:

1) Vc pode baixar o KDE e outras coisas num tapa só... faz assim:
a) coloca o CD no CDROM e reboota a máquina
b) mounta as partições e faz o chroot
Code:
mount /dev/hda3 mnt/gentoo
mount /mnt/hda1 /mnt/gentoo/boot
mount -t proc none /mnt/gentoo/proc
chroot /mnt/gentoo
source /etc/profile

Legal, vc está no Gentoo entrando pelo CD... dê um ping em algum site... funcionou!
Agora crie um batch para baixar os arquivos que vc quer:
Code:
cd /
nano -w baixar

Inclua neste arquivo tudo que vc quer baixar:
Code:
emerge --fetchonly kde
LINGUAS="pt_BR" emerge --fetchonly kde-i18n
LINGUAS="pt_BR" emerge --fetchonly openoffice
LINGUAS="pt_BR" emerge --fetchonly k3b

Note que o argumento --fetchonly informa ao emerge para só baixar...
Salve o arquivo. Agora vc deve alterar as permissões do arquivo para ser executado:
Code:
chmod 777 baixar

e em seguida executá-lo:
Code:
./baixar

Por que isto? Para baixar tudo e vc poder compilar quando queira. han, han...
Depois de baixados, vc não precisa entrar mais pelo CD... não se esqueça de desmontar as partições antes de rebootar:
Code:
exit
exit
umount /mnt/gentoo/boot
umount /mnt/gentoo/proc
umount /mnt/gentoo
halt

Para compilar, é só repetir os comando sem o --fechtonly, tipo
Code:
emerge kde
LINGUAS="pt_BR" emerge kde-i18n
LINGUAS="pt_BR" emerge openoffice
LINGUAS="pt_BR" emerge k3b

Se quiser pode executar um comando por noite, assim vc fica com o dia livre para trabalhar com ele. Na verdade, depois que vc instalar o KDE, pode fazer os mesmos comando num terminal já em modo gráfico.

Show, agora vamos a segunda dica.
Vamos ao plano A para colocar a placa de rede para funcionar:
faça o comando:
Code:
lspci

Verifique se mostra o modelo da sua placa de rede. Se mostrar, abra o config do kernel e tente localizá-lo.
Code:
cd /usr/src/linux
make menuconfig
Device Drivers  --->
Networking support  --->

Deve estar marcados:
Code:
[*] Networking support
[*] Network device support

Entre em:
Code:
Ethernet (10 or 100Mbit)  --->

e marque a sua placa de rede.
Sair, compile o kernel e copie o kernel para /boot:
Code:
make && make modules_install
cp arch/i386/boot/bzImage /boot/kernel-2.6.11-gentoo-r9
cp System.map /boot/System.map

reboot a máquina e dê um ping... deve funcionar.

Se de tudo vc não descobrir o driver correto para sua placa de rede, vamos ao plano B (tenha sempre um plano B a mão ) :
a) entre no diretório /root
b) crie um arquivo com este conteúdo:
Code:
cd /usr/src/linux
make menuconfig
make && make modules_install
cp arch/i386/boot/bzImage /boot/kernel-2.6.11-gentoo-r9
cp System.map /boot/System.map
reboot

Não se esqueça que o número do kernel deve coincidir com o que está usando e configurado no GRUB, ok?
Salve-o como ckernel e altere as permissões deste arquiuvo:
Code:
chmod 777 ckernel

Pra que este arquivo? Para te poupar a tediosa tarefa de digitar a mesma coisa várias vezes.
Execute este arquivo:
Code:
./ckernel

Vai abrir o configurador do kernel. Entre no menu:
Code:
Device Drivers  --->
Networking support  --->

Deve estar marcados:
Code:
[*] Networking support
[*] Network device support

Entre em:
Code:
Ethernet (10 or 100Mbit)  --->

e marque todas as opções. Sai do configurador do kernel e não se esqueça de salvar.
O próprio arquivo ckernel vai compilar, copiar o novo kernel para o lugar e rebootar a máquina.
Pronto: dê um ping num site qualquer. Funciona certo? Só que ainda não descobrimos o driver correto.
Execute o arquivo ckernel novamente e desta vez desmarque mais 3 opções de driver de rede. Sai, salve e ele vai rebootar. Ao entrar novamente tente dar um ping... se ainda estiver funcionando, execute o arquivo ckernel novamente e desmarque mais 3 drivers de rede... repita isto até que uma hora vc não consiga dar um ping com sucesso... pronto... lembra-se que vc desmarcou 3 drivers? É um dos tres últimos que desmarcou. Tente marcar um de cada vez. Depois que achar o correto, desmarque todos os outros.
Cara, admito, este processo é feio e tosco, mas creia, é um ótimo quebra galhos e funciona.

qq coisa, conte o resultado
Back to top
alex-gurgel
n00b
n00b

PostPosted: Wed Jun 01, 2005 11:56 pm    Post subject: Reply with quote

Gente valeu pelas dicas mas a minha rede já está funcionando !!! Não pergunte porque ou como mas bastou ligar a máquina que a rede estava ok ! Pelo menos o ping para um site da internet (o Terra) passou ok ! Ontem nem por decreto !

Mas ainda não habilitei o emerge para buscar os pacotes na net, vou fazer pelo conteúdo do cd por enquanto. Agora preciso apenas ver o que colocar na USE para compilar o Gnome (acho que vai ele mesmo... ) e/ou o XFCE.

Mas vou fazer com calma ! Eu chego lá !

Abraços.

P.s.: Antes que eu esqueça, estou postando isso pelo outro micro, Win XP mesmo....
Back to top
leo.fontenelle
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Fri Jun 03, 2005 7:54 pm    Post subject: Escolhendo (?) entre KDE e GNOME Reply with quote

Sinceramente, você deveria instalar ambos. Não precisa ser agora, não precisa ser ao mesmo tempo, mas a verdade é que ambos são muito bons, e é difícil apontar uma qualidade que sobressaia em um e que seja deficiente de forma importante no outro. Ou seja, é uma questão de gosto.

O KDE, em sua configuração padrão, é mais parecido com a interface do Windows que o GNOME, então talvez valha a pena. Dizem que o Qt é superior ao GTK; acredito que isso seja verdadeiro do ponto de vista do programador, mas não percebo diferença como usuário. O KDE tem mais opções de configuração, e existe uma polêmica sobre até onde isso é bom. Já o GNOME parece ser mais pretencioso no sentido de desenvolver a interface ideal.

Há muito tempo que você pode rodar aplicações (que seriam) de um no outro, então você só precisa se preocupar se quiser muito rodar um sistema apenas Qt/KDE ou apenas GTK/GNOME. Ambos ambientes de produtividade (desktop environments) são bem completos, mas, se você quiser instalar um aplicativo gráfico de fora, provavelmente o kit gráfico será o GTK, ou outro (Gecko, Tk/Tcl, ...).
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum