Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
localização das partições windows vs linux
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
codemaker
Guru
Guru

PostPosted: Mon May 09, 2005 8:45 pm    Post subject: localização das partições windows vs linux Reply with quote

Viva!

Vou reinstalar o meu sistema dual boot windows+linux num disco novo. Estava a pensar instalar primeiro o linux numa partição mais próxima do cilindro 0 deixando o windows para mais tarde, numa partição mais lá para o fim do disco. No entanto todos os how-to que tenho encontrado instalam primeiro o windows. Tenho também ouvido dizer que é melhor instalar primeiro o windows.

É mesmo assim? Existe alguma razão para eu instalar o windows primeiro que o linux?
Back to top
View user's profile Send private message
SelfMadeMan
n00b
n00b

PostPosted: Mon May 09, 2005 10:14 pm    Post subject: Reply with quote

o windows tem problemas de arranque se não estiver na primeira partição (inclusive o xp se não estou em erro)... é mais simples deixar o linux para as partições seguintes

[ ]'s
Back to top
mascanho
Veteran
Veteran

PostPosted: Tue May 10, 2005 12:50 pm    Post subject: Reply with quote

Sim é em tudo melhor, o XP tem a mania ke tem ke ser o primeiro e o unico OS no disco e por isso se n o metes la ele da barraca, dps se instalares 1º o linux ao instalares windows ficaras sem boot como sabes pois o windows tem a mania de passar por cima, por aconselho tb a instalar 1º o windows . ou entao a n instalar seker :P
codemaker
Guru
Guru

PostPosted: Tue May 10, 2005 10:55 pm    Post subject: Reply with quote

O bootloader pode sempre reinstalar e o grub sabe ensinar ao windows a iniciar.... acho que não há realmente nenhuma razão a não ser facilitar a vida aos n00bs. 8)
Back to top
Vanquirius
Retired Dev
Retired Dev

PostPosted: Sun May 15, 2005 1:43 am    Post subject: Reply with quote

Se eu não me engano, o Windows não carrega normalmente se é colocado acima de um cilindro de tal número. Acho que o GRUB é capaz de contornar esta limitação, no entanto.
gesiel
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sun May 15, 2005 8:26 am    Post subject: Reply with quote

Vanquirius wrote:
Se eu não me engano, o Windows não carrega normalmente se é colocado acima de um cilindro de tal número. Acho que o GRUB é capaz de contornar esta limitação, no entanto.

Eu tive um problema assim. No HD de 80GB o Windows não aceitou ir para o final: nem instalou! Já noutro HD de 40GB instalou no final sem problemas... Acho que para evitar dores de cabeça é bom colocar o Windows no início mesmo.

Ainda tem a questão que um HD só aceita 4 partições primárias ou tem que criar algumas partições lógicas. Como eu gosto do /home separado para não arriscar perder meus arquivos numa eventual reinstalação, optei por dois HDs. Assim num HD tenho duas partições para o Windows (C para sistema e D para arquivos) e no outro HD tenho 4 partições (/boot, /swap, / e /home).
Back to top
jmbsvicetto
Moderator
Moderator

PostPosted: Mon May 16, 2005 1:12 am    Post subject: Reply with quote

Olá.

Por norma instalo sempre uma máquina com dual-boot com a 1ª partição 128MB /boot de Linux, 2ª partição 8 - 20 GB Windows C:, e por fim o resto das partições de Linux e Windows. Também começo por instalar o Linux e só depois é que instalo o Windows. No fim, basta arrancar com um live-cd ou o knoppix e mandar o grub instalar de novo na MBR. Já agora, o Windows não tem problema nenhum em arrancar a partir da 2ª partição.
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum