Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Programas dando segdefault[resolvido]
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Fri Apr 01, 2005 1:48 am    Post subject: Programas dando segdefault[resolvido] Reply with quote

Poutz, a coisa ficou negra :twisted:

Uso aqui reiser4 já há um bom tempo, usava mm-sources e esses dias mudei pro gentoo-dev-sources + patch pra reiser4 + splash, logo na sequência tive vários problemas que jurava que eram culpa do kernel novo... kernel dando erro de crc no boot e tudo mais, mas era culpa de memória RAM aparentemente mal encaixada. Estou comentando isso pois quem sabe seja algo relacionado à isso mas acredito que não pois o problema surgiu agora e já não tenho mais esses problemas(resolvi anteontem) mas melhor não descartar.

Seguinte, atualizei o gtk+ pra ultima versão estável no portage, tudo certinho e pelo portage, aí fui atualizar o xmms e eis que o emerge deu segdefault:
Code:
22:33:33 root@emulacao /home/matheus -> $ emerge
Falha de segmentação

O Gaim tava rodando e fechou do nada, agora segdefaulta:
Code:
22:33:34 root@emulacao /home/matheus -> $ gaim
Gaim has segfaulted and attempted to dump a core file.
This is a bug in the software and has happened through
no fault of your own.

It is possible that this bug is already fixed in CVS.
If you can reproduce the crash, please notify the gaim
maintainers by reporting a bug at
http://gaim.sourceforge.net/bug.php

Please make sure to specify what you were doing at the time,
and post the backtrace from the core file. If you do not know
how to get the backtrace, please get instructions at
http://gaim.sourceforge.net/gdb.php. If you need further
assistance, please IM either RobFlynn or SeanEgn and
they can help you.
Abortado

gnome-session:
Code:
22:34:19 matheus@emulacao ~ -> $ gnome-session
Falha de segmentação

Outros programas que não usam gtk+ como xmms(gtk), Opera(qt), enlightenment(imlib2) estão funcionando OK, está meio óbvio que o problema é no gtk+ novo que fora instalado só que agora não posso mais nem arrumar isso com emerge não funcionando, bom até poderia mas daria mais trabalho e tenho que arrumar o emerge de qualquer forma.

O que posso fazer? Alguma sugestão? Binário "emerge" corrupto será? ... mesmo tentando rodar como user comum ele segdefaulta antes de falar algo, o problema parece sério. Alguém podia dar upload em um "emerge"(só o binário) , talvez desse certo né? :P

Ahh, agora lembrei que ao atualizar o gtk+ ele atualizou a glib... será que o portage é muito influenciado por ela?

Já reiniciei o PC e nada de mudar algo... outra coisa que fiz foi limpar o /var/tmp/portage antes de atualizar o gtk+ mas não pode influenciar já que com o dir limpo o emerge tava funfando mesmo.

Muito estranho, muito mesmo, tow escrevendo aqui pois não tenho idéia de pelo o que devo procurar, se nada der certo vou ter que ir no irc atráz dos devers do gentoo encher o saco hehe :D

Qualquer luz tá valendo :P

Mais uma :D -> o binário do portage é em python... dá preu tentar editar ele pra ver onde tá o problema, acho que vou ver como que printa uma mensagem em python, boa hora pra aprender hehe, poutz, de qualquer forma... frustrante isso =/

----edit----
Dei uma debugada no /usr/lib/portage/bin/emerge mandando o python dar verbose, mas mesmo assim nada de conclusivo aparece, ele vai importando libs e as ultimas que importa antes do segdefault é:
Code:
# /usr/lib/python2.3/shutil.pyc matches /usr/lib/python2.3/shutil.py
import shutil # precompiled from /usr/lib/python2.3/shutil.pyc
# /usr/lib/python2.3/random.pyc matches /usr/lib/python2.3/random.py
import random # precompiled from /usr/lib/python2.3/random.pyc
dlopen("/usr/lib/python2.3/lib-dynload/math.so", 2);
Falha de segmentação

---mais edit---
poutz, debuguei o gdb, o problema tá na glib mesmo :'(, e agora o que faço? :'( poutz, a versão é a estável, como que pode isso? Portage me decepcionou :D quebrou tudo que é app a atualização de uma biblioteca considerada por ele estável.

Code:
23:06:01 matheus@emulacao ~ -> $ gdb /usr/bin/gaim
.....
Program received signal SIGSEGV, Segmentation fault.
[Switching to Thread -1216746672 (LWP 9313)]
0xb7aec1a4 in g_convert () from /usr/local/lib/libglib-2.0.so.0

Lá vou eu tentar instalar a glib na mão...

--edit 3 :P--
Ahh, instalei a glib na mão e não mudou nada, aê tive a idéia de ver se a versão antiga ainda existioa, mudei o link limbolico de /usr/local/lib/libglib-2.0.so.0 que apontava pra libglib-2.0.so.0.600.2 pra apontar pra libglib-2.0.so.0.400.8 que imaginei ser a versão anterior e os apps GTK voltaram a funcionar :D, não faço idéia que tipo de problemas isso vai me causar mas fazer o que =/

Porém meu "emerge" continua dando segdefault, ainda não solucionei, tentei mandar o python dar debug ao inves de verbose mas não mostra nada =/

Last edited by Matheus Villela on Sat Apr 02, 2005 4:26 am; edited 3 times in total
Back to top
View user's profile Send private message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Fri Apr 01, 2005 11:00 pm    Post subject: Reply with quote

Up up

Achei a solução pro problema só que "fodi" com meu sistema :'(

A situação é a seguinte: o que tá rodando roda, mas nenhum app inicia mais, tenho navegador rodando, um terminal com chroot num gentoo antigo e felizmente o xmms :) Se eu fechar alguma coisa estou ferrado, não tenho boot em mais nada que funcione e o gentoo não vai funcionar depois de rebootar, meus Live-CDs do Slax e Kurumin estão emprestados, então estou ferrado.

A solução achei aqui:
https://bugs.gentoo.org/show_bug.cgi?id=85555
Especificamente no comentário #19 só que eu não tava em outro ambiente quando comecei a descompactar então no meio da descompactação deu pal por eu estar mudando o que não devia eu acho... o tar parou no meio.

O que posso fazer? Como eu poderia acessar meus arquivos do "ambiente normal" pelo "ambiente chroot"? Se eu conseguisse isso poderia arrumar meu problema =/

Ajuda por favor :)

------

Ahh, o sistema travou logo depois :P
Mas lembrei que tinha uns CDs do redhat9 aqui :D, instalei ele numa partição vazia, coloquei meu gentoo que funfa no lilo, aí a partir dele acessei meu sistema que é reiser4, coloquei no lilo, descompactei o lance que diz ali no bug e consegui dar boot no meu sistema, mas o problema do emerge dando segdefault continua =/

No momento estou criando um package no chroot da glibc pra instalar aqui no meu sistema, vai ser na base da descompactação mesmo que vou instalar, vai ser a forma :P tomara quer dê certo =/, se não der vou fazer uma nova instalação do Gentoo, essa aqui ja tá bem velhinha

-------

Consegui consegui :D

Fiz os programas parerem de dar segdefault novamente, mas aê o emerge e alguns outros continuavam, fui vendo o que o emerge executa, os imports e talz que são feitos até que consegui ver que era o bibliteca "math" do python que tava fudida, peguei o math.so de minha outra instalação e resolvi o problema :)

Agora tão aparecendo alguns problemas relacionados ao meu profile, mas isso é o de menos :P
Back to top
View user's profile Send private message
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum