Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Com é o Gentoo Linux?????????
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
ricneo
n00b
n00b

PostPosted: Wed Mar 23, 2005 9:00 pm    Post subject: Com é o Gentoo Linux????????? Reply with quote

Pessoal já usei Red Hat, Kurumin, Mandrake, e atualmente estou no Conectiva..... mas com o anuncio da venda para a mandrakesoft quero mudar de distro... Queria saber como é o Gentoo... ele é baseado em qual distro? Usa RPM, DEB, TGZ??? Tem suporte nativo a lingua PT[BR]???

Obrigado:D
View user's profile Send private message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Wed Mar 23, 2005 9:31 pm    Post subject: Reply with quote

Bora tentar ajudar:

Suporte nativo à pt_BR são os programas que têm e não a distro!
Gentoo não é baseado em nenhuma distro, é baseado nas idéias do "ports", sistema de instlação de pacotes do FreeBSD, mas acredito eu que nada do código do ports fora usado, apenas a idéia.
Usa código fonte pra instalar os aplicativos, porém isso não é feito na unha por você, e aplicativos têm níveis de estabilidade, não ache que um programa não vai compilar.. só em casos muito raros ou se vc usar aplicativos a nível instável, vários aspectos da compilação e instalação dos aplicativos são definidos por você de forma "geral", então fica fácil de customizar os apps, sem muito trabalho como se teria em uma distro "seca".

Outra coisa, o Gentoo possui além de um fórum com pessoas amistosas uma documentação muito rica onde tu encontra respostas melhores pra tuo isso e muito mais :P :
http://www.gentoo.org/doc/pt_br/
Back to top
nafre
Guru
Guru

PostPosted: Wed Mar 23, 2005 10:13 pm    Post subject: Reply with quote

para conhcer o Gentoo completamente só instalando.

Já comecou a baixar as ISOs. Garanto que vc nao ira se arrenpeder.

Quanto as suas curiosidades iniciais existem por ai diversas analises sobre o gentoo na nossa lingua.

inclusive li uma muito boa da Toskinha. Por da uma olhada no google que vc achara resenhas sobre o Gentoo Linux.
Salvador - Bahia - Brasil
Back to top
mascanho
Veteran
Veteran

PostPosted: Sun Mar 27, 2005 4:46 pm    Post subject: Reply with quote

Epah .... Funciona
Operador Nabla
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Mon Mar 28, 2005 7:53 pm    Post subject: Reply with quote

Em meio aos comentários "favoráveis" ao Gentoo que já surgiram e que hão de surgir, acho bom fazer uma advertência:

Como o Portage (sistema de gerenciamento de pacotes do Gentoo) é baseado essencialmente na instalação a partir do código-fonte (o que envolve, obviamente, a compilação do mesmo), é bom estar preparado, caso queira experimentar o Gentoo: a instalação dos pacotes tende a ser mais demorada do que em outras distros (a compilação do KDE completo pode levar uma tarde inteira...).

PS: E antes que alguém faça menção ao GRP (na prática, repositórios de pacotes pré-compilados para o Portage), deixo uma pergunta: é impressão minha ou o sistema de repositórios GRP ainda não emplacou? Certa vez eu procurei por estes repositórios em alguns mirrors do Gentoo, mas estavam todos vazios...
Back to top
crobertosjr
n00b
n00b

PostPosted: Sat Apr 23, 2005 2:56 pm    Post subject: Reply with quote

Então, eu começei essa semana com o Gentoo... levei uns 3 dias pra deixar tudo como eu quero. Mas depois de tudo pronto eu me espantei com a velocidade do sistema... Só que eu fiz tudo por uma instalação do Kurumin, com minha partição onde estava o stage devidamente montada e "chrootada". Enquanto compilava o kde eu ouvia umas mp3, navegava, baixava alguma coisa por bittorent, enfim, apesar de ser demorado gostei da idéia de ter meu desktop usável enquanto configurava o gentoo. Vai fundo, pega uma boa documentação e manda ver que vale a pena!

Foi aqui que eu me informei bastante: http://www.gentoobr.org/modules.php?op=modload&name=Sections&file=index&req=viewarticle&artid=12&page=1

Um grande abraço...
coffeeman
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Thu Apr 28, 2005 11:16 pm    Post subject: Reply with quote

Olhe, o gentoo é como voce quer. Demora para instalar e deixar da forma que voce quer, tendo feito isso a distribuição é muito fácil de manter e rápida. É tambem a única com pacotes 686 (Pentium 4 por exemplo). No final das contas, o gentoo é a sua cara.
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum