Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Configuração do xterm
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
xef
Guru
Guru

PostPosted: Thu Feb 10, 2005 2:03 pm    Post subject: Configuração do xterm Reply with quote

O que se passa é que estou a usar o xterm como emulador de terminal, num projecto que entrou em funcionamento recentemente e recebi um feedback por parte dos utilizadores de que não estava muito à espera.

Como bons utilizadores de windows estão acostumados a usar as janelas todas maximizadas, mas como sou obrigado a usar uma janela de xterm com 80x24 caracteres não posso mecher no tamanho da janela sem estragar nada...
Será que existe alguma forma de aumentar o tamanho da janela? Já alterei a fonte para o maximo possivel sem se tornar exageradamente grande, existirá alguma fonte que adicione espaços entre caracteres e entre linhas por exemplo? Estive a ver o programa a que estavam acostumados e penso que é isso mesmo que eles fazem quando se maximiza a janela.

Não posso mudar de terminal, porque preciso de algumas funcionalidades especificas do xterm...

Desculpem se isto é meio offtopic, pode ser que alguem aqui esteja acostumado a este tipo de configuração :)
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Thu Feb 10, 2005 4:26 pm    Post subject: Reply with quote

Você pode criar um alias de xterm para "xterm -geometry 80x50" ou alguma coisa assim. A maneira correta seria ajustar .Xdefaults, mas não achei o resource do -geometry no manual, acho que não existe.
xef
Guru
Guru

PostPosted: Thu Feb 10, 2005 4:45 pm    Post subject: Reply with quote

Pelo que vi no manual o parametro -geometry penso que faz o que eu tenho neste momento, criar uma janela ajustada a um número de caracteres especifico.

O problema é mesmo os utilizadores não compreenderem que se aumentar a janela apenas vão ficar com mais area preta ou então com caracteres do tamanho de elefantes...

Daqui por uma semanita já estão todos acostumados e não querem voltar ao windows :lol:
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Fri Feb 11, 2005 3:02 am    Post subject: Reply with quote

Acabei de notar que o resource xterm*Geometry XxY funciona. :wink:
mascanho
Veteran
Veteran

PostPosted: Fri Feb 25, 2005 1:10 am    Post subject: urxvt Reply with quote

ja tentaste o Urxvt ???

http://software.schmorp.de/

rxvt clone with XFT and Unicode support mnto bom tem tantas features como o Xterm e mntas mais e usa o .Xdefaults como ficheiro de configuraçao.

Tenta pode ser ke te sirva, o xterm e um tanto ou quanto limitado.
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Fri Feb 25, 2005 3:02 am    Post subject: Re: urxvt Reply with quote

mascanho wrote:
ja tentaste o Urxvt ???
http://software.schmorp.de/
rxvt clone with XFT and Unicode support mnto bom tem tantas features como o Xterm e mntas mais e usa o .Xdefaults como ficheiro de configuraçao.

O Xterm tem suporte à Unicode, XFT, usa o .Xdefaults. Btw, o .Xdefaults é um arquivo de resources, não configuração. Em outras palavras, à não ser que você procure por transparência falsa ou se incomode pela presença de suporte de emulação de vídeo-terminais do Xterm (o que adiciona um "gigantesco bloat" de uns 3Kb), não existe razão pra não usar o Xterm.

mascanho wrote:
o xterm e um tanto ou quanto limitado.

Não vejo nexo nisso.
xef
Guru
Guru

PostPosted: Fri Feb 25, 2005 1:12 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
...
Em outras palavras, à não ser que você procure por transparência falsa ou se incomode pela presença de suporte de emulação de vídeo-terminais do Xterm (o que adiciona um "gigantesco bloat" de uns 3Kb), não existe razão pra não usar o Xterm.
...

Esse é exactamente a base deste trabalho ;)

O xterm como emulador de terminal é incrivelmente poderoso, no caso deste trabalho parece ser o unico que tem todas as funcionalidades que preciso. Afinal não demorou muito até ter o meu problema resolvido, em poucos dias os utilizadores lá pararam de reclamar, devem-se ter acostumado.

Afinal, trabalhar com duas janelas em paralelo tem as suas vantagens :D
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum