Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
/var/tmp/portage e tmpfs
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
BlackFenix
n00b
n00b


Joined: 10 Nov 2004
Posts: 11

PostPosted: Wed Feb 02, 2005 3:21 pm    Post subject: /var/tmp/portage e tmpfs Reply with quote

Pessoal, estava lendo um thread sobre conselhors para aumentar a velocidade da compilação além do ccache e do distcc.
duas me chamaram a atenção:

1) emerger foo &> /dev/null
2) Montar o /var/tmp/portage como tmpfs.

Essa segunda me chamou a atenção e gerou uma dúvida:

Eu devo definir a quantidade de memória para o tmpfs. Qdo atingir esse tamanho ele vai realocar para os novos dados que entrarão ?
Tipo defini 256 mb da minha memória para ele, qdo atingir isso esvazia e continua compilando ou simplesmente para tudo por falta de espaço ?

Thread link: http://thread.gmane.org/gmane.linux.gentoo.devel/23833
Back to top
View user's profile Send private message
lmpinto
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 12 Feb 2003
Posts: 94
Location: somewhere near a computer and a beer.

PostPosted: Wed Feb 02, 2005 4:10 pm    Post subject: Reply with quote

Bom, quanto à primeira não deve ser assim uma diferença tão significativa como isso (uns segundos ou no máximo alguns minutos a compilar por exemplo, o kde). Mas acho que não compensa -- se der um erro a meio, por exemplo, perdes bastante mais tempo a voltar a recompilar para saber qual o erro :-)

Quanto à segunda, o tmpfs comporta-se como um filesystem normal. Ou seja, não tem forma de saber quais os ficheiros a apagar ou manter. Se o definires com 256 Mb, deverá funcionar bem para ebuilds pequenas. Para coisas como por exemplo o kde ou o x (ou o openoffice) quando ficares sem espaço ele aborta a compilação, tal e qual como quando ficas sem espaço num disco. Seja como for, é algo a experimentar com ebuilds mais pequenas...
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Feb 03, 2005 1:29 pm    Post subject: Re: /var/tmp/portage e tmpfs Reply with quote

BlackFenix wrote:

Eu devo definir a quantidade de memória para o tmpfs. Qdo atingir esse tamanho ele vai realocar para os novos dados que entrarão ?
Tipo defini 256 mb da minha memória para ele, qdo atingir isso esvazia e continua compilando ou simplesmente para tudo por falta de espaço ?


O que defines para o tmpfs é o maximo de memória que lhe é permitido alocar. Um filesystem tmpfs quando é criado não ocupa nenhum espaço de memória, vai alocando mais memória á medida que vão sendo adicionados ficheiros, até atingir o máximo estabelecido, aí sim vai falhar.

Por exemplo, crias um tmpfs, ele ocupa 0 bytes
Colocas lá um ficheiro de 100MB, são alocados 100MB para esse ficheiro
Pagas o ficheiro, o tmpfs volta a ocupar apenas 0 bytes

O espaço de memória alocado não é contiguo e por isso esta memoria é tratada como qualquer outro espaço de memória e pode até ser colocada em swap. Não sei é se quando passar a ser usado o espaço de swap para o tmpfs a performance continua a ser muito melhor que ter esse dirctório no disco, podes sempre experimentar e ver como corre :)
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Thu Feb 03, 2005 3:53 pm    Post subject: Reply with quote

Só uma pequena nota, 256MB é pequeno para os arquivos temporários do Portage.
_________________
RTFM!
Back to top
View user's profile Send private message
BlackFenix
n00b
n00b


Joined: 10 Nov 2004
Posts: 11

PostPosted: Thu Feb 03, 2005 4:15 pm    Post subject: Reply with quote

Bom, resolvi colocar o var inteiro em uma partição de 3G separada e com ext2 como filesystem. Não vou ganhar muito com isso, mas teoricamente isso irá manter a compilação mais constante.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum