Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Problemas com "emerge gnumail" *ERRO AO COMPILAR
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
myzz
n00b
n00b

PostPosted: Wed Feb 02, 2005 12:28 am    Post subject: Problemas com "emerge gnumail" *ERRO AO COMPILAR Reply with quote

E ae galera, estou tentando instalar o GNUmail , programa de email do GNUStep/WindowMaker , mas quando dou "emerge gnumail" recebo o seguinte erro...

bash-2.05b# emerge gnumail
Calculating dependencies ...done!
>>> emerge (1 of 10) gnustep-base/gnustep-make-1.10.1_pre20050106 to /
i686-pc-linux-gnu-gcc: /var/tmp/portage/gnustep-make-1.10.1_pre20050106/temp/objc_test.m: Objective-C compiler not installed on this system
* gcc must be compiled with Objective-C support! See the objc USE flag.
* NOTE: if you have to recompile gcc anyway, now may be the time to also add the 'gcj' use flag, so that libffi will also be compiled. Any gcc-3 version with 'gcj' should work, however, if you are testing >=gcc-3.4.3-r1 'objc' USE flag on should also install libffi.

!!! ERROR: gnustep-base/gnustep-make-1.10.1_pre20050106 failed.
!!! Function pkg_setup, Line 38, Exitcode 0
!!! ObjC support not available
!!! If you need support, post the topmost build error, NOT this status message.

bash-2.05b#

Não sei como resolver o problema, pelo que entendi da mensage, vou ter que adicionar suporte ao gcj ou objc no gcc, mas não sei como fazer, não quero recompilar o gcc, demora muito hehe, e caso tenha que recompilar, como recompilar com esse suporte ? já procurei no google e não encontrei, fazem apenas 2 dias que estou com Gentoo, instalei do stage1, sempre usei Debian e Slackware e ainda to tentando entender o sistema, mais preciso desse programa de email, se alguém puder me ajudar, eu agradeço

faloo, té mais

Maicon Radeschi
Back to top
View user's profile Send private message
soramame
n00b
n00b

PostPosted: Wed Feb 02, 2005 1:32 am    Post subject: vai ter que recompilar mesmo... Reply with quote

É, cara, não tem jeito... você vai ter que recompilar o gcc (eu sei que demora, mas fazer o quê...). Para recompilar com suporte ao objc, edite o seu arquivo /etc/make.conf e, na linha do USE, adicione objc. Por exemplo, se sua linha era:

Code:

USE="X gtk gnome -kde -qt"

Agora ela ficaria assim

Code:

USE="X gtk gnome -kde -qt objc"

Note que ele recomenda que você adicione suporte ao gcj também, então você deve colocar gcj nas suas USE flags também. Depois que você alterar o arquivo, simplesmente recompile o gcc:

Code:

# emerge gcc

Agora é só tomar um cafezinho, assistir um filme (dormir uns dois dias, se a sua máquina for rápida como a minha :wink: ) e correr pro abraço.

you won't suceed unless you try.
Back to top
myzz
n00b
n00b

PostPosted: Wed Feb 02, 2005 1:37 am    Post subject: era oque eu temia... Reply with quote

hahaha, então lá se vão mais 2 dias de compilações hehe, pentium III 550 com 128 de ram, mais não vou fechar o X, nem firefox, nem nada, que fique la compilando hahah

valeu ae..
Back to top
soramame
n00b
n00b

PostPosted: Wed Feb 02, 2005 1:48 am    Post subject: k6-2 500 Reply with quote

bom, a minha é um k6-2 500, com 196MB de RAM (mas 8MB compartilhado com a placa de vídeo 8O)... o que mata mesmo são os míseros 8GB de HD :?

you won't suceed unless you try.
Back to top
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Wed Feb 02, 2005 2:04 am    Post subject: Reply with quote

Se fosse só um pacote alguma alma caridosa com GCC compilado com objc podia te enviar um pacote binário :D

Mas.. acho que boa parte do gnustep usa objective C, então pode ser mais complicado :P

Dica:
Assim como temos o /etc/portage/package.keywords também podemos usar o /etc/portage/package.use ;)

Se o interesse é mudar uma flag pra um pacote específico é sempre bom usar tal arquivo do que alterar flags "gerais".

Nesse caso a seguinte linha em tal arquivo resolve pra recompilar o GCC e garantir que numa futura atualização ele venha com suporte a compilar objc:
sys-devel/gcc objc

Outro caso onde isso é bastante útil é se o usuário não tem nem kde e nem qt mas é usuário do navegador Opera, usar a versão static e garantir que em atualizações sempre seja usada estática:
net-www/opera static

Sei que offtopiquei um poco, mas fica aê a dica :D

Ahhh, o GCC não demora tanto... aqui(1.66ghz) pelo que me lembro leva um poco menos que uma hora, posso estar enganado... de qualquer forma acho que não leva dois dias num 500 mhz, se chegar a um dia eu me surpreenderia :P
Back to top
myzz
n00b
n00b

PostPosted: Wed Feb 02, 2005 2:27 am    Post subject: Reply with quote

valeu a dica ae, nao sabia que podia setar flags para pacotes separadamente, mas agora já comecei a compilar, vou deixar, não tenho nem idéia de quanto tempo vai demorar, mas acho que vai demorar, pois estou usando o X com window maker, firefox, gaim, blablabla, e somente com 128 de ram. então deve demorar bem hehe, mas valeu ae todo mundo

té mais
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum