Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
CD's
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
theframed
n00b
n00b

PostPosted: Sat Jan 22, 2005 6:16 pm    Post subject: CD's Reply with quote

seguinte, eu kero experimentar o gentoo e gostaria de saber se existe algum lugar onde eu pegue os cd's completos para q eu não precise fazer a instalação baixando tudo da net...
e para mim q já instalei slackware e tenho uma boa base nele, seria muito dificil lidar com o gentoo??
vlws...
Back to top
View user's profile Send private message
dafaca
n00b
n00b

PostPosted: Sat Jan 22, 2005 7:26 pm    Post subject: Reply with quote

Pra fazer isto vc precisa instalar em modo GRP, então irá precisar comprar os CDs para a sua respectiva plataforma no Gentoo Store. Nestes CDs (ou DVD) tem todos os pacotes básicos, já compilados pra plataforma que você escolheu.

Sobre o Slackware/Gentoo, acho que não sentirá dificuldade -- pelo menos não senti --, talvez terá alguma no início mas nada diferente com o que você já está acostumado.

Link:
* http://store.gentoo.org/
Back to top
theframed
n00b
n00b

PostPosted: Sat Jan 22, 2005 7:40 pm    Post subject: Reply with quote

então eu não vou ter uma instalação tradicional do gentoo comprando um cd pra minha plataforma?
eu sempre ouço q o gentoo é bom pq compila tudo, ai perde a graça eu comprar um cd com pacotes pre-compilados...
eu não sei como funciona a instalaçao do gentoo, eu sempre ouço q ele baixa o codigofonte e compila... é verdade?
flws...
Back to top
dafaca
n00b
n00b

PostPosted: Sat Jan 22, 2005 8:54 pm    Post subject: Reply with quote

Bem, a instalação tradicional do Gentoo é:

* Baixar da internet
* Compilar os pacotes
* Instalar os pacotes

O disco 1 dos CDs vendidos no Gentoo store contém cerca de 250MB de pacotes contendo fontes dos programas principais, tudo o que se precisa pra fazer o Gentoo rodar direitinho no equipamento sem necessidade de baixar da internet. O disco 2 é todo de pacotes pré-compilado.

Agora, usar o Gentoo sem ter internet não é uma boa idéia. Pois você irá querer instalar um novo programa e provavelmente não estará neste conjunto de 250MB que vem no CD 1. Sem contar as atualizações e correção de bugs que ocasionalmente você precisará aplicar no seu sistema.

A internet é como pernas pro Gentoo. sem ela o Gentoo não anda.
8)
Back to top
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sat Jan 22, 2005 8:59 pm    Post subject: Reply with quote

theframed wrote:
eu sempre ouço q o gentoo é bom pq compila tudo, ai perde a graça eu comprar um cd com pacotes pre-compilados...

É bom porque compila da forma que você quer sem complicação, é bom também porque o portage não te dá tanta dor de cabeça como gerenciadores de pacotes "tradicionais". Se quer ver melhor isso leia sobre "use flags" do portage ;)

O que te aconselho é instalar a partir do slack um gentoo "magro" sem kde/gnome que você não precisaria fazer download de tanta coisa, só precisaria do stage2(20 megas?), depois dele você teria que fazer down dos sources dos pacotes "system" que não são tantos(glibc o maior?), depois xorg(50 megas?), um wm simples, navegador... aí já dá pra usar.

Se tiver um espaço em disco "confortável" mantenha os sources que você faz download e use o getdelta pra salvar banda em atualizações.

Enfim, se desejar pode ir instalando aos poucos a partir do slack, é só criar a partição do Gentoo, descompactar o stage2 lá e dar um chroot, se quizer pode parar em determinado ponto da instalação e continuar depois se usar esse método de instalação, qualquer dúvida sobre isso na parte de "métodos de instalações opcionais" ou algo assim tem melhor explicado :-/
Back to top
dafaca
n00b
n00b

PostPosted: Sat Jan 22, 2005 9:01 pm    Post subject: Reply with quote

theframed wrote:
eu sempre ouço q o gentoo é bom pq compila tudo

Dizer que o sistema fica mais rapido porque compilou tudo pra o processador específico é lenda. Na verdade, são poucos software que tem uma melhor performance quando se compila pra um determinado processador.
A força do Gentoo está mais na sua flexibilidade e simplicidade do que qualquer outra coisa.
Back to top
theframed
n00b
n00b

PostPosted: Sat Jan 22, 2005 10:12 pm    Post subject: Reply with quote

não entendi a parte de instalar o gentoo a partir do slack....
bem, qt a internet com certeza eu vou ter no gentoo, mas vai ser discada e só depois da instalação terminada, e eu tenho um softmodem, por isso acredito q não da pra configurar ele na instalação do gentoo...
flws...
Back to top
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Sat Jan 22, 2005 10:30 pm    Post subject: Reply with quote

theframed wrote:
não entendi a parte de instalar o gentoo a partir do slack....

Cria uma partição pro Gentoo, monta, descompacta o stage2 lá, logado como root faça:

chroot /mnt/gentoo (se tiver problemas com essa forma tente usar:
env -i HOME=$HOME TERM=$TERM chroot /mnt/gentoo /bin/bash )
/usr/sbin/env-update
source /etc/profile

Pronto, você está no "ambiente" do gentoo e pode começar a instalação deste ponto, se precisar pode parar em determinado lugar e continuar depois.

E sobre o modem e tudo mais, como disse, se puder manter os sources que faz down no HD então usar o getdelta(deltup) pode salvar bastante banda, tendo que baixar em média apenas 30% do que você baixaria normalmente, só que obviamente só funciona pra atualizações, tem um how-to aqui no fórum do gentoo e uma tradução pra pt aqui na própria seção pt do fórum.
Back to top
theframed
n00b
n00b

PostPosted: Sun Jan 23, 2005 9:28 pm    Post subject: Reply with quote

obrigado pelas respostas...
eu to pensando em pegar um p 133 com 32 de memoria e criar um mini servidor...
sera q numa makina dessas roda apache+php+mysql??
flws...
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Mon Jan 24, 2005 1:30 am    Post subject: Reply with quote

Bom, depende do que você for hospedar e de quem é o público alvo. Se for uma página pessoal, que não exija muito do banco de dados, a máquina serve.
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum