Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Sobre /etc/profile e .bashrc
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
BlackFenix
n00b
n00b

PostPosted: Thu Dec 02, 2004 3:28 pm    Post subject: Sobre /etc/profile e .bashrc Reply with quote

Boa tarde,

Editei meu rc.conf e defini o vim como editor principal.
Rodei um env-update && source /etc/profile

Editeio o profile e o nano continuava como editor principal. Fiz logout e ainda esta lá...
Sei q talvez isso não influencie nada, mas o certo não seria o vim estar lá ?

Também notei que não existe o ~/.bashrc e q a opção de cores do usuário logado esta no profile. Se eu quiser definir opções de ls, rm entre outros tem q ser no profile ou eu devo criar o .bashrc ?
Back to top
View user's profile Send private message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Thu Dec 02, 2004 4:19 pm    Post subject: Reply with quote

Coloque no seu ~/.bashrc:
Code:
export EDITOR=/usr/bin/vim

Dei uma olhada no lance do /etc/rc.conf e parece que realmente a config não está sendo pega... então se for pra definir como editor padrão pra todos os users você pode fazer uma pequena "gambiarra" sobreescrevendo o editor padrão no final do /etc/profile com o mesmo código que coloquei acima do ~/.bashrc ;)
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Thu Dec 02, 2004 6:11 pm    Post subject: Re: Sobre /etc/profile e .bashrc Reply with quote

BlackFenix wrote:
Editeio o profile e o nano continuava como editor principal. Fiz logout e ainda esta lá...
Sei q talvez isso não influencie nada, mas o certo não seria o vim estar lá ?

Como você fez a verificação? echo $EDITOR?

BlackFenix wrote:
Também notei que não existe o ~/.bashrc e q a opção de cores do usuário logado esta no profile. Se eu quiser definir opções de ls, rm entre outros tem q ser no profile ou eu devo criar o .bashrc ?

O recomendável é não fazer nada como root nunca, mesmo num sistema desktop. Eu digo isso porque, dessa maneira, quando você for fazer backup, só faça um tarball da sua pasta de usuário e tudo estará perfeita. Então, evite ao máximo editar o /etc/profile, preferindo editar as coisas na home dos usuários sempre que possível.

Quanto ao .bashrc, dê uma olhada em /etc/skel, porque é um arquivo que vem por default na criação dos usuários, de certo faltou uma flag pro useradd na criação do seu (-D?).
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum