Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Algumas dúvidas sobre o portage
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
BlackFenix
n00b
n00b


Joined: 10 Nov 2004
Posts: 11

PostPosted: Thu Feb 03, 2005 6:20 pm    Post subject: Algumas dúvidas sobre o portage Reply with quote

Sinceramente, eu ainda não entedi o q é o M~ e o M+
Tudo bem q M~ testing masked M+ stabel masked, mas pq elas estão com esse status "masked"?

Outra, hj no IRC fizeram uma pergunta e eu não consegui pegar a respostas. O que é aquele NS que aparece qdo fazemos um emerge em um pacote. N eu sei q é pq não esta instalado mas e o S ?

Valew.
Back to top
View user's profile Send private message
codemaker
Guru
Guru


Joined: 03 Jun 2004
Posts: 398
Location: Lisboa, Portugal

PostPosted: Thu Feb 03, 2005 7:56 pm    Post subject: Reply with quote

S é de "sloted". Quer dizer que vão ficar instaladas duas versões diferentes do mesmo pacote (em "slots" em diferentes). Por exemplo, neste momento tenho o kde-3.3.2 e o kde-3.4.0_beta1 instalados em simultâneo.

É comum em versões beta ou em drivers e bibliotecas novas que poderão trazer problemas de compatibilidade com programas que apenas funcionam correctamente com as versões mais antigas dessa bibliotecas.
Back to top
View user's profile Send private message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice


Joined: 25 Oct 2003
Posts: 263

PostPosted: Fri Feb 04, 2005 12:03 am    Post subject: Re: Algumas dúvidas sobre o portage Reply with quote

BlackFenix wrote:
Sinceramente, eu ainda não entedi o q é o M~ e o M+
Tudo bem q M~ testing masked M+ stabel masked, mas pq elas estão com esse status "masked"?

Ambos são pacotes "hard masked", acho que seria algo como:
M~: mal deve compilar.
M+: deve até compilar, mas pode apredentar problemas que tornam o programa horrível de se usar.

Se você quer saber o motivo de determinado pacote estar hard masked é só ver os comentários no arquivo /usr/portage/profiles/package.mask , se quizer desmascarar um arquivo desses é só comentar(#) a linha referente à ele em tal arquivo.
PS: não costumo fazer isso, se você comentar... no próximo sync que você der saiba que o arquivo deve ser reescrito, talvez tenha uma forma melhor de fazer isso :-/

Exemplo:
# Added alpha 4.0 gcc by request for testing. It is not ready for prime time,
# so if you use it and it breaks your system it's your fault.
>=sys-devel/gcc-4.0.0_alpha20050123

Aí você tem o gcc4 pra alpha, maskarado não porque não compila mas porque o usuário normal não vai querer usar isso, principalmente porque quebraria com as compilações do portage, mas foi adicionado pra facilitar a vida de alguns desenvolvedores "hardcore" ou algo assim. Pacotes simplesmente instáveis(~) são os que podem eventualmente causar problemas, mas que na maioria dos casos não apresentam problemas graves e não ferram com teu sistema, já os M~ por outro lado.. hehe

Conseguiu entender ou fui muito complicado? :P Não leve tudo que falei como lei também, isso é baseado em minhas observações e um pouquinho de leitura :D
Back to top
View user's profile Send private message
codemaker
Guru
Guru


Joined: 03 Jun 2004
Posts: 398
Location: Lisboa, Portugal

PostPosted: Fri Feb 04, 2005 12:17 am    Post subject: Re: Algumas dúvidas sobre o portage Reply with quote

Matheus Villela wrote:

PS: não costumo fazer isso, se você comentar... no próximo sync que você der saiba que o arquivo deve ser reescrito, talvez tenha uma forma melhor de fazer isso :-/


Adicionas o nome do ebuild ao ficheiro /etc/portage/package.unmask. Esta é a maneira correcta de "desmascarar" pacotes.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum