Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Atualização manual (networkless) do portage. É possível?
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
BaYGoN
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Thu Sep 30, 2004 1:21 pm    Post subject: Atualização manual (networkless) do portage. É possível? Reply with quote

Olá a todos. Não possuo conexão banda larga para fazer a atualização do portage e também ainda não consegui configurar meu modem 56k no gentoo. Fiz a instalação apenas usando o Universal LiveCD e o CD de packages para athlon-xp. O snapshot do portage que uso é o que vem no CD e eu baixei de um mirror a snapshot 20040929 que gostaria de instalar.

Gostaria de saber se eu posso fazer essa atualização manualmente e como devo proceder. No caso, eu devo apagar o snapshot que uso e descompactar o novo no mesmo lugar, ou apenas descompatar o novo por cima do antigo, ou não fazer isso de jeito nenhum ? Isso pode implicar em quais tipos de problemas na minha instalação?

Outra pergunta é, se eu começar a instalação toda do zero, eu posso usar este novo snapshot ou não? Penso que esta última é a solução mais "failsafe" possível, mas eu gostaria de ouvir outras opiniões.

Eu gostaria de poder fazer isso sem ter começar de novo, pois já acertei pequenos detalhes na minha atual instalação e não queria perder nada.

Acho esta uma questão interessante que pode mostrar que uma atualização do sistema via CDs é possível e que algum dia todos podemos precisar (como eu preciso agora.. 8) )

Grato pela atenção de vcs,
BaYGoN
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru

PostPosted: Thu Sep 30, 2004 3:03 pm    Post subject: Reply with quote

Em primeiro lugar, como estas a fazer uma instalação networkless o melhor é só actualizar o portage no final da instalação, só para ter a certeza que não há problemas com os pacotes binários.

Depois de tudo instalado não há problema em actualizar o portage pelo snapshot, eu fiz isso hoje de manhã, apesar de ter ligação à net como já nãi actualizava o portage ha muito tempo achei melhor fazer isso.

O que eu fiz foi
Code:
cd /usr
mv portage portage.old
tar -xvjpf [caminho para o snapshot]

No teu caso talvez seja melhor não mover o directorio portage para manter os binários no lugar.

Não sei se há forma melhor de fazer esta actualização a partir do snapshot, mas sei que assim funciona :)
Back to top
BaYGoN
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Thu Sep 30, 2004 10:44 pm    Post subject: Reply with quote

xef, antes de tudo, fico grato pelo sua dica.

Vendo esta sua frase: "No teu caso talvez seja melhor não mover o directorio portage para manter os binários no lugar", pensei: "Se os binarios aos quais ele se refere são apenas aqueles que estão em /usr/portage/distfiles, então eu poderia fazer isso que ele fez, adicionando este comando: cp /usr/portage.old/distfiles/* /usr/portage/distfiles/ "

Se este é o único 'porém' da atualização manual do portage, então basta eu manter os binários no lugar, mas não acho que seja só isso. Mas minha dúvida vai mais além. Como já fiz a instalação de outros pacotes usando tanto os binários do distfiles quanto os binários do package CD, temo que, no ato da atualização manual do portage, eu estrague os registros (não sei onde ficam gravados) da instalação destes pacotes. Vou exemplificar. Eu instalei o xorg-x11 a partir do cd de packages, logo após o reboot final da instalação. Quando digito emerge search xorg-x11, o emerge me diz a versão do pacote mais atual disponível bem como a versão do pacote instalado. Temo que, quando eu atualizar o snapshot (mesmo mantendo o distfiles), eu vá acabar com um portage que não "conheça" estes pacotes já instalados. Entendeu?

Por outro lado, se isso der certo, eu vou acabar com um portage que saiba não só qual a versão mais atual dos pacotes disponíveis pelo snapshot (não necessariamente os que tenho no disco), como também a versão dos pacotes que eu já tenho instalados. E isso é exatamente o que quero com tudo isso.

Como amanhã (graças a Deus!!! :D) é sexta-feira e se ninguém tirar minha dúvida, vou, como diriam típicos brasileiros, "chutar o pau da barraca" e fazer isso pra ver no que vai dar. Não tenho muito a perder, a não ser tempo. Depois vou postar aqui minhas experiências.

Obrigado mais uma vez,
BaYGoN
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Fri Oct 01, 2004 12:22 am    Post subject: Reply with quote

Os distfiles são sources, não binários.

Ao atualizar a árvore do portage pelo método que o xef ensinou, você estará atualizando a lista de pacotes que o Portage tem para dizer qual é a versão mais recente de um pacote.

O perigo que o xef citou é que se você usar pacotes binários do CD do gentoo, você tem que manter a árvore do Portage desatualizada, ou seja, com referências à versões dos pacotes que estão no CD. Porém, se você já instalou os pacotes que queria, pode atualizar a árvore do Portage.

Por acaso, qual é a razão de atualizar a árvore do Portage se você está sem internet para baixar os pacotes para compilar?
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice

PostPosted: Fri Oct 01, 2004 1:50 am    Post subject: Reply with quote

BaYGoN como você usa 56k acho que seria interessante dar um look nesse tópico:
https://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=215262

Eu tenho banda larga mas uso o esquema mesmo assim, salva uma banda legal ;)
Back to top
xef
Guru
Guru

PostPosted: Fri Oct 01, 2004 12:24 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
Por acaso, qual é a razão de atualizar a árvore do Portage se você está sem internet para baixar os pacotes para compilar?

Pode fazer actualização do portage e depois com um emerge -fp qqcoisa ter uma lista dos ficheiros necessários para fazer qualquer emerge. Depois é só sacar esses ficheiros num local onde tenha acesso à net e grava-los num cd pra os usar nessa instalação networkless.

É uma forma de manter gentoo actualizado sem utlizar rede, pelo menos directamente.
Back to top
BaYGoN
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper

PostPosted: Fri Oct 01, 2004 1:50 pm    Post subject: Reply with quote

Matheus: ótima sua dica. Muito obrigado. Vou usar isso assim que conseguir configurar meu modem no gentoo (uma porqueira de um PCTEL 56k q não conecta nem a 33.6k)... :lol:

Fernando: O que o xef disse acima reflete exatamente minha intenção: atualizar a árvore, baixar os pacotes que eu quiser instalar, gravando num cd para posterior instalação.

Tenho banda larga no trabalho e queria aproveitar isso para baixar os pacotes e instalá-los depois via cd. Mas para isso eu deveria atualizar a árvore. Minha dúvida era exatamente se eu teria problemas com relação aos pacotes que eu já instalei.

Tenho o gentoo instalado no meu pc aqui do trabalho e resolvi fazer isso. Não tive problemas quanto aos pacotes já instalados, continuaram funcionando. Por exemplo, o xorg: notei que quando digitei emerge -p xorg-x11 , ele disse que a minha versão instalada era a 6.7.0-r1 e que eu poderia atualizar para a r2. Mas não tenho o pacote na máquina então não atualizei. Mas isso mostra que essa atualização manual pode ser feita dessa forma (e também não consegui acessar a Internet aqui no trabalho pelo gentoo, pois o proxy precisa de autenticação e não faço a menor idéia de como fazer com que o gentoo use o proxy autenticando minha senha da rede.)

Alguém saberia me dizer por alto quantos Gigas tem a pasta de um mirror qualquer? Só pra saber se gravo tudo num DVD ou 2.

Obrigado a todos pelos comentários.

BaYGoN
Back to top
fernandotcl
Veteran
Veteran

PostPosted: Fri Oct 01, 2004 5:45 pm    Post subject: Reply with quote

BaYGoN wrote:
Alguém saberia me dizer por alto quantos Gigas tem a pasta de um mirror qualquer? Só pra saber se gravo tudo num DVD ou 2.

Eu acho melhor você não pegar toda a pasta. Se não me engano, os mirrors mantém versões antigas do source de todos os pacotes. E sources são muito grandes. Em todo caso, se for levar DVDs pra gravar, leve os dois, se possível.
xef
Guru
Guru

PostPosted: Wed Oct 06, 2004 2:00 pm    Post subject: Reply with quote

Um mirror é mesmo muito grande, não vejo necessidade de o copiar.

Faz uma lista de tudo o que queres instalar, depois é só fazer qq coisa do tipo:

Code:
emerge -fp package2 >> ~/downloads
emerge -fp package2 >> ~/downloads
...
emerge -fp packageN >> ~/downloads

emerge -fUp world >> ~/downloads

No fim tens no ficheiro ~/downloads uma lista com todos os urls que precisas de transferir. Para fazer isto recomendo-te teres apenas um mirror configurado, senão vai dar vários urls para cada ficheiro.
Back to top
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum